Um Novo Espaço para o Saber

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É POLÍTICA? O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA?
Advertisements

Manuel de Castells e o impacto da tecnologia na sociedade
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
O SURGIMENTO DA HUMANIDADE ( Silas Guerriero (org.)
Letramento: um tema em três gêneros
PSICOLOGIA Psyche – alma (abarca o pensamento, o desejo, o sentimento, a sensação, a percepção) Logos – razão (abarca o estudo, a compreensão) “Estudo.
Estado e Sociedade Civil – Definições e papeis
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Indivíduos e sociedade:
Fundamentação Teórica
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
{arlei, undersun, galvao,
Informação e Documentação em Museus
Teorias Pedagógicas Contemporâneas
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
O uso do conceito de redes de sociabilidade em projetos partilhados pela Internet. TICS_ARQ_URB TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ARQUITETURA.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Ciberinfante criativo
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Sou o que sou pelo que nós somos
Teoria da Informação Profa. Lillian Alvares
Transformações Culturais
Fundamentação histórica do Estudo de usuários
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal (SID-M)
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
FORMAS DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA Utilização de software social.
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Da comunidade tradicional a virtual: caminhos a percorrer Profª Drª Arlinda Cantero Dorsa.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Amália Souza Engel Orientadora: Profa. Dra. Nídia Nacib Pontuschka
ENFRENTAR AS INCERTEZAS: alternativas didáticas em ambientes virtuais
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
Fundamentação teórica da Análise da Informação
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado.
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
I Colóquio de Análise de Redes e Prospecção Tecnológica Nilton Bahlis dos Santos Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública.
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Profa. Ms. Leticia Sangaletti 2015/2.  Trocas sociais  Revolução tecnológica.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
Somos todos seres sociais
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Um Novo Espaço para o Saber CIBERESPAÇO Um Novo Espaço para o Saber

Ciberespaço – Um novo espaço para o saber Integração Humana; Comunicações Digitais, Infovias, Redes Digitais; Ciberespaço; Inteligência Coletiva Comunidades Virtuais;

Virtual Avanços culturais; Nova Dimensão do real; Som, Texto, Imagem estática ou Animada; Filosófica; Aspecto Informacional.

O que Entendemos Ser uma comunidade Virtual A palavra comunidade é oriunda do termo latim communis: pertence a todos ou a muitos. Também encontramos a definição de comunidade como sendo “comunhão, identidade, uniformidade.” O termo “comunidades virtuais” foi inventado em 1993 por Howard Rheingold, que deu o seguinte significado: agregações sociais que surgem da internet quando pessoas suficientes mantém suficientes debates púiblicos, com suficiente sentimento humano para formar teias de relacionamentos no ciber-esopaço.

A Complexidade e as Comunidades Virtuais A teoria da complexidade fundamenta a integração entre todas as ciências, rompendo com a percepção de uma teoria absolutamente correta, única e sem possibilidade de erros. O erro passa ser apontado como elemento presente no conhecimento, faz parte do humano. O conhecimento é complexo, sendo que a percepção de num fenômeno está relacionada a quem está observando o fenômeno; o observador é o responsavel pela análise e pela sua interpretação; sua análise depende também da sua história de vida e do seu contexto.

As comunidades Virtuais e o Paradigma Educacional Emergente Tendências da Ciências; Construção do Conhecimento.

Vídeo Educa Rede Brasil - 2011