PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PARA A PROBLEMÁTICA.

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Transcrição da apresentação:

PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PARA A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE IJUÍ-RS SANEAMENTO BÁSICO Nathani Eduarda de Andrades Feldens – Laura Dalla Nora de Almeida Orientação: Prof. Mestre Paulo Ernesto Scotegagna VIVER APRENDER TRANSFORMAR

COMPONENTES DO PROJETO DE EXTENSÃO Paulo Ernesto Scortegagna – Coordenador Célia Clarice Atknison – Extensionista Cristina Eliza Pozzobon – Apoio Técnico José Paulo Medeiros da Silva – Extensionista Leonir Terezinha Uhde – Apoio Técnico/Extensionista Lia Geovana Sala – Apoio Técnico/Extensionista Luciana Mori Vieira – Apoio Técnico Laura Dalla Nora de Almeida – Bolsista PIBEX (Engenharia Civil) Michelle Opermann Lopes – Bolsista PIBEX (Medicina Veterinária) Matheus Fernando dos Santos – Voluntário (Medicina Veterinária) Nathani Eduarda de Andrades Feldens – Voluntária (Engenharia Civil) Rafael de Siqueira Fischer – Voluntário (Design) Victória Eduarda Mayer de Souza – Voluntária (Design) VIVER APRENDER TRANSFORMAR

INTRODUÇÃO VIVER APRENDER TRANSFORMAR Pesquisa vinculada ao Projeto Institucional de Extensão Universitária “Ações comunitárias multidisciplinares: construção de soluções socioambientais para o desenvolvimento local no município de Ijuí-RS”  Princípios estruturantes das ações da extensão universitária: O caráter da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; A intervenção dialógica na convivência para a construção de saberes conjuntos comprometida com o desenvolvimento social; As abordagens multidisciplinares e interdisciplinares; Avaliação sistemática dos impactos produzidos na realidade social e acadêmica e a adoção da concepção metodológica da Pesquisa-ação integral e sistêmica. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

JUSTIFICATIVA VIVER APRENDER TRANSFORMAR Diante da metodologia de Pesquisa Ação e DRP (Diagnóstico Rápido Participativo), busca-se juntamente com a comunidade do bairro Getúlio Vargas uma perspectiva sobre os problemas ali expostos e soluções viáveis propostas pelos mesmos e pelo grupo de extensão para a resolução destes. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

Foto: Prof. Paulo E. Scortegagna VIVER APRENDER TRANSFORMAR

Foto: Prof. Paulo E. Scortegagna VIVER APRENDER TRANSFORMAR

Foto: Prof. Paulo E. Scortegagna VIVER APRENDER TRANSFORMAR

OBJETIVOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR Pretende promover a construção de soluções socioambientais para o desenvolvimento local com sustentabilidade no município de Ijuí-RS bem como promover a educação ambiental com vistas a desencadear ações de melhorias da qualidade ambiental e de vida da população dos bairros. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

CONSIDERAÇÕES FINAIS VIVER APRENDER TRANSFORMAR Realizou-se pesquisa bibliográfica e DRP(Diagnóstico Rápido Participativo) dos temas/problemas e interação participativa/dialógica com a associação do bairro; Foi constatado, que mesmo havendo programas de gerenciamento de resíduos sólidos no município, há uma série de problemas identificados, tais como: focos e depósitos irregulares de lixo muitas vezes em terrenos baldios caracterizados como áreas de preservação ambiental, queima de resíduos causadores de poluição do ar, rompimento de sacos de lixo tanto por animais domésticos como por catadores de material reciclável. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

Foto: Nathani E.A. Feldens VIVER APRENDER TRANSFORMAR

Foto: Nathani E.A. Feldens VIVER APRENDER TRANSFORMAR

AGRADECIMENTOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR Ao Professor mestre Paulo Ernesto Scortegagna pela coordenação do Projeto de Extensão; A Associação de Moradores do Bairro Getúlio Vargas pela co-execução do Projeto; A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Ijuí – RS pelo apoio; A todos os integrantes do Grupo/Equipe de Extensão. A UNIJUÍ - Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão pelo Apoio: Bolsas PIBEX e do PROAV. VIVER APRENDER TRANSFORMAR