A ECONOMIA GLOBALIZADA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitalismo e Globalização
Advertisements

A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Economia e Gestão Financeira
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO
Movimentos Internacionais de Fatores
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Introdução Curva de Oferta Teoria da Produção Teoria da Firma
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Logística e Gerenciamento da
LOGÍSTICA Grupo 97..
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
Os diferentes níveis de desenvolvimento
RELEMBRANDO O QUE JÁ APRENDEMOS ATÉ AGORA...
A Globalização.
Globalização, desenvolvimento e subdesenvolvimento
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Repensando a Logística 14 C Subgrupo 2 Elisa Carrer Paulo Ricardo.
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Crescimento da Produtividade Todos sabemos que este é o caminho para conseguir uma melhora no desenvolvimento econômico, porem não sabemos como alcança-lá;
Globalização: Boa ou ruim?.
Globalização.
Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011
A indústria e a transformação da natureza
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
A importância da Educação no panorama econômico mundial.
 Componentes do Grupo 19Z:  Arthur Biocalti  Ilo Ribeiro  Silvana Pereira  Wesley Oliveira.
Repensando a Logística
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
ECONOMIA INTERNACIONAL
Cap. 7 – Indústria e sociedade
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
Logística e Gerenciamento da
A Sociedade em Rede Manuel Castells
Aspectos positivos Aspectos Negativos
Micros e Pequenas Empresas
Origens e bases do mundo global.
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
O mundo dividido na era da Globalização
OS BLOCOS ECONÔMICOS 9º ANO PROF VALDINEI.
PUCC 1 Agenda TECNOLOGIA. PUCC 2 Tecnologia Tecnologia: conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado.
Revisão para a prova.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Geografia Rede SESI de Educação.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

A ECONOMIA GLOBALIZADA Profª Silvana Silveira

GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO ECONÔMICA A globalização é um processo marcado pela significativa expansão do comércio internacional, concomitantemente ao extraordinário avanço tecnológico nos métodos de produção. Esta maior integração econômica internacional não seria possível sem a crescente abertura das economias dos países apoiada por políticas de liberalização dos mercados. O fluxo de bens, serviços, fatores produtivos e tecnologia entre os países alcançou patamares jamais vistos, trazendo consigo o aumento do grau de dependência de suas economias.

CARACTERÍSTICAS DO MUNDO GLOBALIZADO Aumento significativo das transações comerciais (trocas) entre as nações Expansão da área de atuação das empresas, não mais restrita pelas fronteiras nacionais Aumento do nível de concorrência entre as empresas e do número de grandes empresas (geralmente multinacionais) Empresas compram matérias-primas em qualquer canto do mundo e se instalam em países cuja mão de obra é mais em conta, vendendo suas mercadorias para o mundo inteiro

Os produtos são fabricados em (ou possuem componentes de) vários lugares. Maior diversidade de bens e serviços disponíveis para os consumidores, aliada ao incremento das informações a respeito das inovações, tendências e moda no mundo inteiro. EX:

FATORES QUE PERMITIRAM A GLOBALIZAÇÃO Iº) O extraordinário avanço na área da tecnologia da comunicação: Avanços nas áreas da informática, da telefonia, e de outros meios de comunicação permitiram que operações empresariais sejam conectadas e acertadas instantaneamente. Hoje, é possível falar com um subordinado, inspecionar uma fábrica, negociar empréstimos, comprar e vender mercadorias, fazer reuniões de diretoria, praticamente de qualquer lugar do mundo, por meio do telefone ou de uma tela de computador.

IIº) A acelerada inovação tecnológica na área de transportes: O surgimento dos containers e dos grandes cargueiros junto com a expansão da estrutura portuária mundial, elevaram consideravelmente a capacidade do transporte de carga. Hoje, pode-se deslocar grandes quantidades de mercadorias numa velocidade bem maior, diminuindo o tempo e reduzindo os custos no transporte das mercadorias.

OS GANHOS DO COMÉRCIO Ganhos Comerciais são dados pela melhoria na renda, produção ou satisfação devido à troca de produtos e serviços entre os países. O Comércio Internacional permite que os países superem suas limitações ou impossibilidades de produção, promovendo o incremento do consumo interno via importação de bens cuja produção, por razões variadas, não se justifica no país consumidor em questão.

OS GANHOS DO COMÉRCIO A principal mola propulsora das relações de trocas entre os países são os ganhos obtidos com o comércio exterior. Dois fatores se destacam na contribuição destes ganhos: a desigualdade de condições produtivas entre os países e a ocorrência de economias de escala com as especializações dos países em certas produções.

FATORES IMPULSIONADORES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Os países não são auto-suficientes na produção de todos os bens e serviços que sua população deseja consumir. É impossível, para qualquer economia, atingir o grau pleno de autonomia de insumos e produtos. Existência de Economias de Escala que incentivam uma maior produção. Quando os países se especializam na produção de certos bens, os custos se reduzem em decorrência desta produção maior, tornando sua produção mais eficiente e competitiva.

FATORES IMPULSIONADORES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL As desigualdades entre as nações no tocante à disponibilidade de recursos naturais, insumos básicos utilizados na maioria das produções. A quantidade de reservas naturais, renováveis ou não, varia de país para país. Assim como não existe uma distribuição igualitária dos recursos naturais o mesmo acontece com o clima e a quantidade de solos cultiváveis.

FATORES IMPULSIONADORES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL EX: Japão: Por possuir poucos recursos naturais e uma pequena extensão territorial para sustentar uma população de 120 milhões de habitantes, importa boa parte das matérias- primas e dos alimentos que consome.

FATORES IMPULSIONADORES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL As diferenças estruturais entre os países quanto às suas disponibilidades de capital físico (máquinas, equipamentos, computadores, instalações, automação, robotização) quando estes são a base de seus processos produtivos. Há também desigualdade produtiva em termos de capital humano quando alguns países detêm alta proporção de trabalhadores com elevado nível de educação.

FATORES IMPULSIONADORES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL As disparidades no estágio tecnológico entre os países, conseqüência de investimentos na área da educação e em pesquisas científicas. A disparidade tecnológica é percebida tanto nos métodos produtivos quanto na qualidade dos produtos. Por outro lado, países com farta mão-de-obra tendem a realizar produções que utilizam mais o fator produtivo trabalho.