VARIÁVEL ALEATÓRIA Profa. Ana Clara Guedes. Tomemos o exemplo da variável “peso ao nascer”. A variabilidade dos pesos ao nascer de meninos, com mesma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Estatística Testes de Hipóteses.
Advertisements

DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Curva Normal de Probabilidade
Intervalos de Confiança
ESTIMAÇÃO.
Capítulo 5 A Distribuição Normal de Probabilidade
Estatística Aplicada (Aula 4)
Distribuição de probabilidade
Distribuição de probabilidade
Procedimentos para o uso da calculadora:
Estatística Descritiva
AULA11 Distribuição normal Josemar Rodrigues.
Estatística e Probabilidade
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Distribuições de probabilidades referentes a variáveis contínuas e suas aplicações As variáveis contínuas podem assumir qualquer valor dentro de um intervalo.
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Integral definida Profª Ana Cristina Corrêa Munaretto
Amostragem Pontos mais importantes:
Distribuição Normal Prof. Herondino.
Conceitos de Estatística Prof(a): André Aparecido da Silva
Distribuições de probabilidade
Inferência Estatística
A probabilidade de X tomar um dado valor é zero. Calcula-se a probabilidade de X estar dentro de um intervalo. Função de densidade 1. f(x) ≥ 0 +  2. 
Distribuição de Probabilidade
Estatística Geral (Elementos de Probabilidade)
Estatística Descritiva
Aula 14: Distribuição normal Prof. Diovani Milhorim
DISTRIBUIÇÃO NORMAL.
Esquematicamente, temos:
T- Teste: A distribuição t de Student
Universidade Federal Fluminense Faculdade de Medicina Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil 2011 BIOESTATÍSTICA-aula 2 Prof. Cristina Ortiz Valete.
Aula 10 - Distribuição normal, distribuição amostral da média
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
Distribuição normal A figura abaixo mostra o gráfico de duas distribuições normais. A azul com média zero e desvio 0,2 e a em vermelho com média 2 e desvio.
Revisão básica Distribuição normal: conhecido o valor de z, podemos dizer qual a probabilidade de encontrar valores entre quaisquer dois números. Por.
Estimativas de grandezas cap 2. e cap 3 Média Desvio Padrão e Variância Definições importantes Distribuição Normal Teorema do limite central Hipóteses.
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Modelos Teóricos Contínuos de Probabilidade
Estatística Descritiva
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
Aula 4 – Estatística- Conceitos básicos
Probabilidade.
Medidas de posição e de dispersão
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Distribuição Normal de Probabilidade
Probabilidade Modelos de Distribuições Contínuas:
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas - 7ª aula -
INTERVALOS DE CONFIANÇA
A expectativa de vida de uma determinada marca de pneu é normalmente distribuído com uma média de e um desvio padrão de 5,000 milhas. Qual é a probabilidade.
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
Estimação: Estimativa Pontual Estimativa Intervalar
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL Estudámos distribuições de probabilidade para variáveis aleatórias discretas. No final do capítulo falaremos da distribuição binomial.
SPSS Guia Prático para Pesquisadores
MEDIDAS DE DISPERSÃO Profa Ana Clara Guedes. MEDIDAS DE DISPERSÃO Observe os dois quadros abaixo e compare a Dispersão dos pontos azuis, em torno do ponto.
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
onde xi são os valores da variável e n o número de valores.
Prof. Josenildo dos Santos MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS ÀS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE ESTRATÉGICA 2º MÓDULO.
Módulo 1 Estatística Básica.
Distribuição de freqüências
Estatística Aplicada - Componente Prática Ensaio de hipóteses estatísticas Ensaio para µ com  2 conhecido e desconhecido.
Aula 4 Bioestatística Probabilidade para variáveis aleatórias.
INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MEDIA POPULACIONAL (σ 2 desconhecido ) Sabemos que se o tamanho da amostra for superior a 30 a distribuição amostral das.
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Transcrição da apresentação:

VARIÁVEL ALEATÓRIA Profa. Ana Clara Guedes

Tomemos o exemplo da variável “peso ao nascer”. A variabilidade dos pesos ao nascer de meninos, com mesma idade gestacional, mesma raça, filhos de mães em condições similares de saúde e alimentação é explicada pelo acaso. Dizemos, neste caso, que peso ao nascer é uma variável aleatória.

Grandes amostras de certas variáveis aleatórias permitem construir gráficos que apresentam aparência típica. A seguir são apresentados os dados de peso ao nascer de nascidos vivos brancos do sexo masculino com cerca de 40 semanas de gestação.

Uma pesquisa com 2000 bebês, escolhidos ao acaso, apresentou os seguintes resultados para a variável “peso ao nascer” : Peso% de bebês 1,50 |  2,00 5 2,00 |  2, ,50 |  3, ,00 |  3, ,50 |  4, ,00 |  4,50 4 4,50 |  5,00 2 TOTAL100

Os dados dos bebês apresentaram: média = 3,025Kg desvio padrão = 0,6Kg

Observe que: o A maioria dos bebês está concentrada em torno da média. o Valores distantes da média apresentam pequena porcentagem de indivíduos o O valor da média quase coincide com o valor da moda o A média está no centro dos valores mínimo e máximo

Estes dados são provenientes de uma amostra de 2000 sujeitos. À medida que aumentamos o tamanho da amostra o polígono de freqüências se aproxima de uma curva muito especial chamada curva Normal.

DISTRIBUIÇÃO NORMAL

Uma curva Normal típica apresenta a seguinte forma:

Quando uma variável se aproxima muito de uma Distribuição Normal, vários métodos, modelos e tipos de análises podem ser realizados e/ou aplicados, daí sua importância na Pesquisa Científica. Um número muito grande de variáveis biológicas apresenta distribuição Normal: AlturaTaxa de colesterolGlicemia basal PesoPressão SistólicaResultados de um teste IdadeTaxa de glicoseTeste de Avaliação Escolar Avaliação de QIÍndice CefálicoNível de Agressividade

As curvas normais apresentam algumas características bastante interessantes em termos de sua forma, de como se especificam e de como são utilizadas para obtenção de probabilidades. São elas: 1. A distribuição tem forma de sino; 2. É simétrica em relação à média; 3.  = Mo = Md; 4. Prolonga-se de -  a +  ; 5. Cada distribuição normal fica completamente especificada por sua média e seu desvio padrão; ou seja, há uma distribuição normal distinta para cada combinação de média e desvio padrão;

5.1Distribuições Normais com mesmo  e diferentes valores de .  A >  B >  C

5.2Distribuições Normais com diferentes  e mesmos valores de .  A >  B

6. A área total sob a curva Normal é 100%; 7. A área sob a curva e entre dois pontos é a probabilidade de uma variável normalmente distribuída tomar um valor entre esses pontos; 7.1Exemplo: Suponhamos que a população de adultos no Brasil possua altura com distribuição Normal com média de 1,75 metros e desvio padrão de 0,08m (8 cm). A probabilidade de um homem adulto ter mais que 1,83 m é dada pela área hachurada na figura abaixo:

8. O intervalo (  -  ;  +  ) contém 68% da população O intervalo (  -2  ;  +2  ) contém 95,5% da população O intervalo (  -3  ;  +3  ) contém 99,7% da população

Exercício 1 - Suponhamos que a população de adultos no Brasil possua altura média de 1,75 metros e desvio padrão de 0,08m (8 cm). Considerando que as alturas tenham distribuição normal, represente graficamente: b) A probabilidade de um homem adulto ter menos que 1,52 m c) A probabilidade de um homem adulto estar entre 1,67 e 1,78

Exercício 1 - Suponhamos que a população de adultos no Brasil possua altura média de 1,75 metros e desvio padrão de 0,08m (8 cm). Considerando que as alturas tenham distribuição normal, represente graficamente: b) A probabilidade de um homem adulto ter menos que 1,52 m P (X < 1,52) c) A probabilidade de um homem adulto estar entre 1,67 e 1,78 P (1,67 < X < 1,78)

Exercício 1 d)A probabilidade que um homem adulto não ter mais que 1,83m. e) A probabilidade que um homem adulto tenha exatamente 1,83 m.

Exercício 1 d)A probabilidade que um homem adulto não ter mais que 1,83m. P ( X ≤ 1,83) e) A probabilidade que um homem adulto tenha exatamente 1,83 m. P (X = 1,83)

Exercício Suponha que para a população de funcionários da Empresa MYKONOS os salários tenham distribuição Normal com média $15.000,00 e desvio padrão $3.000,00. a) Represente graficamente a probabilidade de um indivíduo desta população apresentar salário superior a $18.600,00; b) Qual das duas probabilidade é maior: P(X ) ? c) Qual o valor aproximado de P(X<15.500)? ( )18% ( )43% ( )57% ( )93%