MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA PONTA TUTORES : CLARA ALVINO E RAFAEL HERDY Belém-Pará 13 e 14/12/12.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
PDE -CURSO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Perfil do Profissional
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Matematica PCOPs Luciane e MUTSU-KO
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Roteiro de observação de estágio
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Uma Escola do Tamanho do Brasil
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Projeto UCA : Formação Brasil
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” A robótica no currículo : ensinando e aprendendo com o laptop UCA Bruno Leal Bastos Universidade Estadual.
Universidade Federal de Alagoas
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
O papel pedagógico do órgão gestor
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Transcrição da apresentação:

MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA PONTA TUTORES : CLARA ALVINO E RAFAEL HERDY Belém-Pará 13 e 14/12/12

ESCOLAS UCA SÃO JOÃO DA PONTA ESCOLANº DE ALUNOS Nº DE PROFESSORES E.E.E.M Profa Antonia Rosa (Estadual) 2729 E.E.E.F Profa Antonia Rosa (Municipal) E.E.E.I 15 de Agosto1605 E.M.E.F Brigido Teodoro Coelho 562 E.E.E.F Clarinda M. Rodrigues672 E.M.E.F Ten. Cipriano Chagas271 E.M.E.F Feliciano Rodrigues46514 E.M.E.F Romualdo A. Almeida672 E.M.E.I Tia Bia483 E.M.E.F Prof Raul R. Lagoia913 E.M.E.F Profa Rosa S. Almeida472 E.M.E.F Profa Teodoro P. Gurjão 1113 E.M.E.F do Açu682

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO Desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam: Desenvolver atividades que integrem as tecnologias ao currículo escolar Discutir com professores e gestores escolares dimensões teóricas, metodológicas e práticas do uso das TIC na escola

Prática dialógica fundamentada na ação-reflexão-ação; Prática dialógica fundamenteada na ação- reflexão-ação; Articulação com o currículo Discussão sobre ações interdisciplinares. Integração das TIC ao cotidiano escolar PRESSUPOSTOS DA FORMAÇÃO

ESTRUTURA DE OPERACIONALIZAÇÃO Laptop para todos os gestores, professores e alunos; Todos os gestores e professores tem laptop Os laptos são armazenados na escola e existe um sistema de rodízio para atender a todos pois a quantidade está bastante reduzida devido a avarias nos equipamento, roubo e não devolução de alunos que receberam equipamento na primeira etapa do projeto. Existência de infraestrutura de conectividade wireless, Escolas estão sem internet O sinal não assegura o acesso simultâneo dos alunos,

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO A realidade da escola Contexto da sala de aula Reflexão sobre a prática de integração das TIC no currículo das distintas áreas de conhecimento A realidade da comunidade Dinâmicas motivacionais Vídeos pedagógicos para reflexão Atividades em grupo Produção de texto PLANEJAMENTO PARA USO DE TIC

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO UCA Percepção das mudanças ocasionadas pelo Projeto UCA Adoção de metodologias inovadoras x metodologias tradicionais; Maior dinamicidade na relação professor - aluno; Mais utilização de recursos didáticos Percepção das mudanças na gestão pedagógica da Escola Busca para melhor capacitação em cursos de aperfeiçoamento, novas graduações ou pós-graduações Percepção das inovações pedagógicas introduzidas nas escolas e oriundas do Projeto UCA Melhor direcionamento na pesquisa escolar; Atividade relacionadas ao Projeto da Escola com planejamento coletivo Mudança de percepção de tecnologia como disciplina para compreensão de tecnologia como ferramenta pedagógica

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO UCA Percepção da inclusão digital ocasionada pelo Projeto UCA O despertamento para os avanços tecnológicos envolveu todas as escolas e a comunidade; Mais comunicação por meio das redes sociais; Estímulo ao uso das TIC em setores político e econômico; Outros indicadores de inclusão digital no município em que o Projeto UCA foi implantado (UCA total) Aprendizagem para manuseio de equipamentos e recursos digitais As mudanças em indicadores educacionais da escola Redução da evasão escolar

PROGITEC DA ESCOLA INTEGRAÇÃO DA FAMILIA NO COMBATE ÀS DROGAS, À VIOLÊNCIA E À EVASÃO ESCOLAR - E.M.E.F Profa Teodoro P. Gurjão AÇÕES REALIZADAS COM ALUNOS 3º ANOS E 4º SÉRIE Levantamento quantitativo a situação de alunos em parceria com o Conselho Tutelar (identificado casos de abandono escolar e trabalho infantil) Campanha de combate às drogas com a Secretaria da Saúde Conteúdos curriculares de matemática com cálculos e dados estatísticos da pesquisa, lingua portuguesa com edição de textos.

PROGITEC DA ESCOLA GRAVIDEZ PRECOCE NA ADOLESCÊNCIA E.M.E.F Prof Raul R. Lagoia AÇÕES REALIZADAS COM ALUNOS EJA Ações com a comunidade - reflexões com pais e responsáveis Pesquisa de campo coleta de entrevista, depoimentos com o tema sobre gravidez precoce (identificados casos de abuso e contágio por DST Seminário, dramatizações sobre o tema gravidez Conteudos curriculares: biologia - DST e AIDS e formas de prevenção e consequencias da gravidez precoce; lingua portuguesa e arte com prodções teatrais