PVP – Programa de Valorização do Património Programa de Valorização do Património ( PVP )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria e Prática Prof.Ms. Nilson Aguilar
Advertisements

Eventos Portugal a Crescer Junho Enquadramento Geral (I) 2 A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial,
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA FÓRUM DE DIÁLOGOS BRASIL-ESPANHA 10 de novembro de 2005.
O Estado e o BNDES no apoio à
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Projeto Banco do Povo Proposta do Governo Municipal;
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
ACIDI - Dezembro de 2007 Acesso a Habitação Apoios do Estado Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.
Financiamento Habitacional
Programas Sociais de Moradia Econômica
Regime de Financiamento das Autarquias Locais Propostas Legislativas
Grande-Lisboa Noroeste Juízo de Execução Sintra, 19 de Janeiro de 2012 UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO PROCESSUAL.
Apresentação da Plataforma Informática Porta 65 - Jovem ACIDI - Dezembro de 2007.
Entre a habitação social e o mercado: que lugar para o acesso à propriedade? Paulo Conceição CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes.
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
MINISTRO GUIDO MANTEGA
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
26 Outubro 2012.
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
CIDADES + INTELIGENTES
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
Recursos e Fontes de Financiamento
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Gestão Municipal da Habitação
Destino a dar aos apartamentos da Vila dos X Jogos
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
Regularização Fundiária No Município de Nazário Em 2013 deu-se início aos procedimentos da realização de leis e de execução da regularização fundiária.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Desenvolvimento Metropolitano “Campinas 2020”
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
FÓRUM TEMÁTICO DO PLANO SALVADOR 500
Autarquias no meio urbano
APOIOS FINANCEIROS À ADAPTAÇÃO AO EURO E AO ANO 2000.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.
Mercado de Capitais.
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
Medidas Ativas de Emprego
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
Associação Brasileira
CORONEL JUVENTINO DIAS
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento PROCiência 2020 Sistema de Incentivos à Produção de.
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Do Balcão Único à Rede de Atendimento Municipal Outubro de 2013 Departamento de Modernização e Sistemas de Informação | Divisão de Relação com o Munícipe.
Políticas de proteção de áreas verdes
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
Encontro de Quadros da CML 3 de Outubro de 2013 DMHDS Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
Docente: Prof. Fernanda Policarpo Discentes: Bruno Pinto nº Nádia Silva nº Sofia Rodrigues nº Portalegre, 1 de Abril de 2011 MERCADO.
A REABILITAÇÃO URBANA 2007 | 2014.
Vice-Presidência de Gestão de Ativos de Terceiros Setembro / 2011.
HISTÓRIA E MISSÃO DA CAIXA Preparatório concurso CAIXA - ABRIL/2012.
Printed SMH 8 de dezembro de Agenda Visão 2020 Objetivos de Governo Diretrizes setoriais Metas setoriais Projetos
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Aula 5. ACESSO À MORADIA: política urbana e política habitacional
O BNDES Macapá - AP 04 de dezembro de Quem somos Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave.
GIFUS/SP - FUNDO DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL - FAR FAR FUNDO DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL.
Transcrição da apresentação:

PVP – Programa de Valorização do Património Programa de Valorização do Património ( PVP )

PVP – Programa de Valorização do Património A CML aprovou, em Dezembro de 2011, o PVP - Programa de Valorização do Património Municipal, que incluiu: ( ) Um conjunto de novos Programas de Intervenção (reabilitação c/ venda e arrendamento) de património disperso; Listas de levantamentos que a Habitação está a fazer desde 2009, dos edifícios habitacionais municipais ocupados e devolutos, com indicação do nº de frações e estado de conservação; Uma avaliação estratégica das potencialidades de cada Programa. (Reabilita Primeiro Paga Depois, Renda Convencionada, Loja no Bairro e outros)

PVP – Programa de Valorização do Património Objetivos genéricos do PVP: garantir a função social do município no apoio ao acesso à habitação; promover a adequação entre a oferta e a procura, através de novas modalidades de arrendamento acessível; contribuir para atrair população jovem para residir em Lisboa; gerar recursos financeiros para uma gestão sustentável do património; contribuir para dinamizar processos de reabilitação urbana. Novos Programas de Intervenção do PVP Reabilitação urbana: Programa “Reabilita Primeiro Paga Depois” Programa “Reabilita Arrenda Devolve”- concessão para arrendamento, a 12 anos Arrendamento: Programas de Renda Convencionada Renda Convencionada geral – rendas abaixo do valor de mercado Renda Convencionada Jovem – idem, associado a Porta 65 Jovem Programa de Arrendamento Estudante Programa Loja no Bairro Alienação: Programa de Venda Faseada a moradores Programa de Alienação a Jovens, por sorteio

PVP – Programa de Valorização do Património

PVP – Programa de Valorização do Património Visitantes únicos: … Visitas ao sitio: … Páginas visitadas: Países visitantes: ……… 93 Portugal : …………….. 94% ’s recebidos e respondidos: Telefonemas: ……………………. > 550

PVP - Programa Reabilita Primeiro Paga Depois O que é: Aprovado pela CML através da Deliberação 348/2012; destina-se a vender edifícios e frações municipais devolutos, em mau estado de conservação, com obrigação de realização de obras de reabilitação, permitindo o diferimento do pagamento do preço até ao termo do prazo contratual, que terá em conta o licenciamento, a execução das obras e a colocação do imóvel no mercado, num prazo médio de 21 meses. Foram identificados para este programa 115 imoveis municipais totalmente devolutos, encontrando-se em verificação mais 200 imoveis municipais total ou parcialmente devolutos. A alienação é feita por hasta pública, cujo valor base é definido por uma avaliação de mercado, sendo posteriormente aprovado pelos órgãos municipais.

PVP - Programa Reabilita Primeiro Paga Depois Objetivos: Promover a reabilitação de património municipal devoluto e em mau estado de conservação, sem recurso a capitais próprios, nem aumento do endividamento; Aumentar a oferta de habitação na cidade, por aquisição ou arrendamento, captando população para os bairros históricos. Incentivar a economia, gerando investimento na reabilitação urbana; Dinamizar o sector da construção; Apoiar pequenos e médios investidores, permitindo diferir o pagamento do preço do imóvel para o final da operação de reabilitação (em média 21 meses); Racionalizar a estrutura da receita municipal, otimizando a sustentabilidade da gestão do parque habitacional; VENDIDO ,00 €

PVP - Programa Reabilita Primeiro Paga Depois O sucesso deste programa só é possível através da cooperação entre a CML, as instituições bancarias e os potenciais adquirentes que pretendam aderir, tornando-se assim atrativo para todos os intervenientes. As instituições bancárias, com larga experiência na prossecução de medidas de reabilitação de património, asseguram (caso necessário) o efetivo pagamento do imóvel à CML, findas as obras. Numa altura de restrições no acesso ao crédito, o facto de o pagamento à CML só ser feito no final do processo é um incentivo para promover a reabilitação destes imóveis e um contributo para a reanimação do sector da construção. VENDIDO ,00 €

PVP - Programa Reabilita Primeiro Paga Depois Foram efetuadas 3 hastas públicas (abril, maio e julho de 2013) Nº de edifícios : …………………. 52 Arrematados: ……………………. 45 Para ajuste direto: ………………... 7 Valor base total (45): … € Valor total arrematados: € % acima do valor base : …… % Pronto pagamento : … imóveis Valor (inc. 10% p.p.) : € Pagamento diferido: ….. 24 imóveis Valor a pagar (21 meses) : € m 2 arrematados : ……… m 2 VENDIDO ,00 €

PVP - Programa Reabilita Primeiro Paga Depois A viabilidade e sucesso do programa deve-se ao envolvimento, empenho e participação, muitas vezes pessoal, de técnicos e dirigentes de diversos serviços Camarários, nomeadamente: Habitação Gestão Urbanística Património Planeamento Urbano Informática Obras Finanças Dep. Jurídico VENDIDO ,00 €

PVP - Programa Reabilita Primeiro Paga Depois Com a experiência adquirida nesta operação, a CML só tem a ganhar ao replicar noutros projetos, em que se pretenda impacto e dinamismo, a interação entre as diferentes orgânicas, pois está provado que é possível e salutar. A criatividade e parceria entre serviços, é o caminho óbvio. Obrigado ! PARA ALIENAR

PVP – Programa Renda Convencionada

PVP - Programa Renda Convencionada Arrendamento de fogos municipais em bom estado de conservação ou a necessitar de pequenas obras reparações para habitação permanente, a rendas acessíveis, inferiores às praticadas no mercado de arrendamento privado; Dar resposta às pessoas e às famílias que procuram casa em Lisboa e não têm capacidade económica para aceder às casas disponíveis; Agilizar a adequação da oferta à procura. Objetivos:

PVP - Programa Renda Convencionada Destinatários: Agregados em situação de carência habitacional; Agregados que não conseguem pagar os seus empréstimos; Jovens em situação de precaridade; Bolseiros de investigação. Os candidatos poderão beneficiar cumulativamente de apoio do Estado (Porta 65).

PVP - Programa Renda Convencionada Vantagens para o Município: Proporcionar uma maior mistura de estratos diferenciados da população, contribuindo para a requalificação e revitalização da cidade; Estimular o mercado de arrendamento; Melhorar a gestão do parque habitacional municipal garantindo receitas que permitam a sua manutenção e conservação.

PVP - Programa Renda Convencionada Bolsa de Habitações: Nº Habitações Nº Candidaturas Tipologia Edições T0T1T2T3 1ª Edição 10 a 28 de Janeiro ª Edição 05 a 15 de Março ª Edição 03 a 17 de Junho Total Valor Médio de Renda242 €304 €376 €416 €

PVP - Programa Renda Convencionada Rendas por Tipologia

PVP - Programa Renda Convencionada Idade dos Candidatos Até 35 anos 424 (62%) anos 237 (34%) Mais de 60 anos 29 ( 4%) Residência dos Candidatos Concelho de Lisboa 377 (55%) Fora Concelho Lisboa 313 (45%) Tipo de Agregado Pessoas isoladas 446 (65%) Agregado 2 pessoas 199 (29%) Agregado 3 ou 45 ( 7%) mais pessoas Média do rendimento bruto do Agregado 1.328€ Perfil dos Candidatos:

Identificação de “novas” frações devolutas habitáveis para colocar em futuras bolsas; Envolvimento e articulação entre os vários serviços municipais : Habitação Obras Património Informática Finanças/ Central Compras Atendimento Municipal Previsão de lançamento de uma nova bolsa: Novembro /2013 PVP – Programa Renda Convencionada

Ana Nicolau Isabel Genro Luís Oliveira Pinto Marta Cardoso Rita Lourenço Teresa Pereira Equipa: PVP – Programa de Valorização do Património