Notas Explicativas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

Demonstrações Financeiras a serem auditadas
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
CURSO DE CONTABILIDADE Engenharia de Produção e Mecânica
Contabilidade de Custos
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
Análise das Demonstrações Contábeis – Janine Azevedo
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Debêntures São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direitos contra.
Demonstrações Contábeis
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Legislação Societária
Análise das Demonstrações Financeiras
NBC TG RESOLUÇÃO CFC Nº 1.255/09
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE  
Análise Fundamentalista
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
Demonstrações Contábeis
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
Conversão em Moedas Estrangeiras
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
D EBÊNTURES E OUTROS TÍTULOS. D EBÊNTURES São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura.
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA I
Unid. 4 – Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE.
REVISÃO: TEORIA DA CONTABILIDADE
Dividendo Obrigatório
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
Investimentos. Investimentos em outras sociedades Coligadas Controladas Outras participações societárias MEP Valor justo ou custoAtivo financeiro Distrib.
1-Demonstrativos contábeis básicos
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - CPC
Ementa: A contabilidade como instrumento e modelo de informações. A formação e transformação dos cenários contábeis e os lançamentos contábeis. Operações.
MBA Gestão Estratégica de Pessoas
O parecer representa o produto final do trabalho do auditor.
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
CPC 06 OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL
TEORIA DA CONTABILIDADE
Conceitos Complementares
AUDITORIA DOS ESTOQUES
Aula 02.
Investimento em Coligada e em Controlada
TEORIA DA CONTABILIDADE
AUDITORIA Obrigações Geralmente compreendem os seguintes grupos de contas: empréstimos, fornecedores, IR/CSLL e outros impostos, salários a pagar e encargos.
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
REAVALIÇÃO DE ATIVOS Prof. Alessandro.
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 25
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
Prof. Ms. João Rafael Alberton
IAS 1 – Apresentação de Demonstrações Financeiras
Análise das Demonstrações Contábeis
Aula 01.
Demonstrações Financeiras e Estrutura do Balanço Patrimonial
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (COSIF)
TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTÁBILIDADE
Data Aprovação:03/12/2010 Data Divulgação:16/12/2010 IASB:IFRS 1 CPC 43 (R1) ADOÇÃO INICIAL DOS PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS CPCs 15 A 41 Aprovações dos Reguladores:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
AUDITORIA Empréstimos  Obs.: Notas explicativas devem conter taxas de juros, datas de vencimento e garantias, para os empréstimos de LP;  Obter da empresa.
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
AUDITORIA E CONSULTORIA Demonstrações Financeiras - Controles Internos Avaliações Patrimoniais - Análise de Risco Lei n /2009 Lei n /2013.
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
CURSO DE CONTABILIDADE
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Contabilidade e Análise de Balanços Demonstrações Financeiras.
CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.
Transcrição da apresentação:

Notas Explicativas

Notas Explicativas O objetivo principal das notas explicativas é ser um meio de complementar as informações divulgadas nas demonstrações contábeis. A princípio, as notas explicativas não se resumem a textos escritos, podendo utilizar novos quadros ou demonstrações contábeis não exigidas pela lei. O desafio da Contabilidade é dimensionar o tamanho e que tipo de informação deve ser evidenciada.

Notas Explicativas A publicação das Notas Explicativas está prevista no § 4.º do art. 176 da Lei 6.404/76. O § 5.º do art. 176 da Lei 6.404/76 estabelece quais informações devem ser divulgadas: Principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais; investimentos em outras sociedades; aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliações; ônus reais constituídos sobre elementos do ativo, as garantias prestadas a terceiros e outras responsabilidades eventuais e contingentes; as taxas de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações de longo prazo; o número, espécies e classes das ações do capital social, as opções de compras de ações outorgadas e exercidas no exercício; ajustes de exercícios anteriores, e; eventos subseqüentes à data do data do encerramento do exercício.

Notas Explicativas O papel estabelecido pelas notas deve ser o de divulgar informações relevantes aos usuários. Assim, em alguns casos, não será necessária a divulgação. O Conselho Federal de Contabilidade, através da NBC T-6, estabeleceu que as Notas Explicativas devem seguir a mesma ordem constante nas demonstrações contábeis. As informações apresentadas devem ser sempre comparadas com outras de períodos anteriores, permitindo ao usuário analisar a evolução da empresa.

Notas Explicativas O CPC 26 – Apresentação das demonstrações contábeis – estabelece quer as Notas devam seguir esta ordem: Declaração de conformidade com os Pronunciamentos, Orientações e Interpretações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis; Resumo das políticas contábeis significativas aplicadas; Informação de suporte de itens apresentados nas demonstrações contábeis pela ordem em que cada demonstração e cada rubrica sejam apresentadas; Outras divulgações, podendo incluir: (i)passivos contingentes e compromissos contratuais não reconhecidos; e (ii) divulgações não financeiras.

Notas Explicativas Nota sobre operações ou contexto operacional. Sua função é contextualizar o usuário da informação sobre o ramo de atividade onde a empresa se encontra.

Notas Explicativas Sumário das práticas contábeis

Notas Explicativas Investimentos Esta nota tem por objetivo informar quais as participações que a companhia faz em coligadas e controladas, bem como a movimentação do período.

Notas Explicativas Reavaliações Caso uma companhia tenha reavaliado seus ativos deverá divulgar este fato em Nota Explicativa. Estas informações devem constar na nota: Bases de reavaliação e os avaliadores; O histórico e a data da reavaliação; Sumário das contas objeto da reavaliação e respectivos valores; O tratamento quanto a dividendos e participações.

Notas Explicativas Ônus, garantias e outras responsabilidades

Notas Explicativas Empréstimos e financiamentos

Notas Explicativas Capital Social Devem ser divulgados o número, espécies e classes das ações que compõem o capital social, e, para cada espécie e classe, a respectiva quantidade e, se houver, o valor nominal.

Notas Explicativas Ajustes de exercícios anteriores

Notas Explicativas Eventos subsequentes