Prevenir o risco rodoviário incorrido pelos trabalhadores Diminuir a frequência dos acidentes de trajecto.

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Transcrição da apresentação:

Prevenir o risco rodoviário incorrido pelos trabalhadores Diminuir a frequência dos acidentes de trajecto

2 Tipos de acidentes os acidentes de trabalho: aqueles que ocorrem pelo exercício do trabalho ou por ocasião do trabalho os acidentes em serviço: os acidentes de trabalho que ocorrem por ocasião do trabalho e em que o trabalhador se desloca por conta da empresa Definições Análise numérica Campanha

3 Tipos de acidentes os acidentes de trajecto: aqueles que surgem durante o percurso normal e directo do segurado, no qual este se desloca da sua residência ou domicílio habitual para o local de trabalho e regressa. os acidentes de trajecto rodoviários: os acidentes de trajecto que ocorrem na estrada com implicação de um ou mais veículos Definições Análise numérica Campanha

4 Balanço dos acidentes rodoviários do ano 2007: acidentes rodoviários - de entre os quais são acidentes de trajecto rodoviários, respresentando 34,85% - de entre os quais 425 são acidentes em serviço, representando 5,02% Um risco caracterizado pela sua frequência Definições Análise numérica Campanha O acidente de trabalho / trajecto rodoviário

5 Balanço dos acidentes de trabalho e de trajecto do ano 2007: acidentes de trabalho e de trajecto - de entre os quais são acidentes de trajecto, representando 18,78% - de entre os quais 425 são acidentes em serviço, representando 1,57% Um risco caracterizado pela sua frequência O acidente de trabalho / trajecto Definições Análise numérica Campanha

6 Os acidentes de trabalho Entre 1970 e 2007, a quota-parte dos acidentes de trabalho comparando aos acidentes diminuiu de 94% para 81% Uma quota-parte a baixar Definições Análise numérica Campanha

7 Os acidentes de trajecto Entre 1970 e 2007, a quota-parte dos acidentes de trajecto relativamente ao conjunto dos acidentes aumentou de 5,7% para 18,8% Uma quota-parte a subir Definições Análise numérica Campanha

8 O acidente de trabalho trajecto Entre 1970 e 2007, a frequência dos acidentes - de trabalho diminuiu de 19,20 para 5,51 - de trajecto aumentou de 1,16 para 1,50 Aumento da frequência Frequência dos acidentes: o número de acidentes relativamente a 100 trabalhadores- unidade a trabalhar a tempo inteiro (valores para o regime geral da secção industrial do seguro-acidentes) Definições Análise numérica Campanha

9 Acidentes mortais comunicados à AAA em 2007 Acidentes de trabalho mortais: 10 - de entre os quais acidentes em serviço: 3 (30%) Acidentes de trajecto mortais: 6 - de entre os quais acidentes de trajecto rodoviários: 6 (100%) Total: 16 - de entre os quais acidentes rodoviários: 9 (56,3%) Um risco caracterizado pela sua gravidade Definições Análise numérica Campanha O acidente de trabalho / trajecto rodoviário

10 Os acidentes de trajecto Frequência dos acidentes de trajecto reconhecidos por actividades e por cada 100 trabalhadores Definições Análise numérica Campanha

11 Aspectos relativos aos custos O custo dos acidentes de trabalho a suportar pela « Association d’assurance contre les accidents (AAA) » elevou- se a 193,5 milhões de euros em Este montante não cobre a totalidade das despesas resultando de tais acidentes. O custo total (incumbido à vítima, empresa e colectividade nacional), é estimado pelos peritos em duas vezes mais o valor das despesas da AAA. Definições Análise numérica Campanha

12 Conclusão da análise numérica A taxa relativa aos acidentes de trabalho propriamente ditos está em regressão A taxa relativa aos acidentes de trajecto conhece uma forte progressão ao longo dos anos A taxa de frequência de acidentes de viagem pôde ser significativamente diminuída e pode ser ainda mais reduzida Daí a iniciativa em lançar a presente campanha Definições Análise numérica Campanha

13 Association d’assurance contre les accidents (AAA) Inspection du Travail et des Mines (ITM) La Sécurité Routière Sindicatos LCGB e OGB-L Union des Entreprises Luxembourgeoises (UEL) Definições Análise numérica Campanha Um acordo de parceria

14 Estratégias desenvolvidas « Carta » UEL relativa ao desenvolvimento sustentável (31 de Outubro de 2003) Declaração: Promotion de la sécurité, de la santé et du bien- être des travailleurs – Promoção da segurança, da saúde e do bem-estar dos trabalhadores (19 de Novembro de 2003) Campanha dos participantes Comissão de pilotagem nacional Definições Análise numérica Campanha

15 Programa de acção Campanha de sensibilização - a nível nacional - a nível sectorial (em colaboração com os serviços de segurança e saúde no trabalho) - a nível das empresas em colaboração com os - chefes de empresa - delegados de segurança - trabalhadores designados - coordenadores de segurança/saúde Definições Análise numérica Campanha

16 Programa de acção Folheto: Prevenir os acidentes de circulação rodoviária dos trabalhadores, um desafio para as empresas, uma responsabilidade partilhada Guia de auto-avaliação e de boas práticas Documento de sensibilização: 12 meses – 12 temas Integração do conceito nos programas de formação Definições Análise numérica Campanha

17 Que abordagem da prevenção? A abordagem tradicional: o essencial reside no «comportamento» do condutor A abordagem profissional: compreender a condução como um acto responsável Definições Análise numérica Campanha

18 Insinuar, no seio das empresas, a lógica profissional de prevenção quer para os trabalhadores quer para as empresas - Evitar o risco - Avaliar o risco que não pode ser evitado - Agir o mais antecipadamente possível Definições Análise numérica Campanha Uma lógica profissional de prevenção

19 Evitar o risco Evitar ou limitar as deslocações recorrendo a meios mais seguros Organizar as deslocações Deslocar-se nem sempre é o melhor meio de ser eficiente Definições Análise numérica Campanha

20 Evitar o risco A implementação de um plano de acção visando os seguintes sectores - Os trajectos domicílio/trabalho - A gestão e a comunicação interna da empresa - A organização das deslocações - O aperfeiçoamento dos condutores - O estado dos veículos - O acesso da empresa e o parque de estacionamento Definições Análise numérica Campanha

21 Evitar o risco As acções devem ser seleccionadas segundo os seguintes critérios: - Gravidade - Urgência - Facilidade de aplicação - Custo do investimento - Eficiência esperada Definições Análise numérica Campanha

22 A avaliação do risco rodoviário faz parte integrante da avaliação dos riscos profissionais A avaliação parece simples, mas revela muitas vezes problemas de organização Avaliar o risco que não pode ser evitado Definições Análise numérica Campanha

23 Minimizar a exposição ao risco - Dar prioridade aos meios de deslocações mais seguros (autocarro, comboio) - Identificar e procurar itinerários que apresentem o menor grau de riscos - Verificar o estado técnico correcto do veículo utilizado (automóvel particular e parque automóvel/veículos de serviço) - Assegurar-se que o condutor disponha do tempo suficiente para conduzir em segurança e respeita o código da estrada Avaliar o risco que não pode ser evitado Definições Análise numérica Campanha

24 Aperfeiçoamento dos condutores - Sessões informativas sobre os riscos - Relembrar as disposições do Código da Estrada - Análise dos factores de acidente Definições Análise numérica Campanha Agir o mais a antecipadamente possível

25 Coordenação com outros parceiros a fim de prever intervenções visando os pontos perigosos Reordenamento das infra-estruturas rodoviárias Disposição de horários dos transportes colectivos: frequência, amplitude Relações empresa e poderes públicos Definições Análise numérica Campanha

26 Como transpôr este conceito? Meios para vencer: - Diálogo social - Sectorial - Intra-empresa - Kit de informação - Material de sensibilização - Documentação técnica - folheto, - guia de auto-avaliação e de boas práticas, - 12 meses - 12 temas Definições Análise numérica Campanha