Encurtando Distâncias: O Papel do Apoio Acadêmico em um Curso de Especialização em Saúde da Família Márcia Rosa da Costa Luisa Pavlick Pereira Magda Lorenz Granville Alessandra Dahmer Maria Eugênia Bresolin Pinto
Contextualização Curso de Especialização em Saúde da Família da UNA-SUS/UFCSPA Objetivo do Curso: Possibilitar aos profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros e odontólogos) a ressignificação e qualificação em serviço, de suas práticas em Unidades Básicas, a partir da problematização de ações cotidianas.
O Apoio Acadêmico Diante da complexidade dos elementos que envolvem a educação a distância, um dos recursos utilizados pela Coordenação Pedagógica para o acompanhamento do aluno no processo de ensino/aprendizagem é o atendimento através do Apoio Acadêmico.
Abordagem adotada
Descrição de solução implantada
Desdobramentos e Resultados Alinhamento das práticas do Apoio Acadêmico com os Núcleos de Tutoria, Gerência e Suporte Moodle, mantendo os alunos no Curso, provocando um envolvimento maior a partir de suas possibilidades e desejos. Elaboração de estratégias de ação com alternativas adequadas a situações-problema particulares de cada aluno com dificuldade. Resgate dos estudantes que apresentam dificuldades específicas com atendimento individualizado para enfrentar os desafios da EAD.
Taxa de 17,6% de evasão do curso, Baixo índice de rotatividade de tutores, Satisfação dos alunos com o curso, demonstrada em avaliações periódicas. Desdobramentos e Resultados