Estágio Virtual à Distância: Um Estudo de Caso para o Ensino de Engenharia de Usabilidade Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
Contexto de Educação a Distância
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Papel do Monitor.
Tipos de Tutoria.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Um modelo de avaliação de cursos tendo como referência o SINAES Renato Cislaghi, Beatriz Wilges, Wesley Gonçalves, Masanao Ohira, Douglas Hiura Longo,
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
O computador como Meio e como Fim...
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Estágio Virtual à Distância: Um Estudo de Caso para o Ensino de Engenharia de Usabilidade Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Renate de Oliveira Raabe Walter de Abreu Cybis

Introdução Aumento da importância da Engenharia de Usabilidade para a formação de bacharéis em SI no Brasil; E-applications = dependência de computadores e da Internet; Aumento da demanda por profissionais nesta área, aptos em aprimorar a qualidade de produtos (usabilidade de interfaces de sistemas interativos).

Introdução (cont.) O ensino de Engenharia de Usabilidade nas universidades ainda: Distancia a Teoria da Prática (atividades nas empresas); Não está preocupado com a formação mais voltada p/ aquisição de experiência profissional.

Introdução (cont.) Mercado: falta de oportunidade de estágios com boas empresas e bons projetos: Conciliar o cronograma da empresa com o da disciplina; Locais distantes. Conseqüência: carência de profissionais qualificados em Engenharia de Usabilidade para atender a demanda do mercado de trabalho.

Objetivo Desenvolver a proposta de “Estágio Virtual”, para o ensino de Engenharia de Usabilidade na graduação, utilizando a abordagem Sócio-Interacionista de Vygotsky e a modalidade de Educação à Distância (EAD).

Justificativa Experimentar uma abordagem pedagógica inovadora para o ensino de Engenharia de Usabilidade; Suprir a carência de estágios focados na realidade da disciplina em estudo; Compatibilizar as atividades de aprendizagem do aluno com as atividades do mercado de trabalho.

Engenharia de Usabilidade É a disciplina que fornece métodos estruturados para a obtenção da usabilidade durante o desenvolvimento de sistemas interativos (Mayhew, 1999).

EAD via Internet É uma das alternativas ao ensino convencional; Permite uma estratégia de ensino centrada no estudo ativo e independente; Reduz as situações presenciais de ensino; Permite que o estudante eleja seu ritmo, tempo e local de estudo.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem São sistemas que agrupam um conjunto de recursos e ferramentas que permitem potencializar sua utilização em atividades de aprendizagem através da internet em um curso à distância (Vavassori e Raabe, 2003). Possibilitam a autoria e gerenciamento de cursos à distância: WebCT, Learning Space, Aulanet, VIAS’K, UnB-Virtual e o TelEduc.

TelEduc Proporcionou as interações entre alunos (estagiários), professor, tutor e os personagens (funcionários) da empresa por meio dos recursos tecnológicos necessários para o processo. Sua escolha deu-se por: Permitir a criação, participação e administração de cursos via Internet; Fácil acesso (idioma, livre e gratuito); Versão

Teoria Sócio-Interacionista de Vygotsky Aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. A interação está inserida dentro do processo de mediação que ocorre por meio de instrumentos e signos. Principais Idéias: Mediação, Linguagem, Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), Formação de Conceitos Cotidianos ou Espontâneos e Científicos, Cultura, bem como, Instrumentos e Signos (Rego, 1999).

Proposta de Estágio Virtual Uma simulação da função de Engenharia de Usabilidade; Empresa fictícia, Plano Geral de Atividades e um Hiperdocumento de Referência para consultas; Proporciona oportunidades de formação prática e teórica; Fornece experiências sociais; sincronizadas com a disciplina em estudo; Leva o aluno para problemas reais e não para exercícios em sala de aula, ou seja, é problematizador e encaminha o sujeito para a vida real fora da sala de aula.

Empresa Virtual Fictícia Baseada no LabIUtil/UFSC (P&D, consultoria e formação); Recebeu nome fictício de “LabIUtil Empresa Virtual”; Implementação de um website; Proporcionar a contextualização e integração dos alunos (estagiários); Cenário organizacional e funcional estruturado (organograma, personagens, metodologia e plano de avaliação).

Estudo de Caso Duração de 21/03 à 28/04/2003; 35 alunos do 6º período da disciplina de Engenharia de Usabilidade no curso Sistemas de Informação da UFSC; 7 grupos de 5 alunos; O “Estágio Virtual” substituiu a disciplina presencial; Os materiais foram implantados no TelEduc

Realização do Estudo de Caso Alunos realizaram 03 atividades propostas; Comunicação através das ferramentas de comunicação do TelEduc e através de 02 encontros presenciais em sala de aula; Registro das atividades; Identificação de problemas e soluções;

Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Gerais) Maior compromisso e mais responsabilidade; Turma geograficamente próxima e ausência de computador na residência de alguns alunos; Problemas com as ferramentas de comunicação do TelEduc; Questionamentos sobre a validade da experiência e solicitação de retorno às aulas presenciais; Número insuficiente de tutores; Colaboração X não colaboração.

Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Específicos) ProblemaCausaLição Aprendida Cronograma/ Atividades Previsão errada do cronograma (falta de tempo para a realização do estágio) A realização do estágio requer um tempo especial para permitir que as interações entre pessoas ocorram adequadamente ProblemaCausaLição Aprendida Falta da Ferramenta “Bate-Papo” Avaliação equivocada da repercussão da decisão de não usar a ferramenta Discutir o uso desta ferramenta com os alunos

Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Específicos) ProblemaCausaLição Aprendida Falta do Indicador da presença dos colegas no TelEduc O TelEduc não dispunha deste recurso A interação síncrona é importante para agilizar discussões e compartilhar idéias ProblemaCausaLição Aprendida Imagens na ferramenta “Mural” Falta de conhecimento das limitações da ferramenta Testar as possibilidades da ferramenta antes de solicitar uma atividade que a mesma não apóia

Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Específicos) ProblemaCausaLição Aprendida Ferramenta “Correio” (grupos) Falta de testes com a ferramenta, e falta de um grupo e um aluno fictício para testes Testar o ambiente de forma abrangente;criar personagens de testes para descobertas de eventuais falhas ProblemaCausaLição Aprendida Diferentes critérios de avaliação para as atividades Dois avaliadores com diferentes critérios Definição clara, prévia e comunicação freqüente entre os avaliadores

Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Específicos) ProblemaCausaLição Aprendida Dúvidas de interpretação Agenda 1 Falta de clareza no texto Ter um cuidado adicional na redação de instruções ao alunos ProblemaCausaLição Aprendida Falta de Regras para Ferramentas Comunicação (Mural/Fórum) Problema na definição dos papéis/objetivos das ferramentas de comunicação Definir as funções para o uso das ferramentas de comunicação e eleger uma oficial para a comunicação com os tutores

Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Específicos) ProblemaCausaLição Aprendida Falta de Usabilidade com o CMAPTool Problemas na interface e curto prazo para a realização dos mapas conceituais Dar mais tempo para a apropriação da ferramenta ProblemaCausaLição Aprendida Aumento da carga de trabalho (Download) Falta de verificação da licença de uso do CMAPTool Evitar atividades desnecessárias para dinamizar o processo de aprendizagem do aluno

Conclusões sobre o Experimento (Aspectos Positivos) Estão relacionados a aprendizagem da colaboração desenvolvida pelos alunos, professor e tutora e reforçam adequação da abordagem de Vygotsky a esta proposta. Facilidade de colaboração e organização entre os membros de algumas equipes (motivação); Incentivo de colaboração provenientes da tutora; Convidado externo (trocas sociais); Superação de dificuldade e compartilhamento com os colegas (hiperdocumento).

Conclusões Propôs uma abordagem inovadora para a disciplina em estudo (teoria+atividades com problemas reais no dia a dia de uma empresa); Apresentou-se como uma alternativa pedagógica:  participativa,  comprometida;  contextualizada; Contrapôs-se as iniciativas de cursos via Internet (tendência instrucionistas)

Conclusões (cont.) Pode ser aplicado e adaptado para diversos domínios e em áreas onde a demanda por estagiários é pequena; Permite criar situações p/ melhorar a formação do aluno e qualidade no processo de ensino-aprendizagem; Os problemas contribuíram para permitir a proposição de melhorias;

Conclusões (cont.) O estudo de caso:  Proposta viável;  Identificou: vantagens, problemas, causas e providências a serem tomadas; Abordagem de Vygotsky:  Relação entre conteúdo da disciplina e os problemas no cotidiano da empresa;

Conclusões (cont.) Ferramentas de Comunicação do TelEduc:  mediação dos processos de aprendizagem;  apoio as comunicações;  apoio as trocas de experiências entre alunos, alunos e personagens fictícios e com a tutora e o professor. Avaliação preliminar gera motivação para novos experimentos.

Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Renate de Oliveira Raabe Walter de Abreu Cybis