FACULDADE INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Prof. Luciano Soares Pedroso Janeiro de 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Organização Curricular da Escola
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Laboratório de Ensino de Química 1
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
UM MÉTODO DIVERTIDO DE ENSINAR E APRENDER
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Rotina na Alfabetização:
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Trabalho de conclusão de curso
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
SILVANA BERBEL FERNANDES
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
FÍSICA - MECÂNICA Professor: Guilherme Eleutério da Silva.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Física Geral e Experimental 3
Física Geral e Experimental 3
TCC.
Universidade Federal de Alagoas
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Contexto histórico/Social Objetivo Abordagem do tema Resultados Posteriores.
Faculdade Piaget - Brasil
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
Transcrição da apresentação:

FACULDADE INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Prof. Luciano Soares Pedroso Janeiro de 2016

Física: unidades de medida, cinemática e leis de Newton

Um jornal é melhor que uma revista. Um cume ou encosta é melhor que uma rua. No início parece que é melhor correr do que andar. É preciso experimentar várias vezes. Prega várias partidas, mas é fácil de aprender. Mesmo as crianças podem achá-lo divertido. Uma vez com sucesso, as complicações são minimizadas. Os pássaros raramente se aproximam. Muitas pessoas, às vezes, fazem ao mesmo tempo, contudo isso pode causar problemas. É preciso muito espaço. É necessário ter cuidado com a chuva, pois destrói tudo. Se não houver complicações, pode ser muito agradável. Uma pedra pode servir de âncora. Se alguma coisa se partir, perdemo-lo e não teremos uma segunda chance. 3

Pequeno desafio...

Reflexão...

O Ensino de Física na Educação do Campo

Para uma aprendizagem significativa crítica (subversiva) é preciso: 1. Aprender/ensinar perguntas em lugar de respostas ( Princípio da interação social e do questionamento ). 2. Aprender a partir de distintos materiais educativos ( Princípio da não centralidade no livro texto ). 3. Aprender que somos perceptores e representadores do mundo ( Princípio do aprendiz como perceptor/representador ).

Para uma aprendizagem significativa crítica (subversiva) é preciso: 4. Aprender que a linguagem está totalmente envolvida em todas as tentativas humanas de perceber a realidade ( Princípio do conhecimento como linguagem ). 5. Aprender que o significado está nas pessoas, não nas palavras ( Princípio da consciência semântica ). 6. Aprender que o ser humano aprende corrigindo seus erros ( Princípio da aprendizagem pelo erro ).

Para uma aprendizagem significativa crítica (subversiva) é preciso: 7. Aprender a desaprender, a não usar conceitos e estratégias irrelevantes para a sobrevivência ( Princípio da desaprendizagem ). 8. Aprender que as perguntas são instrumentos de percepção e que as definições e as metáforas são instrumentos para pensar ( Princípio da incerteza do conhecimento ). 9. Aprender a partir de diferentes estratégias de ensino ( Princípio da utilização ADEQUADA e articulada dos recursos educacionais ).

12 Objetivos Ementa Abordagem Metodológica Recursos Didáticos Avaliação Bibliografia Plano de Ensino

13 A Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM habilita educadores para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio, através de nova estratégia de formação docente, cuja principal característica é formação multidisciplinar, capacitando estes futuros educadores para o desenvolvimento de práticas docentes em grandes áreas de conhecimento. Objetivos da LEC

Objetivos do curso de Física O principal objetivo da disciplina é formar cidadãos capazes de aplicar os modelos científicos e de compreender a Ciência com ousadia e criatividade. Nesse sentido, é importante que essa disciplina atenda à diversidade de interesses dos alunos, contemplando:

a capacidade de pensar em Ciências e tecnologia em um exercício democrático de cidadania; a formação de cidadãos capazes de fazer escolhas individuais e coletivas, morais e eticamente responsáveis em um mundo cada vez mais permeado pela Ciência e tecnologia; o desejo contínuo de saber e de aprender a Física em níveis mais avançados (a apropriação de uma cultura do aprender a aprender). Objetivos do curso de Física

16 Ementa Os Tópicos de Física Básica devem servir de pano de fundo para acostumar os estudantes:  à linguagem e ao modo de pensar característicos da Física;  a discutir o significado de uma lei Física e de seu caráter aproximado e expressão matemática com que se apresentam estas leis. Análise da qualidade de materiais didáticos no ensino de Física no ensino fundamental e médio. Diagnóstico de aplicações da Física no meio local.

17 Programa Unidades de Medida As unidades de medida em nosso cotidiano 2 horas O Sistema Internacional de unidades 2 horas Grandezas vetoriais e escalares 2 horas Medição, medida, unidade e padrão 4 horas Medição direta ou indireta de uma grandeza física 2 horas Unidades de medida fundamentais e definição do padrão adotado no S.I. 1 hora Notação científica e múltiplos de unidades. 1 hora Algarismos significativos e operações. 2 horas

23 Programa Movimento retilíneo Algumas ideias sobre referencial 1 hora O movimento retilíneo uniforme: O movimento variado — velocidade média e velo­cidade instantânea 3 horas O movimento retilíneo uniformemente variado 2 horas Gráfico distância x tempo — cálculo da velocidade instantânea 2 horas Queda livre: O vetor velocidade e o vetor aceleração 3 horas O movimento dos projéteis 3 horas O pêndulo simples 2 horas

25 Programa Força e movimento O que é uma força? Como medi-la? 2 horas As leis de Newton: 1 a e 2 a leis de Newton 4 horas A 3 a lei de Newton 4 horas O peso dos corpos 3 horas As Forças de atrito 3 horas

Aulas teórico-demonstrativas; (simulações computacionais e experimentos com abordagem investigativa) ; Aulas práticas; Atividades individuais e em grupo. 27 Abordagem Metodológica

Quadro branco Projetor de Multimídia Apostila produzida especialmente para o curso Livro didático (Referência Bibliográfica) Infraestrutura do laboratório de Física do ICT 28 Recursos Didáticos

TEMPO UNIVERSIDADE: (48 horas) Memorial da disciplina: 5,0 pontos; Relatório das práticas experimentais: 10,0 pontos; Trabalhos em sala de aula: 5,0 pontos; Avaliação individual: 20,0 pontos. TEMPO COMUNIDADE: (12 horas) 30,0 pontos : Trabalho da Disciplina: Construção e validação experimental para obtenção da Umidade Relativa do Ar (URA) da comunidade, utilizando-se de instrumentos de baixo custo e fácil aquisição baseado na Metodologia Investigativa. 30,0 pontos : avaliação global do Módulo – Relatório do Tempo Comunidade. 29 Avaliação 40 pontos

Básica : ALVARENGA, B.; MÁXIMO, A. Curso de Física. São Paulo: Scipione, v. RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; KRANE, K. S. Física. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, v. I. TIPLER. P. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora v. 1. Complementar: ALVES, R. Filosofia da ciência : uma introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, EISBERG, R. M.; LERNER, L. S. Física : fundamentos e aplicações. São Paulo: Editora MacGraw-Hill do Brasil, v. LUCIE, P. A gênese do método científico. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, THUILLIER, P. De Arquimedes a Einstein : a face oculta da invenção científica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., TIPLER, P. Física. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois, v.1a; 1b. 32 Bibliografia