SSE/DGE/DP. SSE/DGE/DP BULLYING DENTRO DA CULTURA DE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES, A SECRETARIA DE ESTADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

“O que é Bullying” 7º ANO D.
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Escola Municipal Professor Antonio Lopes Lins
A instituição escolar e a violência
^. VIOLÊNCIA O QUE É VIOLÊNCIA? Vem do latim vis=força; É uma força(ação destrutiva) se exerce contra uma pessoa ou coisa; Coisificamos o outro cada.
15 DE SETEMBRO DE 2011 E.E.SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO
Trabalho sobre o Bullying
Diga não ao Bullying....
RESPEITO À DIFERENÇA EVITA O BULLYING
^ ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET. Projeto: Escola patrimônio professora: Amanda Nery.
Bullying.
Violência- do que se trata?
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
Isolamento Social.
Violência Familiar.
ESCOLA DE PAIS Pauta: Apresentação: Bullying Espaço Aberto: Participação dos Pais e Responsáveis Vídeo: Felicidade – Içami Tiba Dinâmica: Centro das Atenções.
BULLYNG
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
BULLYING.
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
BULLYING - ligue o som -.
Bullying, isso não é brincadeira!
EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA BULLYING
Campanha Contra o Bullying
Violência em Meio Escolar
Bullying Trabalho realizado por: André Duarte nº1 Theodora nº25
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
Compreendendo o Fenômeno
O que é Bullying?.
Mônica Aurélia Bomfim Mwamakamba
Professora Roseli Candida Leite
Moreno-PE 2011.
II Seminário Internacional
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Uma ameaça a dignidade humana
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇAO A DISTÂNCIA. Quais são os principais transtornos afetivos?  Na tríade família, escola e sociedade, o ser em desenvolvimento.
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
BULLYING O QUE E ???.
BULLYING Marta de Sousa Vasconcelos Sá. Bullying BULLY: valentão, tirano, mandão, brigão. BULLYING: conjunto de atitudes de violência física ou psicológica,
BULLYING O preconceito a ser evitado.
Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do.
DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
BULLYING TEMA PARA REFLEXÃO E DEBATE
BULLYING.
Cinara Mateus Réus Clemes Bolsa do Ar. 170 Psicologia - Araranguá
Fenômeno Bullying: a prevenção começa pelo conhecimento
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Quando a brincadeira perde a graça...
Você sabia que muitas crianças morrem ou matam por causa do bullying? Você sabia que você pode estar sofrendo ou praticando bullying contra alguém?
TEMA DE REDAÇÃO: BULLYING.
Profª. Thatiana Pineda ECAE III – UNINOVE (2/2011)
Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
INDISCIPLINA ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
Internet? Até onde o perigo espreita!
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
A Lei /06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Pedro Affonso Hartung Advogado do Núcleo de Defesa Instituto ALANA Criança e Consumo: os impactos da publicidade infantil.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Ciências Humanas/ Linguagens e Artes.
Transcrição da apresentação:

SSE/DGE/DP

BULLYING

DENTRO DA CULTURA DE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES, A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DA SEÇÃO DE SAÚDE ESCOLAR ESTABELECE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO AOS SINTOMAS SOCIAIS, ENTRE ELES A VIOLÊNCIA MANIFESTADA EM SUAS VÁRIAS FORMAS. REFERINDO-SE AO BULLYING, IMPLEMENTA-SE AÇÕES ALICERÇADAS NA CULTURA DA PAZ, ONDE PREVALECE A COOPERAÇÃO E A SOLIDARIEDADE SOBRE AS RELAÇÕES DE FORÇA E COMPETIÇÃO.

TERMO DE ORIGEM INGLESA ETIMOLOGIA TERMO DE ORIGEM INGLESA BULLYING BULLY= “VALENTÃO”

DEFINIÇÕES BULLYING É UMA VIOLÊNCIA CONTINUADA, FÍSICA OU MENTAL, PRATICADA POR UM INDIVÍDUO OU GRUPO,DIRETAMENTE CONTRA UM OUTRO INDIVÍDUO QUE NÃO É CAPAZ DE SE DEFENDER POR SI SÓ, NA SITUAÇÃO ATUAL. FORMA DE VIOLÊNCIA INTERPESSOAL, DE IMPOSIÇÃO DELIBERADA E SISTEMÁTICA DE SOFRIMENTO FÍSICO OU PSICOLÓGICO ENTRE PARES.

VARIAÇÕES DO TERMO ASSEDIAR PROVOCAR OPRIMIR AMEAÇAR DOMINAR OFENDER VEXAR CONSTRANGER INJURIAR DESMORALIZAR DESVALORIZAR HOSTILIZAR DEPRECIAR PERSEGUIR INTIMIDAR PROVOCAR AMEAÇAR OFENDER ATORMENTAR TIRANIZAR ABUSAR EXCLUIR RIDICULARIZAR FRAGILIZAR ESTIGMATIZAR ATERRORIZAR

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA PRÁTICA DE EXCLUSÃO, INTIMIDAÇÃO, VIOLÊNCIA QUE SE MANIFESTA POR ATITUDES AGRESSIVAS, INTENCIONAIS E REPETITIVAS, MESMO NÃO APRESENTANDO NENHUM MOTIVO EXPLÍCITO. QUEM SOFRE COM O BULLYING É O ALUNO PERSEGUIDO, HUMILHADO, INTIMIDADO, IGNORADO OU EXCLUÍDO. NÃO REAGE, NEM DEMONSTRA SEU SOFRIMENTO EM RAZÃO DA TIMIDEZ. APELIDOS (BOLA SETE, QUATRO-OLHOS, A BALEIA, ROLHA,CDF, MARIQUINHA, GALINHA, ETC) , AGRESSÕES FÍSICAS, AMEAÇAS, ROUBOS, OFENSAS VERBAIS OU EXPRESSÕES E GESTOS QUE GERAM MAL ESTAR, SÃO ALGUMAS FORMAS

CYBERBULLYING AGRESSÃO ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO AMEAÇAS INVADIR SITES PESSOAIS BLOGS/WEBPAGES ORKUT FOTOS AÇÕES DIFAMATÓRIAS ONLINE

VÍTIMAS DO BULLYING BAIXA AUTO-ESTIMA CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES (ALTURA, PESO, DEFICIÊNCIA FÍSICA) INTELIGÊNCIA ACIMA DA MÉDIA OU DIFICULDADE DE APRENDER PERTENCEM A DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS, CULTURAIS, ÉTNICOS E DE GÊNERO (DIVERSIDADE SEXUAL) CRÉDULOS, INGÊNUOS E IMATUROS

AUTORES DE BULLYING PREDISPOSIÇÃO PARA DESRESPEITAR REGRAS AUSÊNCIA DE SENTIMENTO DE CULPA MAUS TRATOS NA FAMÍLIA (FÍSICO OU EMOCIONAL) MODELOS VIVENCIADOS EM CASA LEVAM A ALCANÇAR OBJETIVOS PELA FORÇA E PRESSÃO EMOCIONAL SEDUTORES E DISSIMULADOS TIPICAMENTE POPULAR, ENVOLVE-SE EM COMPORTAMENTOS ANTI-SOCIAIS, VÊ SUA AGRESSIVIDADE COMO QUALIDADE. GERALMENTE É MAIS FORTE DO QUE SEU ALVO, SENTE PRAZER E SATISFAÇÃO EM DOMINAR. HIPERATIVIDADE, IMPULSIVIDADE, DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS, BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR.

ESPECTADORES NÃO SOFREM NEM PRATICAM O BULLYING. CONVIVEM COM O PROBLEMA E SE OMITEM POR MEDO OU INSEGURANÇA. SABEM TUDO, PRESENCIAM O ABUSO, MAS SE SENTEM AMEAÇADOS (PRÓXIMA VÍTIMA). SÃO CÚMPLICES DA SITUAÇÃO. TORNAM-SE MAIS INSENSÍVEIS AO SOFRIMENTO ALHEIO. VIGORA A OMISSÃO E O SILÊNCIO.

LEI DO SILÊNCIO DIFICULTA A IDENTIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO DE BULLYING AS VÍTIMAS E ESPECTADORES CALAM-SE SOBRE A VIOLÊNCIA VIVENCIADA TEMOR A POSSÍVEIS REPRESÁLIAS ALIMENTA SENTIMENTOS DE: - ”ABANDONO E AGRESSÃO” À VÍTIMA - ”CULPA” AOS ESPECTADORES - ”APROVAÇÃO” AOS AUTORES

SINAIS: FALTA DE VONTADE DE IR À ESCOLA SENTIR-SE MAL PERTO DA HORA DE SAIR DE CASA PEDIR PARA TROCAR DE ESCOLA CONSTANTEMENTE PEDIR PARA NÃO SER LEVADO A ESCOLA APRESENTAR BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR VOLTAR DA ESCOLA COM ROUPAS OU LIVROS RASGADOS ABANDONO DOS ESTUDOS.

SINTOMAS: DEPRESSÃO AGRESSIVIDADE AUTO-DESTRUIÇÃO, SENTIMENTO DE VINGANÇA BAIXA AUTO-ESTIMA ANSIEDADE SENTIMENTOS NEGATIVOS PROBLEMAS INTERPESSOAIS

CONSEQUÊNCIAS BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR EVASÃO ESCOLAR DÉFICIT DE ATENÇÃO E DE CONCENTRAÇÃO DEPRESSÃO TRANSTORNOS ANSIOSOS STRESS IDEAÇÕES SUICIDAS ALTERAÇÕES DO HUMOR

ABRAPIA PESQUISA REALIZADA NO RJ COM 5.875 ESTUDANTES DE 5ª A 8ª SÉRIES; IDADE MÉDIA DE 13 ANOS; 40,5% DOS ALUNOS ENVOLVIDOS DIRETAMENTE EM ATOS DE BULLYING. ALVOS DE BULLYING - 16,9% ALVOS/AUTORES DE BULLYING- 10,9% AUTORES DE BULLYING - 12,7% TESTEMUNHAS DE BULLYING - 57,5%

Tipos de Bullying (%APROXIMADOS)

LOCAIS DE BULLYING

BULLYING E A ESCOLA ESCOLAS EM QUE HÁ MAIOR INTERAÇÃO DE PROFESSORES COM OS PAIS E ALUNOS, DESFAVORECEM O BULLYING. A QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DE CADA ESCOLA E O TIPO DE RELAÇÃO INTRAFAMILIAR INFLUÊNCIAM NA INCIDÊNCIA DO BULLYING.

ENFRENTAMENTO NA ESCOLA: CAPACITAÇÃO DA EQUIPE ESCOLAR GRUPOS DE ESTUDOS RELATIVO AO ECA (DIREITOS E DEVERES) RESGATE DO PAPEL DE REFERÊNCIA DE AUTORIDADE DO PROFESSOR REFLEXÃO SOBRE O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS FORTALECIMENTO DA RELAÇÃO ALUNOS, PAIS, ESCOLA ABERTURA DE ESPAÇOS DE DIÁLOGO RESGATE DE VALORES E LIMITES INFORMAÇÃO E QUESTIONAMENTOS REFLEXIVOS INVESTIGAÇÃO DAS QUESTÕES SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS

VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO LEVANDO O JOVEM A AUTORIA DE SUA VIDA FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES AFETIVAS ESTABELECIMENTO DE NORMAS DE CONVIVÊNCIA ESCUTA AOS ALUNOS - ACOLHIMENTO SEGURO E CONTINENTE PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM , CONSIDERANDO-SE A DIVERSIDADE DO PÚBLICO ALVO INVESTIMENTO NA AUTO-ESTIMA DOS ALUNOS, TRABALHANDO A CONSTRUÇÃO PESSOAL PROMOÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS TEMÁTICA INCLUSA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA RESSIGNIFICAÇÃO DA ESCOLA

NA FAMÍLIA FAVORECIMENTO AO EXERCÍCIO RAZOÁVEL DA AUTORIDADE DOS PAIS ESTABELECIMENTO DE LIMITES FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES AFETIVAS DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO NA VIDA ESCOLAR ESCUTA SEM JULGAMENTO, REFORÇANDO SENTIMENTOS DE SEGURANÇA E CONFIANÇA ALERTA AS MUDANÇAS BRUSCAS DE COMPORTAMENTO DO FILHO SENSIBILIDADE A TIMIDEZ DO FILHO OU AO SEU JEITO GOZADOR SOLICITAÇÃO DE AJUDA A ESCOLA FORTALECIMENTO DE VALORES E NORMAS DE BEM VIVER RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

FILMES PARA REFLETIR ENTRE OS MUROS DA ESCOLA UM AMOR PARA RECORDAR SEMPRE AMIGOS MENINAS MALVADAS NUNCA FUI BEIJADA TIROS EM COLUMBINE BANG-BANG VOCÊ MORREU LEONEL, PÉ DE VENTO

LEGISLAÇÃO QUE PROTEGE ARTIGO 146 DO CÓDIGO PENAL- CONSTRANGER ALGUÉM MEDIANTE VIOLÊNCIA OU GRAVE AMEAÇA OU DEPOIS DE LHE HAVER REDUZIDO POR QUALQUER OUTRO MEIO A CAPACIDADE DE RESISTÊNCIA É CRIME DE CONSTRANGIMENTO ILEGAL. ARTIGO 147 DO CÓDIGO PENAL- AMEAÇAR ALGUÉM POR PALAVRA ESCRITA OU GESTO, OU QUALQUER OUTRO MEIO SIMBÓLICO, TAMBÉM É CRIME E O AUTOR DEVERÁ RESPONDER NA JUSTIÇA. ARTIGO 5º DA LEI 8069/90 EST. DA CRIANÇA.E DO ADOLESCENTE- NENHUMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE SERÁ OBJETO DE QUALQUER FORMA DE NEGLIGÊNCIA, DISCRIMINAÇÃO, EXPLORAÇÃO, VIOLÊNCIA, CRUELDADE E OPRESSÃO, PUNIDO NA FORMA DA LEI QUALQUER ATENTADO, POR AÇÃO OU OMISSÃO AOS SEUS DIREITOS FUNDAMENTAIS. ART. 17. ECA- O DIREITO AO RESPEITO CONSISTE NA INVIOLABILIDADE DA INTEGRIDADE FÍSICA, PSÍQUICA E MORAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ABRANGENDO A PRESERVAÇÃO DA IMAGEM, DA IDENTIDADE, DA AUTONOMIA, DOS VALORES, DAS IDÉIAS E CRENÇAS, DOS ESPAÇOS E OBJETOS PESSOAIS.