“PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO “VOCAÇÃO ACERTADA FELICIDADE ALCANÇADA”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VI ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMILIAS - MEXICO
Advertisements

Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
Capítulo IV A Pedagogia passionista do encontro
Ninguém Chega Ao Pai Senão Por Mim
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
“E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).
A FELICIDADE PARADOXAL
A VOCAÇÃO.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!”
“PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO
Jovens caminhantes, rumo a meta que é Jesus Cristo
COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES
A Alegria do Evangelho.
Encaminhamento para o AGIR
Apresentação ESTREIA 2014.
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO
Documento de Aparecida
A EVOLUÇÃO HUMANA O ADULTO.
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Igreja: comunidade de comunidades
PRAZER DE VIVER Celinha Neme.
Colocando a sua vida em ordem
+ Paulo, por ele próprio S. Paio de Arcos S. Tiago de Esporões S. Miguel de Guisande S. Tiago de Priscos S. Bartolomeu de Tadim.
Amor e Sexualidade.
VOCAÇÃO DO VOLUNTÁRIO.
EM QUE CREMOS?.
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
O ser humano responde a Deus
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo.
primeiro, que seja aquele que
“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015.
Compromissos Públicos do Dirigente Cristão GUILHERME GUARAGNA 18 de Maio de 2011 MAIO 2011 Iº FÓRUM ADCE PARA SUSTENTABILIDADE.
Conversão de São Paulo, Apóstolo
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
A liturgia do 27º Domingo do Tempo Comum utiliza a imagem da “vinha de Deus” para falar desse Povo que aceita o desafio do amor de Deus e que se coloca.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
A Lei.
Liberdade Trabalho orientado pelo professor: José António
Tema da “Missa da Meia-noite” A liturgia desta noite fala-nos de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer.
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
Ao surdo faz ouvir e aos mudos, falar
A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Critérios de Avaliação EMRC Uma Marca Na Tua Vida.
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum repete, no essencial, a mensagem das leituras do passado domingo. Assegura-nos.
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Acima do número e dos negócios O mundo das máquinas e da pressa gera o individualismo. A maioria preocupa-se exclusivamente consigo E nem quer saber de.
O sentido, a esperança, a vida inteira da pessoa crente, fundamenta-se e sustém-se na segurança inquebrantável de se saber amada.
EVANGELIZANDO A 1000 CONDIÇÕES ATUAIS QUE FACILITAM A EVANGELIZAÇÃO DA SOCIEDADE.
Professor Doutor Jacinto Núñez Regodón Universidade Pontifícia de Salamanca.
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

“PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO “VOCAÇÃO ACERTADA FELICIDADE ALCANÇADA”

PROJETO DE VIDA O projeto de vida consiste em tomar a vida nas nossas próprias mãos e a descobrir grandeza de decidir sobre a nossa existência, de um modo autónomo e comprometido. A ausência de projeto leva a uma vida sem objetivos pessoais, em que os outros decidem por nós. As inquietações dos jovens Vive-se num mundo de transformações rápidas e radicais. A ciência e a tecnologia melhoraram as condições de vida, no entanto persistem conflitos e dramas sociais e pessoais. Estes provocam desilusão, medo e insegurança:  Instabilidade profissional;  Instabilidade afetiva;  Instabilidade filosófica e religiosa;  Instabilidade moral. Neste processo de aspiração pela liberdade e pela autonomia os jovens vão-se projetando e encontrando, numa atitude criativa e libertadora.

Projeto de vida e vocação O termo vocação provem do verbo latino vocare “chamar”.Chamamento divino dirigido a cada ser humano, que inicia com a própria vida;  Passa pelos valores e opções que assumimos, incluindo os valores éticos e religiosos, pelo estado de vida que escolhemos (casar, celibatário entregando- se a uma causa e também pela escolha de uma profissão);  A vocação fundamental do ser humano é ser feliz. A descoberta da vocação Para se descobrir a verdadeira vocação é necessário estar atento aos gostos, inclinações, aptidões, inquietações e sonhos pessoais e às necessidades e desafios da sociedade.  A vocação pessoal descobre-se olhando para si e para as necessidades do mundo;  A vocação pessoal é sempre um projeto em construção. ”canção”

Assumir valores éticos fundamentais Chamamos valores a tudo o que tem importância real na existência humana. OS VALORES SÃO:  Éticos: referem-se às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade: solidariedade, honestidade, verdade, lealdade,bondade, altruísmo…  Estéticos: harmonia, belo, sublime…  Religiosos: sagrado, santidade, perfeição…  Políticos: justiça, igualdade, cidadania, liberdade…  Vitais: saúde, força…

A participação na construção da sociedade Qualidades da personalidade que tornam a pessoa criativa e construtora de uma sociedade autentica: Inteligência forte Intuição Imaginação Confiança em si Independência Decisão Autocrítica Entrega

Nome judaico: Saulo; Local e data de nascimento: Tarso, c. 8 d.C; Religião na qual foi educado: Judaísmo; Estudos realizados: Lei de Moisés; Línguas que estudou: aramaico, hebraico, grego e latim; Profissão: Fabricante de tendas e pregador; Data, local e motivo da morte: Ano 67, Roma, decapitado por causa da sua fidelidade ao anúncio do Evangelho; Para defender o Judaísmo, Saulo perseguia os seguidores de Cristo, disposto a tudo para os silenciar; No caminho de Damasco teve uma experiência religiosa que mudou radicalmente a sua vida; Cristo manifestou-se a Saulo; incitando-o a mudar de vida; Após o encontro com Cristo no caminho de Damasco, de perseguidor dos cristãos, Paulo passou a ser o mais brilhante missionário do Evangelho. PAULO E A DESCOBERTA DE CRISTO

 A fé é uma fonte de realização na medida em que a experiência religiosa dá significado definitivo à vida e consistência à esperança;  O crente acolhe o dom de Deus que se faz presente na sua vida;  Desafia o crente a transformar o seu desejo egocêntrico em doação gratuita;  Estimula à construção de uma sociedade mais justa e humana;  Abre a pessoa ao amor de Deus e à sua partilha;  A fé cristã apresenta-se como um caminho de realização pessoal e social e, por isso, de autêntica felicidade;  O projecto de Jesus para toda a humanidade consiste no estabelecimento da comunhão de cada pessoa consigo mesma, com os outros e com Deus;  Estabelecer esta comunhão implica acolher o dom de Deus e ir superando todas as solidões até à reconciliação total que havemos de viver na eternidade. A FÉ COMO FONTE DE REALIZAÇÃO

A mensagem deste filme diz-nos que tudo é possível, basta sonharmos e estarmos dispostos a fazer de tudo para lá chegar (desde que seja eticamente correto). Não se deixe enganar mais com os muitos paradigmas que a sociedade nos coloca.