Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia de Pesquisa
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
NOÇÕES PRELIMINARES.
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
José Ricardo Azambuja Andréia Ibarra Bandeira
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
“Guião para Elaboração de Projectos”
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Metodologia da pesquisa
Profº: Mesaque Silva Correia
Práticas Investigativas
Metodologia para Elaboração de Problema.
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
PROJETO DE PESQUISA -METODOLOGIA
Elaboração de Projeto de Pesquisa
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (Parte 01)
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
ROBERT SARAIVA MATOS.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
PROJETO DE PESQUISA.
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
- O projeto é a promessa, a planta da pesquisa
X Jornada Científica de Jornalismo
Metodologia de Pesquisa
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Plano de estudo: anteprojeto, projeto e TCC/dissertação final
Prof.ª Chayane C. de Souza
ESTRUTURA DE PROJETO DE PESQUISA Rosecléa Borges da Silva
Como elaborar um projeto de pesquisa?
O ARTIGO.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
A ATIVIDADE DE PESQUISA: PESQUISAR O QUE É?
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Aula 5. Projeto de pesquisa
Etapas da Pesquisa Científica
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
TCC.
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
1 DISCIPLINA – Projeto Experimental I Profa. Adriana Nadaes.
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Metodologia da Pesquisa
Universidade Comunitária Regional de Chapecó UNOCHAPECÓ A Pesquisa Prof. Dra. Lucimare Ferraz.
Estrutura do projeto de monografia
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Trabalho de Conclusão de Curso
PROJETO DE PESQUISA PASSO A PASSO Profº. Vitor Nery.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS © Acesso e Uso da Informação Bibliográfica Angela Maria Belloni Cuenca
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz

ETAPAS DA PESQUISA Fonte:CLARK; CASTRO. Pesqui. Odontol. Bras.,  São Paulo, 2003. 

ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA O QUÊ? POR QUÊ? COMO? NORTEAR O ESTUDO COMITÊ DE ÉTICA

Situar-se em uma área de interesse 1º Situar-se em uma área de interesse

Capacidade do pesquisador em relação a temática ESCOLHA DA TEMÁTICA FATORES Afetividade Questões profissionais Capacidade do pesquisador em relação a temática Grau de interesse pessoal Linha de pesquisa do orientador

Definir objeto de estudo 2º Definir objeto de estudo

Definição do problema de pesquisa Pergunta de pesquisa

QUAIS OS CAMINHOS DA PESQUISA? LEITURAS ESTUDOS PRÉVIOS SOBRE A QUESTÃO QUESTÃO DE PESQUISA MUITAS LEITURAS

Relevante Uma pergunta de pesquisa deve ser: Conhecimento científico Aperfeiçoar o manejo clínico em saúde Subsidiar as políticas públicas Suscitar novas pesquisas

Ética Uma pergunta de pesquisa deve ser: A investigação não deve causar danos físicos, mentais e morais aos participantes do estudo.

A revisão da literatura garante o pontencial da novidade. Importante: Pesquisas que somente confirmam o já estabelecido não valem o esforço e o custo destinados. A revisão da literatura garante o pontencial da novidade. Não há necessidade de ser totalmente original, principalmente quando o estudo corrige limitações de estudos anteriores. (Profº Petrônio de Oliveira Filho, 2005).

Projeto de pesquisa deve responder as seguintes questões: O que pesquisar? Definição do problema e hipótese Por que pesquisar? Justificativa da escolha do problema Para que pesquisar? Propósitos e objetivos do estudo Como pesquisar? Metodologia Quando pesquisar? Cronograma de execução Com que recursos será realizado a pesquisa? Orçamento Pesquisado por quem? Equipe de pesquisadores

Roteiro de projeto de pesquisa 1- Introdução 2- Objetivos 3- Justificativa 4- Revisão bibliográfica 5- Procedimentos metodológicos 6- Cronograma 7- Orçamento 8- Referências bibliográficas

Introdução Apresentar o tema Delimitar a temática Descrever o problema

Abertura do objetivo geral em outros menores. (Possíveis capítulos) 2- Objetivos É a finalidade da pesquisa. É a descrição das metas que se deseja atingir. Objetivo geral Objetivos específicos Abertura do objetivo geral em outros menores. (Possíveis capítulos)

IMPORTANTE Os objetivos devem: Ter coerência com o tema / problema descrito Ser realista diante dos meios e métodos disponíveis Verbos no infinitivo Pode se ter mais de um objetivo geral

Taxionomia dos objetivos da pesquisa Exemplos: Avaliar: dar valores. Atribuições de grandezas. Medir: atribuir grandezas numérico (0 a n) ou nominal ou de qualidade (alto, baixo). Determinar: estabelece uma relação causal. Analisar: decompor, dissecar, aprofundar... Identificar: encontrar, relacionar, associar. Descrever: delinear, desenhar. Traçar um perfil. Explorar: descobrir. Fazer pela primeira vez essa busca, ao não conhecer quase nada sobre o tema.

3- Justificativa Nesta fase supõe, da parte do pesquisador, um trabalho de levantamento e análise crítica de pesquisas já efetuadas sobre a problemática, a fim de permitir identificar sua relevância e significação passível de verificação científica. Para elaborar uma justificativa convincente e consistente é necessário várias leituras sobre a temática da pesquisa. *importante: revisão da literatura

A justificativa tem a finalidade de explicitar a necessidade do estudo A justificativa tem a finalidade de explicitar a necessidade do estudo. Deve expor a importância ou a relevância da pesquisa para a comunidade acadêmica, profissional, para grupos sociais determinados e/ou para sociedade em geral (DMITRUK, GALLON, 2004).

METODOLOGIA TIPO DE ESTUDO LOCAL DO ESTUDO POPULAÇÃO EM ESTUDO COLETA DOS DADOS ANALISE DOS DADOS ASPECTOS ÉTICOS

METODOLOGIA REVISÃO BIBLIOGRAFICA Os trabalhos de revisão são definidos por Noronha e Ferreira (2000) como estudos que analisam a produção bibliográfica em determinada área temática, dentro de um recorte de tempo, evidenciando novas idéias, métodos, subtemas que têm recebido maior ou menor ênfase na literatura selecionada.

METODOLOGIA REVISÃO BIBLIOGRAFICA EXEMPLO: Revisão da literatura sobre a comorbidade do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade com transtornos alimentares Objetivo O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre a comorbidade no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade/transtornos alimentares.

METODOLOGIA REVISÃO BIBLIOGRAFICA EXEMPLO: Método Procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura por meio de pesquisa bibliográfica de artigos publicados no período de 1980 a 2008, utilizando as bases de dados Medline, Lilacs, SciELO, ISI e PsycINFO.

METODOLOGIA REVISÃO BIBLIOGRAFICA EXEMPLO: Resultados Foram identificados 14 artigos, sendo cinco estudos de prevalência de comorbidades, quatro relatos de casos, três estudos caso-controle, um estudo de avaliação de sintomas de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e de transtornos alimentares e um sobre as possíveis causas da associação entre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtornos alimentares. Os artigos identificados evidenciaram maior risco de desenvolvimento de transtornos alimentares, especialmente bulimia nervosa, em mulheres portadoras de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

METODOLOGIA REVISÃO BIBLIOGRAFICA EXEMPLO: Conclusões Embora pareça existir uma relação entre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtornos alimentares, a escassez de trabalhos existentes, com metodologias variadas e pequenas amostras avaliadas não permitem a generalização dos resultados apresentados.