O QUE É VULNERABILIDADE? Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Epidemiologia e Saneamento
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Letramento: um tema em três gêneros
Epidemiologia Descritiva
Comunicação de Risco, Saúde e Ambiente: uma agenda em construção
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
Violência: desafio contemporâneo para o Sistema Único de Saúde (SUS)
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA
Etimologia do vocábulo - EPIDEMIOLOGIA
PSICOLOGIA DAS EMERGÊNCIA E DOS DESASTRES
INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Epidemiologia e Saúde Ambiental
Vulnerabilidade e Saúde
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
A muldimensionalidade da pobreza e a política pública
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Trabalhando com Grupos
ANÁLISE DE RISCOS CONCEITOS II Prof. Fernando Pires.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
ESF Integralidade da assistência
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Profª MSc Cássia Barbosa Reis
História nas atuais propostas curriculares
Risco, Cultura e Comunicação Ligia Rangel – ISC/UFBA OFICINA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Salvador, agosto de 2004.
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Determinantes da Saúde
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
ESTATÍSTICA NA PRÁTICA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Conceito de higiene, saúde e segurança no trabalho
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Ciências Naturais 9.º ano
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Ciência, tecnologia e sociedade
INDICADORES DE SAÚDE Profa. Priscilla Indianara Di Paula Pinto Taques.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Terapia Familiar.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Resiliência: uma perspectiva conceitual e histórica
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
CST 310 – População, Espaço e Ambiente Risco, perigo, hazard e vulnerabilidade Conceitos e dimensões Gustavo Costa Moreira da Silva.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Allan Yu Iwama de Mello Orientação: Mateus Batistella Co-orientação: Lúcia da Costa Ferreira.
Vigilância em Saúde.
Epidemiologia Palavra de origem grega Epi-sobre Demos-população Logos-tratado.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

O QUE É VULNERABILIDADE? Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 O termo risco deriva da palavra italianariscare, cujo significado era navegar entre rochedos perigosos. Foi incorporada ao vocabulário francês por volta de 1660 Conceitualmente, vulnerabilidade tem sua origem no campo de advocacia internacional pelos Direitos Humanos. Nessa área, o termo nomeia grupos ou indivíduos fragilizados jurídica ou politicamente, e pressupõe a promoção, proteção ou garantia dos seus direitos de cidadania. Neste domínio jurídico, vulnerabilidade aponta situações de iniquidade e desigualdade social relacionada a indivíduos, grupos e coletividade (AYRES, 2002).

VULNERABILIDADE Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 O termo risco deriva da palavra italianariscare, cujo significado era navegar entre rochedos perigosos. Foi incorporada ao vocabulário francês por volta de 1660 Para a área da demografia vulnerabilidade caracteriza-se pela existência de um risco; a incapacidade de responder ao risco; e a inabilidade de adaptar-se ao perigo. A vulnerabilidade está relacionada como capacidade de resposta e de habilidade de adaptação (MARANDOLA JR.; HOGAN, 2009). Na perspectiva ambiental, a vulnerabilidade “tem sido entendida como a propriedade de um sistema socioambiental ser suscetível a algum dano decorrente de uma exposição a alguma perturbação ou estresse no sistema.” (PORTO, 2007, p. 206).

VULNERABILIDADE Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 O termo risco deriva da palavra italianariscare, cujo significado era navegar entre rochedos perigosos. Foi incorporada ao vocabulário francês por volta de 1660 ExposiçãoFatores de Riscos Enfrentamento-Proteção Vulnerabilidade RiscosExposiçãoRiscos Meios de proteção Meios de enfrentamento Exposição Proteção

O que é risco? Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 O termo risco deriva da palavra italianariscare, cujo significado era navegar entre rochedos perigosos. Foi incorporada ao vocabulário francês por volta de 1660 O termo risco, etimológicamente, tem origem do latim resecum: o que corta, utilizado para descrever situações relacionadas às viagens marinhas, como ‘perigo oculto’ no mar (GAMBA; SANTOS, 2006)

O que é risco em saúde? Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 O termo risco deriva da palavra italianariscare, cujo significado era navegar entre rochedos perigosos. Foi incorporada ao vocabulário francês por volta de 1660 RISCO = PROBABILIDADE

Calculando o risco...

Exposição aos riscos Proteção

Risco em saúde Vários métodos e técnicas são utilizados para estimar a probabilidade de ocorrência de eventos de saúde e doença associados a determinadas situações de exposição. Com isso, é possível estimar os efeitos do consumo de substâncias e alimentos, dos estilos de vidas e dos comportamentos das pessoas e de grupos populacionais, para que se tenha o controle e a vigilância sobre eles (...). A mensuração do risco deve ser feita assumindo-se critérios de adequação à realidade complexa (CZERESNIA, 2001).

O grupo de risco... Estudo descritivo, o primeiro passo de uma investigação. Pessoa Tempo Lugar Distribuição e frequência dos agravos à saúde

Risco em saúde O grupo de risco... Grupos marginalizados....mobiliza manifestações de movimentos sociais.

Comportamento de risco Exposição Individualiza as responsabilidades

Comportamento de risco... Poder para transformar as situações que restringem ou ameaçam o estado de saúde. Mudança de comportamento não é resultante de “informação” + “ Vontade”. Empowerment As práticas de proteção vão além das questões individuais. Elas dependem do contexto em que o indivíduo vive.

O adoecimento é um conjunto de aspectos... Individuais Coletivos Contextuais

VULNERABILIDADE EM SAÚDE A vulnerabilidade dos indivíduos significa a síntese conceitual e prática das dimensões comportamentais, sociais e político-institucionais; relacionadas às diferentes suscetibilidades de indivíduos e grupos populacionais a um agravo à saúde (AYRES, 2006). O conceito de vulnerabilidade pretende oferecer explicações adicionais aos fenômenos de saúde-doença-cuidado, dada a necessidade de se ir além da tradicional abordagem comportamentalista das estratégias de redução de risco exclusivamente individuais.

Análise de vulnerabilidade segundo Mann e colaboradores...

Ao dormir, todos somos vulneráveis” (William Shakespeare) Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166 0 O termo risco deriva da palavra italianariscare, cujo significado era navegar entre rochedos perigosos. Foi incorporada ao vocabulário francês por volta de 1660 Salvador Dali, Dream (1944)