AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Ana Carla Fernandes Gasques

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

Licenciamento Ambiental
ENFRENTAMENTO DA CONTAMINAÇÃO POR NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA AQUÍFERO BAURU, ESTADO DE SÃO PAULO.
Seminário SANTA CATARINA 2015
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Em BH é exigido por lei: Em caso de evento em local público, o empreendedor responsável deverá apresentar à Secretaria de Administração Regional Municipal.
Introdução e Conceitos Fundamentais
Outorga de Direito de Uso
Gersina N.da R. Carmo Junior
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Regularização Ambiental
OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
enquadramento de corpos de água
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Apresentação Cezar Augusto Martini
Apresentação Cezar Augusto Martini
Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Oficina de Trabalho – Fluxo de Repasse do Recurso da Cobrança – Set 2004 ESTADO.
PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ
MÓDULO INTEGRADOR Módulo Integrador.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL: EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
INFRAESTRUTURA DO SENAI: Equipe de 150 profissionais capacitados (especialistas, mestres e doutores); Competência comprovada por serviços prestados.
INSTRUMENTOS LEGAIS AUTORIZAÇÕES AMBIENTAIS CERTIDÕES AMBIENTAIS LICENÇAS AMBIENTAIS.
PROJETOS DE ENGENHARIA PARA O PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO – PAC – REQUISITOS Uberlândia, 07 de maio de 2014.
Sistemas de Abastecimento de Água:
Os Novos Marcos Regulatórios
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Guia do Minerador Regime de Licenciamento
POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA DE BARRAGENS Lei /2010
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
O uso da cartografia na Sanepar Eng° Paula Foltran de Azevedo Hamerschmidt Dez 2010 Setor de geoprocessamento - USTI.
Profa. Dra. Renata Medici
1- INTRODUÇÃO – Obs.: ( informações gerais condizentes com a modalidade do processo, o Por que do licenciamento? E para que? 2 - INFORMAÇÕES SOBRE O EMPREENDIMENTO.
Em Minas Gerais: Regularização Ambiental Licenciamento Ambiental
ETAPA III Ceará – Mirim e Extremoz Período de 27/07 a 01/09/2011.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Titulo da apresentação Atualização: 08/11/2008 SISTEMA DE ESGOTOS SANITÁRIOS: PRAIAS - BALEIA/SAHY Superintendência Litoral Norte - RN.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
USO INDUSTRIAL DE IMÓVEIS Experiências e tendências Andre GeraldesLeandro Viecili.
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Prof.º Carlos Eduardo Prof.ºMarcílio Fonte: Prof.ªMarcos Von Sperling
PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANÁ
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Sergio Freitas I – OBJETIVOS Definir o processo de Licenciamento Ambiental junto à FEAM Tipos de licença Roteiro básico para o.
TUTELA DO MEIO AMBIENTE NATURAL
SANEAMENTO Prof. Felipe Diogo Teixeira.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
27, 28 e 29 de outubro de Programa de Coleta Seletiva Solidária Programa de manejo e Conservação da Biodiversidade Programa de Educação Ambiental.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
NOVOS INSTRUMENTOS DO SISTEMA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
USO DE ÁGUA.
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
LICENCIAMENTOS. LICENCIMENTOS AMBIENTAIS: ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO DE ARGILA ATIVIDADE DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS: TELHAS-TIJOLOS LICENCIAMENTO MINERAL- DNPM.
O QUE É? É uma linha de crédito para apoiar a realização de projetos pessoais onde um terreno, uma casa ou um apartamento fica de garantia na operação.
Consiste no acompanhamento de vários compartimentos sócio- ambientais das áreas de influência de determinado empreendimento, com a finalidade de verificar.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Nit-Dicla-057: Critérios para Acreditação da Amostragem de Águas e Matrizes Ambientais Victor Pavlov Miranda Gestor de Acreditação.
Superintendência de Desenvolvimento Empresarial Gerência de Meio Ambiente Abril de 2010 OBRIGAÇÕES AMBIENTAIS LEGAIS APLICÁVEIS ÀS INDÚSTRIAS.
NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM EXPANSÃO E REPOSIÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO Brasília, 19 de agosto de 2015 Vitor Carvalho Queiroz Guilherme Abreu.
Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Autor: Eng.ª MÁRCIA TREVISAN VIGORITO XIX Exposição de Experiências.
NOVA SISTEMÁTICA DE OUTORGA DE USO DA ÁGUA EM GOIÁS
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
EIXOS TEMÁTICOS: ASPECTOS PRÁTICOS Viviane Vieira da Silva Advocacia-Geral da União Consultoria-Geral da União Consultoria Jurídica da União em São Paulo.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO.
Francisco Oliveira Francisco Oliveira. O QUE É A EMBASA Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A. Fundada em 11 de maio de 1971 uma lei estadual, de número.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Ana Carla Fernandes Gasques anacarlafgasques@gmail.com

LICENÇA VALIDADE RENOVÁVEL? LAS 6 anos Sim LP Não LI LO 2 a 6 anos Ana Carla F. Gasques

Licença Ambiental Simplificada - LAS Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

DLAE – Dispensa de Licenciamento Ambiental Resolução número 051/2009 da SEMA Empreendimentos e atividades de pequeno porte e baixo impacto ambiental; Apesar de não ser um documento obrigatório, como as licenças ambientais, a dispensa é exigida por muitas entidades de financiamento para empreendimentos de pequeno porte que não precisam de licenciamento ambiental.  Ana Carla F. Gasques

As Estações de Tratamento de Água com vazão inferior a 30 l/s; 2. Todas as captações superficiais (rios e minas) e subterrâneas, como também perfuração e operação de poços, sendo apenas necessário outorga ou a dispensa de outorga pela SUDERHSA; 3. As unidades de tratamento simplificado (apenas cloração + fluoretação) das águas de captações superficiais e subterrâneas; 4. Rede de distribuição, adutoras, reservatórios e elevatórias de sistemas de abastecimento de água; 5. Coletores tronco e rede coletora de esgoto; 6. Poços tubulares rasos. Ana Carla F. Gasques

possuir até 10 funcionários, não gerar efluentes líquidos industriais, São dispensados de licenciamento ambiental no Paraná os empreendimentos de pequeno porte e classificados como pouco poluidores que atendam alguns critérios, como: possuir até 10 funcionários, não gerar efluentes líquidos industriais, não gerar resíduos sólidos classe 1 (perigosos), não gerar emissões atmosféricas, entre outros. Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Documentos para DLAE Cadastro de Usuário Ambiental – caso o requerente ainda não seja cadastrado no IAP apresentar fotocópia da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), se pessoa física; ou Contrato Social ou Ato Constitutivo, se pessoa jurídica e demais documentos exigidos para o cadastro; Requerimento de Licenciamento Ambiental – RLA; Preenchimento do Cadastro do Empreendimento de Saneamento - CSA; Comprovante de recolhimento de taxa ambiental No caso de empreendimento em zona rural, apresentar matricula atualizada do registro de imóveis (90 dias) ou documento de propriedade de justa posse rural, conforme Art. 57 da Resolução CEMA 65/08. Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

ORGANIZAÇÃO DE UM PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TRABALHO 02 ORGANIZAÇÃO DE UM PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Valor: 3,0! Ana Carla F. Gasques

O que deve conter? Escrito + Apresentação Capa Introdução Licenciamento Ambiental: Conceito, Importância Relação de Documentos necessários para cada fase Cadastros/Formulários Ambientaiss Referências Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques

Ana Carla F. Gasques