1. Qualidade, Processos e Gestão de Software Uma proposta de uso do TMM para melhoria da capacidade nas áreas de Verificação e Validação do CMMI 13/12/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas III
Advertisements

TMM: Práticas e Aplicações
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
Adélia Barros Testes de Software Adélia Barros
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Engenharia de Software CMMI Prof. E.A.Schmitz 2007.
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
CMM(Capabililty Matury Model)
Instituto de Pesquisas Eldorado
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Trabalho de Engenharia de Software II
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Capacitação em Processos de Software
Projeto: Capacitação em GP
Capability Maturity Model (CMM)
Gerenciamento da Integração
Introdução à Qualidade
Prof. Alexandre Vasconcelos
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Implantação e Melhoria de Processos de SOFTWARE
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Gerenciamento de Integração.
Boas práticas para Segurança da Informação
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
MPS-Br.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Melhoria do processo de software brasileiro
QUALIDADE DE SOFTWARE & AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS II
Qualidade de Processo de Software CMM e CMMI Aldo Rocha.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS
Gestão da Qualidade de Software Ago/2014
Modelos de Qualidade para indivíduos e grupos: PSP & TSP
José Félix Bezerra.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
- CMMI- Capability Maturity Model Integration
Integração.
CIn-UFPE Modelos de Maturidade de Testes
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Profª Eliane Costa Santana
Prof. Fábio Botelho Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS Padrões de Processo de Software: CMMI.
CMM – Capability Maturity Model Carlos Augusto Mar Ago/2014.
Qualidade de Produtos de Software
Qualidade de Software O que é ‘Qualidade de Software’?
CMMI (Capability Maturity Model Integration) Aluna: Turah Xavier de Almeida.
QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho.
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
ISO 9001 Qualidade de Software César Augusto Simões – RA C
CMMI Capability Maturity Model – Integration
O uso de XP em uma Organização CMM 2 Renata Endriss

Leonardo Batista de Queiroz
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Plano da Disciplina.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 2º Semestre Plano da Disciplina.
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
Gerência de Sub-Contratação - SAM
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

1

Qualidade, Processos e Gestão de Software Uma proposta de uso do TMM para melhoria da capacidade nas áreas de Verificação e Validação do CMMI 13/12/ Nielso Oliveira

Agenda 1.Contextualização 2.CMMI 3.Verificação e Validação – V&V 4.Maturidade em Testes 5.TMM 6.CMMI V&V x TMM 7.Conclusão 3

Contextualização 4  Software faz parte de várias atividades do dia-a-dia da sociedade moderna;  Globalização -> Aumento da concorrência -> Qualidade como diferencial competitivo  Mas, como melhorar a qualidade do software? QUALIDADE DO PRODUTO DE SOFTWARE QUALIDADE DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SW-CMMISO 9126 CMMI-Dev MPS Br ISO Bootstrap ISO ISO ISO (SQuaRE)

CMMI 5 SEI CMMI Integração de vários modelos (SW-CMM, IPD-CMM, SE-CM) CMMI-Dev 1.2 publicado em agosto/2006. [ CMMI ] Componentes do Modelo Área de Processo - conjunto de atividades relacionadas que, quando realizadas adequadamente, atendem um conjunto de metas consideradas importantes para trazer uma melhoria significativa naquela área. Objetivos Específicos - descrevem o que deve ser implementado para satisfazer a Área de Processo. Práticas Específicas - atividade importante na satisfação de uma meta específica. Área de Processo Objetivo Específico 1Objetivo Específico 2 Prática Específica 1 Prática Específica 2

CMMI 6 [ CMMI ] Componentes do Modelo (continuação) Objetivos Genéricos - descrevem características referentes à institucionalização de um processo que implemente as àreas de processo. São genéricas porque se aplicam a várias áreas de processo. Práticas Genéricas - atividade importante na satisfação de uma meta genérica. Área de Processo 1 Objetivo Específico 1 Prática Específica 1 Prática Específica 2 Área de Processo n Objetivo Genérico 1 Prática Genérica 1Prática Genérica 2...

CMMI 7 Representações – definem uma estratégia para a melhoria dos processos Estagiada Áreas de processo agrupadas por nível (1 a 5) Avaliação da maturidade organizacional Contínua Agrupamento de acordo com as necessidade da organização (profile) Avaliação da capacidade dos processos [ CMMI ]

CMMI 8 Representações – definem uma estratégia para a melhoria dos processos NívelRepresentação Estagiada (Nível de Maturidade) Representação Contínua (Nível de Capacidade) 0N/AIncompleto 1Executado 2Gerenciado 3Definido 4Quantitativamente Gerenciado 5Otimização Os níveis (maturidade ou capacidade) estão associados à implementação dos processos da organização, ou seja, são alcançados através do alcance das metas genéricas do modelo. [ CMMI ]

CMMI 9 Objetivos Genéricos [ CMMI ] NívelObjetivo Genérico 0 - IncompletoN/A 1 - Executado1.1 – Executar as práticas específicas das Aps para desenvolver os produtos e prover os serviços necessários para se alcançar os objetivos específicos. 2- Gerenciado2.1- Estabelecer uma política organizacional para o planejamento e execução do processo 2.2 – Estabelecer e manter um plano par a execução do processo 2.3 – Prover recursos par a execução dos processos 2.4 – Definir responsabilidades e autoridade para a executar o processo 2.5 – Treinas as pessoas para executar e dar suporte ao processo 2.6 – Manter os produtos de trabalho em níveis adequados de gerência de configuração 2.7 – Identificar e envolver os satakeholders conforme planejamento 2.8 – Monitorar e controlar o processo de acordo com o planejamento, tomando ações corretivas quando necessário 2.9 – Avaliar objetivamente a aderência ao processo, identificando as não conformidades 2.10 – Revisar as atividades, status e resultados do processo com a alta gerência 3- Definido3.1 – Estabelecer e documentar o o processo adaptado do processo padrão da organização de acordo com as necessidades do projeto 3.2 – Coletar informações para suportar o uso futuro e a melhoria do processo da organização 4- Quantitativamente Gerenciado 4.1 – Estabelecer objetivos quantitativos para o processo 4.2 – Estabilizar a perfornance dos subprocessos 5-Otimização5.1 – Garantir a melhoria contínua do processo de acordo com as necessidades da organização 5.2 – Identificar e corrigir as causas dos defeitos e problemas no processo

CMMI 10 Agrupamento das Áreas de Processo em Categorias [ CMMI ] Verificação Validação

Verificação e Validação 11 As atividades de V&V servem para assegurar que o software funcione de acordo com o que foi especificado e atenda aos requisitos dos stakeholders. [SOMMERVILE] Enquanto a verificação preocupa-se com a implementação correta dos requisitos especificados, a validação avalia se o software realmente satisfaz às necessidades dos usuários. [PEZZÈ] Conjunto de atividades com a finalidade de garantir que tanto o modo como o software está sendo desenvolvido quanto o produto estejam em conformidade com o especificado. [DELAMARO] A verificação é o processo de determinar se a saída de uma fase está de acordo com os requisitos especificados na fase anterior. A validação busca confirmar que a especificação do sistema é consistente com os requisitos dos stakeholders. [KOSCIANSKI] A validação preocupa-se em demonstrar que o produto atende às necessidades dos usuários, enquanto que a verificação asegura que os produtos de trabalho foram gerados de acordo com os requisitos especificados. [CMMI]

Verificação e Validação 12 Verificação – Objetivos (OE) e Práticas (PE) específicos OE 1 – Preparação para a verificação PE 1.1 – Selecionar produtos para verificação e os métodos que serão utilizados PE 1.2 – Disponibilizar e manter o ambiente necessário à execução da verificação PE 1.3 – Definir e manter os procedimentos e critérios para verificação OE 2 – Executar revisões por pares nos produtos selecionados PE 2.1 – Preparar a revisão por pares PE 2.2 – Realizar as revisões identificando os problemas PE 2.3 – Analizar os dados das revisões OE 3 – Verificar os produtos de trabalho selecionados PE 3.1 – Executar a verificação PE 3.2 – Analisar os resultados da verificação [ CMMI ]

Verificação e Validação 13 Validação – Objetivos (OE) e Práticas (PE) específicos OE 1 – Preparação para a validação PE 1.1 – Selecionar produtos para validação e os métodos que serão utilizados PE 1.2 – Disponibilizar e manter o ambiente necessário à execução da validação PE 1.3 – Definir e manter os procedimentos e critérios para validação OE 2 – Validar o produto PE 2.1 – Executar a validação nos produtos selecionados PE 2.2 – Analisar os resultados da validação [ CMMI ]

Maturidade em Testes 14 Desde a década de 80 as atividades de teste eram executadas no final do ciclo de desenvolvimento Com o aumento da complexidade dos sistemas de software, a atividade de teste passou a exigir uma maior especialização e a definição de um processo paralelo ao processo de desenvolvimento. [BASTOS] Modelos de maturidade em Testes surgiram para avaliar e melhorar o nível de qualidade dos processos de testes aplicados numa organização desenvolvedora de software. [VASCONCELOS]  Test Improvement Model (TIM)  Test Process Improvement (TPI)  Test Maturity Model (TMM)

TMM - Test Maturity Model 15 Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da universidade de Illinois em 1996, com o objetivo de dar suporte às organizações na melhoria de seu processo de teste. Criado para ser um complemento ao SW-CMM e baseado nos melhores práticas de teste do mercado. Define 5 níveis de maturidade. Cada nível, exceto o nível 1, possui a seguinte estrutura: Conjunto de objetivos de maturidade que podem ser comparados às áreas de processo do CMMI; Sub-objetivos que descrevem o escopo, limitações e comprometimento necessário para se alcançar as metas. Podemos considerá-las equivalentes aos objetivos específicos do CMMI A cada submeta estão associadas atividades (equivalente às práticaas do CMMI) e responsabilidades dos gerentes, desenvolvedores/testadores e dos clientes/usuários [BURSTEIN]

TMM - Test Maturity Model 16 Níveis Maturidade de Testes Objetivos de Maturidade Sub-objetivos de Maturidade Indicam Contêm Suportados por Atingidos por Atividades / Responsabilidades Organizadas em Visões Críticas Implementação e Adaptação Organizacional Implicam Desenvolvedor Testador Gerente Usuário Cliente

TMM - Test Maturity Model 17 Nível 4: Gerenciamento e Medições Nível 2: Definição da Fase Nível 3: Integração Nível 5: Otimização, Prevenção de defeitos e Controle de Qualidade CAOS Teste == depuração Teste = sw funciona Teste = sw NÃO funciona Introdução de métricas de qualidade (processo e produto) Prevenção de defeitos Nível 1: Inicial

TMM - Test Maturity Model 18 NíveisDescrição dos Objetivos de maturidade 1 – Inicial  N/A 2 - Fase de Definição  Desenvolver os objetivos do teste  Iniciar o processo de planejamento do teste  Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste 3 – Integração  Estabelecer uma organização de testes de software  Integrar o teste no ciclo de vida do software.  Controlar e monitorar o Processo de Teste  Estabelecer um programa de treinamento 4 - Gestão e Medições  Estabelecer um programa amplo de revisão  Estabelecer um programa amplo de medições de teste  Avaliar a qualidade do Software 5 - Otimização, prevenção de defeitos e controle de qualidade  Aplicar processo de prevenção de defeitos  Controlar a qualidade (usando métodos estatísticos)  Otimizar o Processo de Teste

CMMI V&V x TMM 19 Como o TMM define 5 niveis de maturidade relacionados a V&V, é muito mais rápido se avançar nos níveis do TMM do que na capacidade das áreas de Verificação e Validação de acordo com o CMMI. TMM Nível 4 ⃗ Executar Revisão por Pares ⃖ Nível 1 de capacidade do CMMI Não há correspondência direta entre os níveis de capacidade do CMMI e os de maturidade do TMM

CMMI V&V x TMM 20 Objetivos do TMM para se alcançar o nível 1 de Capacidade do CMMI. Área de Processo CMMI Prática EspecíficaObjetivo de maturidade do TMM VerificaçãoPE 1.1 – Selecionar produtos para verificação e os métodos que serão utilizados Desenvolver os objetivos do teste PE 1.2 – Disponibilizar e manter o ambiente necessário à execução da verificação Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste PE 1.3 – Definir e manter os procedimentos e critérios para verificação Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste PE 2.1 – Preparar a revisão por paresEstabelecer um programa amplo de revisão PE 2.2 – Realizar as revisões identificando os problemas Estabelecer um programa amplo de revisão PE 2.3 – Analizar os dados das revisões Controlar e monitorar o Processo de Teste Estabelecer um programa amplo de medições de teste PE 3.1 – Executar a verificaçãoDesenvolver os objetivos do teste Iniciar o processo de planejamento do teste Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste PE 3.2 – Analisar os resultados da verificação Controlar e monitorar o Processo de Teste Estabelecer um programa amplo de medições de teste

CMMI V&V x TMM 21 Objetivos do TMM para se alcançar o nível 1 de Capacidade do CMMI. Área de Processo CMMI Prática EspecíficaObjetivo de maturidade do TMM ValidaçãoPE 1.1 – Selecionar produtos para validação e os métodos que serão utilizados Desenvolver os objetivos do teste PE 1.2 – Disponibilizar e manter o ambiente necessário à execução da validação Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste PE 1.3 – Definir e manter os procedimentos e critérios para validação Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste PE 2.1 – Executar a validação nos produtos selecionados Desenvolver os objetivos do teste Iniciar o processo de planejamento do teste Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste PE 2.2 – Analisar os resultados da validação Controlar e monitorar o Processo de Teste Estabelecer um programa amplo de medições de teste E quanto aos demais níveis de capacidade ??

CMMI V&V x TMM 22 Relacionamento Metas do nível 2 do TMM com Capacidade dos processos CMMI Nível TMMObjetivo de MaturidadeObjetivo Genérico do CMMI 2Desenvolver os objetivos do teste2.1- Estabelecer uma política organizacional para o planejamento e execução do processo Iniciar o processo de planejamento do teste 2.2 – Estabelecer e manter um plano par a execução do processo 2.3 – Prover recursos par a execução dos processos 2.4 – Definir responsabilidades e autoridade para a executar o processo 2.7 – Identificar e envolver os satakeholders conforme planejamento Institucionalizar técnicas e métodos básicos de teste 2.1- Estabelecer uma política organizacional para o planejamento e execução do processo

CMMI V&V x TMM 23 Relacionamento Metas do nível 3 do TMM com Capacidade dos processos CMMI Nível TMMObjetivo de MaturidadeObjetivo Genérico do CMMI 3Estabelecer uma organização de testes de software 2.3 – Prover recursos par a execução dos processos 2.4 – Definir responsabilidades e autoridade para a executar o processo 2.7 – Identificar e envolver os satakeholders conforme planejamento Integrar o teste no ciclo de vida do software 3.1 – Estabelecer e documentar o o processo adaptado do processo padrão da organização de acordo com as necessidades do projeto Controlar e monitorar o Processo de Teste 2.7 – Identificar e envolver os satakeholders conforme planejamento 2.8 – Monitorar e controlar o processo de acordo com o planejamento, tomando ações corretivas quando necessário 2.9 – Avaliar objetivamente a aderência ao processo, identificando as não conformidades 2.10 – Revisar as atividades, status e resultados do processo com a alta gerência 3.2 – Coletar informações para suportar o uso futuro e a melhoria do processo da organização Estabelecer um programa de treinamento 2.5 – Treinas as pessoas para executar e dar suporte ao processo

CMMI V&V x TMM 24 Relacionamento Metas do nível 4 do TMM com Capacidade dos processos CMMI Nível TMMObjetivo de MaturidadeObjetivo Genérico do CMMI 4Estabelecer um programa amplo de revisão 2.2 – Estabelecer e manter um plano par a execução do processo 2.3 – Prover recursos par a execução dos processos 2.4 – Definir responsabilidades e autoridade para a executar o processo 2.7 – Identificar e envolver os satakeholders conforme planejamento Estabelecer um programa amplo de medições de teste 3.2 – Coletar informações para suportar o uso futuro e a melhoria do processo da organização Avaliar a qualidade do Software 4.1 – Estabelecer objetivos quantitativos para o processo

CMMI V&V x TMM 25 Relacionamento Metas do nível 5 do TMM com Capacidade dos processos CMMI Nível TMMObjetivo de MaturidadeObjetivo Genérico do CMMI 5Aplicar processo de prevenção de defeitos 5.1 – Garantir a melhoria contínua do processo de acordo com as necessidades da organização 5.2 – Identificar e corrigir as causas dos defeitos e problemas no processo Controlar a qualidade (usando métodos estatísticos) 4.2 – Estabilizar a perfornance dos subprocessos Otimizar o Processo de Teste 5.1 – Garantir a melhoria contínua do processo de acordo com as necessidades da organização

Conclusões 26 Apesar do CMMI ser um modelo mundialmente difundido e tratar todas as disciplinas realtivas ao desenvlvimento de software, um modelo específico para Testes facilita o planejamento das organizações para iniciativas de melhoria nessa área. O Test Maturity Model – TMM, além de facilitar a iniciativa de melhoria em testes da organização, também contribui para melhorar a capacidade em Verificação e Validação de acordo com o CMMI. Ou seja, a adoção do TMM não dispersa esforços relativos à metas de certificação CMMI, ao contrário, contribui para o alcance das mesmas.

Trabalhos Futuros 27 Realizar estudo de caso em uma organização de forma a constatar como o uso do TMM pode contribuir para o aumento da capacidade em Verificação e Validação. - Avaliação inicial TMM e CMMI V&V - Desenvolvimento de programa de melhoria em testes com base no TMM - Após concluído o projeto de melhorias em testes, reavaliar capacidade em CMMI V&V. Obrigado!

Referências 28 BASTOS, Aderson et al. Base de Conhecimento em Testes de Software: São Paulo: Martins, 2007 BURSTEIN Illene; SUWANNASART, Taratip; CARLSON, C.R. Developing a Testing Maturity model: Part I. Crosstalk, Utah, Agosto 1996 CMMI for Development version 1.2, Pittsburgh, Software Engineering Institute, Carnegie Mellon University, August 2006 DELAMARO, Eduardo; MALDONADO, José Carlos; JINO, Mário. Introdução ao Teste de Software. Rio de janeiro: Elsevier, 2007 KOSCIANSKI, André. Qualidade de Software. São Paulo: Novatec, 2007 OLIVEIRA JÚNIOR, Nielso. An Assessment of CIn-BTC Automation Test Process According to Test Maturity Model – TMM p. Monografia de Conclusão de Curso (Curso Sequencial de Formação Complementar em Análise de Testes) - UFPE, Recife, 2005 PEZZÈ, Mauro. Teste e Análise de Software. Porto Alegre: Bookman, 2008 SOMMERVILE, Ian. Engenharia de Software. 6 ª ed. São Paulo: Addison Wesley, 2003 VASCONCELOS, A.. Modelos de Maturidade de Testes, 2007

29