Gestão e Prática em Ouvidoria (20h) Lei de Acesso à Informação (20h) Práticas de Atendimento ao Cidadão em Ouvidoria – Mediação (20h) Proteção do Usuário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Padrão Técnico de Controle Interno – PTCISP - Função Corregedoria 1ª etapa: 03 e 04 de novembro de 2009 PE – DF e PR Grupo de Trabalho CONACI.
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
Ouvidoria Geral do Estado da Bahia Abril/2012
PARTE 1. PARTE 1 A PNSST tem por princípios: Interprete as imagens A B E C D.
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Diálogo Público 2005 Qualidade dos gastos públicos: contribuições dosQualidade dos gastos públicos: contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Ouvidorias e mediação de conflitos
Sistema Federal de Ouvidorias: Objetivos, etapas e destaques
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
COORDENADORIA DE OUVIDORIA / CGE
Apresentação CGE - PR OGU – MAIO Estrutura - OGU OGU CGCID SIC CGRAICGOUV.
SEMINÁRIO DE DIREITO ELETRÔNICO
Exposição de suporte Biênio Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves Corregedor-Geral.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM OUVIDORIAS
Plano Estratégico de Comunicação e Divulgação
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Missão, Visão e Valores da Ouvidoria
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
Canal ágil e direto de comunicação entre o cliente e a empresa. Ter e oferecer essa importante ferramenta representa para a organização, acima de tudo,
Ouvidorias.gov Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal.
Ouvidoria Órgão de Participação Social
SERVIÇOS DE OUVIDORIA OUVIDORIA O que é? O elo entre o cidadão e a Secretaria da Fazenda. O direito de manifestação sobre os serviços que a SEFAZ.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
Sistema Informatizado OuvidorSUS
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Painel – Experiências nacionais e internacionais sobre recepção e tratamento de manifestações Guillermo Jorge Brasilia,
Política Nacional do Meio Ambiente
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Tópicos Contemporâneos de Administração
Resultado do 13º ciclo de Monitoramento dos planos de saúde.
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Ouvidoria – Geral da União
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
RETROSPECTIVAHISTÓRICA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Campo Grande - Mato Grosso do Sul 1991 tridígito Decreto DOGES 2007 Seminário de Ouvidoria 2006/2007 Disque-Dengue 156 Histórico Ouvidoria.
Ouvidora da São Paulo Turismo. Criada pelo Ato DPR nº 009/2005 “Objetivo:Atuar como órgão assessor na defesa dos direitos individuais e coletivos da comunidade,
Ouvidoria Passo a Passo e Controle Social
Ouvidoria, Gestão das Políticas de Transparência e Acesso à Informação Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman –
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ATENDIMENTOS DA OUVIDORIA.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Projeto de Lei de Defesa do Usuário Um novo paradigma para as ouvidorias públicas Paulo André Caminha Guimarães Filho.
A utilização de ferramentas tecnológicas para o trabalho nas ouvidorias públicas Coordenação-Geral de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
IFRO em números 8 Campi 25 Polos EAD 20 Cursos 9480 Matrículas 936 Servidores 430 Docentes 506 Técnicos Administrativos Fonte: Painel de indicadores/DGTI/PRODIN.
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
Poder Judiciário para Jornalistas - A Estrutura, os Princípios Norteadores e as Diferenças de Linguagem Escola Paulista da Magistratura – EPM 22 de abril.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Papel da Controladoria-Geral da União na fiscalização dos gastos com recursos públicos Luiz Claudio de Freitas Coordenador-Geral de Auditoria da Área de.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
Perspectivas e ações Ouvidoria-Geral da União Março 2016.
Transcrição da apresentação:

Gestão e Prática em Ouvidoria (20h) Lei de Acesso à Informação (20h) Práticas de Atendimento ao Cidadão em Ouvidoria – Mediação (20h) Proteção do Usuário – em construção Minicursos (8-16h) Ouvidoria na Administração Pública (20h)

Instrução Normativa OGU nº 01/2014: estabelece tipologia de manifestaçãos, critérios, procedimentos e prazos para o seu tratamento Instrução Normativa OGU/CRG nº 01/2014: estabelece procedimentos para a garantia da proteção do denunciante, da reserva de identidade e da denúncia anônima. Estabelece a forma e o método pelo qual as ouvidorias deverão encaminhar seus dados à CGU

PL de Proteção e Defesa do Usuário dos serviços públicos O Papel das Ouvidorias na Defesa do Usuário de Serviços Públicos: Promover a participação do usuário na administração pública; Acompanhar a prestação de serviços visando garantir a efetividade; Propor aperfeiçoamento na prestação de serviços; Auxiliar na prevenção e correção de atos e procedimentos incompatíveis com os princípios de proteção do usuário; Propor adoção de medidas para defesa dos direitos do usuário; Receber, analisar e encaminhar as manifestações; Promover a mediação e a conciliação; Fixação de prazos de resposta da administração pública.