DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O TRABALHO NUMA COMUNIDADE SURDA: A EXPERIÊNCIA DO COMUNICA Introdução: O COMUNICA - projeto de extensão que trabalha pelo.

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Transcrição da apresentação:

DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O TRABALHO NUMA COMUNIDADE SURDA: A EXPERIÊNCIA DO COMUNICA Introdução: O COMUNICA - projeto de extensão que trabalha pelo desenvolvimento e inclusão do surdo - tem atuado na Escola Estadual Francisco Sales (EEFS) desde 2006, junto às turmas do curso noturno e também junto aos familiares que acompanham os alunos que freqüentam o turno da tarde na escola. Durante esses três anos o projeto idealizou e realizou variadas ações, com repercussões significativas, mas que propiciaram a identificação de dificuldades a serem superadas para um melhor trabalho numa comunidade surda. Objetivo: O trabalho pretende apresentar aspectos identificados ao longo de três anos de trabalho do COMUNICA que deveriam ser considerados durante o planejamento de atividades junto à comunidade surda, visando busca de estratégias mais eficientes para as ações. Método: Resultados: CASA DAS MÃES: falta de entrosamento entre as mães; falta de preparo do COMUNICA para identificar e suprir as demandas das mães; dificuldade em manter o interesse dos familiares nas atividades propostas; variação freqüente na constituição dos grupos dificultando estabelecimento de vínculos; medo e preconceito por parte das mães; restrição a alguns temas propostos. PALESTRA “CUIDADOS COM O CORPO”: dificuldade de comunicação - integrantes do COMUNICA / alguns alunos que não possuem pleno domínio da LIBRAS; dificuldade para manter a atenção dos alunos, embora demonstrassem interesse; dificuldades cognitivas de alguns alunos; falta de ferramentas pedagógicas para a realização da palestra; falta de conhecimento dos integrantes do COMUNICA quanto às necessidades, materiais e métodos para a ocasião; local inadequado, favorecendo a distração e agitação; falta de planejamento para os imprevistos o que resultou em desorganização do Comunica diante das dificuldades e limitações encontradas. A data da realização da palestra, imediatamente antes das férias, comprometeu a continuidade do trabalho pelos professores. MURAL DE FOTOS PARA O DIA DO SURDO: dificuldade da parte dos surdos para a compreensão sobre o funcionamento da maquina fotográfica; dificuldade para abstração e atribuição de alguns significados importantes para o resultado mais interessante do trabalho; dificuldades para aplicar um mesmo projeto a alunos de diferentes níveis de preparo e conhecimento; ACESSIBILIDADE DO SURDO À SAÚDE: difícil comunicação com os centros de saúde que pareciam não querer colaborar; os poucos centros de saúde que conheciam o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, Capítulo VII, que garante o direito à saúde das pessoas surdas ou com deficiência auditiva e o atendimento por profissionais capacitados para o uso de LIBRAS ou para sua tradução e interpretação, consideravam que, já que a freqüência deste grupo não era significativa, a lei poderia ser ignorada. O surdo também não se apresentou como indivíduo confrontador e exigente, demonstrando um certa passividade e/ou aceitação de suas limitações. Conclusão: Diene A. Seixas 2,Thaíssa G. B. de Figueiredo 1, Átila da S. e Souza 1, Natália P. de Albuquerque 1, Nathália V. Santos 1, Renan D. Bragança 1, Carolina R. Costa 1, Marília Vilela 1, Dalton C. P. Pessoa 1, Ana Paula A. Dias 1, Virgínia Sheila X. Silva 1, Carine C. Alves e Santos 1, Marcela Penteado 1, Leonor Bezerra Guerra 3. 1-Aluno(a) voluntário - Faculdade de Medicina, 2-Aluna bolsista - Faculdade de Medicina, 3-Coordenadora - Instituto de Ciências Biológicas. Área temática: Educação Instituições financeiras / parceiras: Escola Estadual Francisco Sales observação reflexão discussão crítica avaliação Integrantes do COMUNICA estudo Antecipar dificuldades Integrantes do COMUNICA Curso de LIBRAS Busca de alternativas Busca de mais conhecimento Busca de soluções