ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ILUMINISMO.
Advertisements

Onde? ING (início), FRA (auge);
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
A SOCIEDADE PRÉ-CIENTÍFICA II
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
ILUMINISMO (ou Ilustração) Século XVIII (Século das Luzes)
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
ILUMINISMO Movimento intelectual – iluminismo, época das luzes, ilustração, esclarecimento ou enciclopedismo. A quem interessava ? As idéias defendidas.
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Onde? ING (início), FRA (auge);
Cursinho Popular Paulo Freire
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
ILUMINISMO As luzes da razão.
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
ILUMINISMO “O Século das Luzes”.
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Iluminismo O século das Luzes.
Filosofia Professor Breno Cunha
ILUMINISMO * Movimento Intelectual europeu dos séculos XVII e XVIII – época do ápice do Estado Absoluto; * ILUMINISMO = vem do verbo iluminar – época do.
ILUMINISMO.
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
O Iluminismo.
Formação da ordem capitalista
ILUMINISMO Daniela Torres.
Ensino Médio 3ª Série..
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
0 ILUMINISMO.
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Iluminismo Definição:
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
Século XVIII Século das Luzes
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ILUMINISMO História – Prof. Lisi.
O ILUMINISMO.
Filósofos iluministas
ILUMINISMO.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
ILUMINISMO.
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
ILUMINISMO.
Sondagem 9ºAno: Revisão dos conteúdos do 8º Ano
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
O que foi o iluminismo? Movimento intelectual, político, social e econômico. Originou-se na Inglaterra no século XVII. Principais fundamentadores: Isaac.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br ILUMINISMO “ERA PRECISO DERRUBAR O TRONO E ABALAR OS ALTARES.” SIGNIFICADO: SUPREMACIA DA RAZÃO SECULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
O Iluminismo e as ideias que revolucionaram o mundo.
Racionalismo Ideologia a ser seguida, como forma de contestar o Antigo Regime. Características Anti-Absolutismo Anti-Mercantilismo Anti-Clericalismo Poder.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
As idéias iluministas não surgiram do nada. No fundo elas iam de encontro às necessidades vividas por toda aquela gente sofrida, desprezada e pisoteada.
O ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Transcrição da apresentação:

ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire

Relembrando: Com a queda do feudalismo (observar o particularismo feudal) => ANTIGO REGIME (séc. XV ao séc. XVIII) => aliança REI + BURGUESIA Poder Político: nobreza / Poder Econômico: Burguesia Política Econômica: Mercantilismo => Conjunto de normas e práticas comerciais, exemplo Pacto Colonial

O ILUMINISMO – Século XVIII => século das luzes “Conjunto de ideias em sintonia com a necessidade burguesa de superar as barreiras sobreviventes da antiga ordem feudal, encarnada agora no absolutismo e nas práticas sócio-econômicas do Estado Moderno” O que pretendiam abolir? Absolutismo (Teoria do Direito Divino) e o Mercantilismo O que almejavam? O desenvolvimento da economia capitalista

O pensamento iluminista encontra sua origem no século XVII, quando os pensadores René Decartes, John Locke e Isaac Newton produziram uma verdadeira revolução científica. René Decartes: a razão é a única fonte de chegar ao conhecimento verdadeiro dos fatos. Isaac Newton: os acontecimentos da natureza são regidos por leis universais que governam e explicam os fenômenos naturais, sem a participação direta das forças divinas.

BASE DO PENSAMENTO ILUMINISTA => A razão humana é o guia do conhecimento e da ação do homem. O mundo está em contínuo progresso, guiado pelo desenvolvimento da razão humana. Nunca devemos admitir senão aquilo que a razão nos mostra como evidente; em caso algum podemos aceitar o que nos é imposto pela nossa imaginação ou pelos nossos sentidos.” Descartes, Meditações Metafísicas, 1640

Principais representantes do Iluminismo LIBERALISMO POLÍTICO

JOHN LOCKE (ING): (1632-1704) => Precursor do Iluminismo (considerado o “Pai” do Iluminismo). Obra: Segundo Tratado do Governo Civil Os homens nascem livres e racionais e são iguais, independentes e governados pela razão. Todo homem possui alguns direitos naturais e inalienáveis: liberdade, propriedade privada e a resistência contra governos tirânicos. Os governos existem para preservar esses direitos. Propunha, em substituição ao absolutismo, uma relação “contratual” entre governantes e governados, tendo suas bases estabelecidas por um conjunto de leis escritas: a Constituição. Esboçou a divisão do poder

BARÃO DE MONTESQUIEU (1689-1755) – OBRA => O Espírito das Leis Desenvolveu a teoria da separação dos poderes em Judiciário, executivo e legislativo. Cada um dos poderes deveria agir de forma a limitar a força dos outros dois, estabelecendo-se um relacionamento equilibrado e harmônico. Na França do século XVIII, a teoria da separação dos poderes significava a restrição dos poderes do rei, mas Montesquieu, da mesma forma que Voltaire, possuía uma atitude de desprezo pelo povo, que ele classificava de “ralé”. Assim, defendeu o liberalismo político, mas estava muito longe de ser um democrata na acepção plena do termo.

Voltaire: (1694-1778) OBRA => Cartas Inglesas Sua principal arma nos ataques dirigidos à nobreza e à administração real era a sátira. Era favorável ao regime monárquico, desde que ele se mostrasse sensível aos interesses e direitos da burguesia. O monarca deveria ser esclarecido => Déspota Esclarecido “O povo precisa de uma canga” “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712-1778) OBRA => Contrato Social A propriedade privada foi quem introduziu a desigualdade entre os homens Representou o pensamento das camadas populares da época. Propunha a limitação da propriedade.   .

Teorias para a economia Na escola fisiocrata: François Quesnay Criticava a intervenção do Estado na economia. Seu lema era laissez faire, laissez passer (deixai fazer, deixai passar ... que o mundo caminha por si só) Para os fisiocratas a terra era a única fonte de riqueza, daí a importância maior da agricultura dentro da economia

Teorias para a economia Na escola do liberalismo econômico: Adam Smith: o Estado não deveria intervir na vida econômica, uma vez que desviaria os capitais do emprego mais produtivo, para o qual seriam espontaneamente dirigidos. Desenvolveu a teoria de que uma “mão invisível” dirigia a economia Defendia que a verdadeira fonte de riqueza era o trabalho (a divisão do trabalho A economia deveria ser dirigida pelo livre jogo da oferta e da procura de mercado (Laissez-faire).

Teorias para a sociedade liberal Denis Diderot e Jean Le Rond D’Alembert foram os principais organizadores de uma ENCICLOPÉDIA de 33 volumes, 130 colaboradores, na qual pretendiam reunir os principais conhecimentos da época nos campos artístico, científico e filosófico.

As luzes da razão A enciclopédia que iluminava. A enciclopédia abordava todos os assuntos e divulgava as ideias filosóficas e políticas do Iluminismo.

Despotismo Esclarecido Os governantes absolutistas de alguns países europeus adotaram certos princípios do Iluminismo, promovendo em seus estados uma série de reformas nos campos social e econômico. Esses governantes ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos. Déspotas esclarecidos – de modo geral, a palavra déspota refere-se a “ditador”, mas no nosso estudo ela designa o “monarca absolutista”. E, por mostrarem-se receptivos a certos princípios do Iluminismo, ficaram conhecidos através dessa expressão.

“A Humanidade só estará livre no dia em que o último Rei morrer enforcado nas tripas do último padre.” Voltaire Representa o Conflito do 3º Estado (Burguesia) contra os privilégios do 1º (Clero) e 2º (Nobreza) Estados.