Resiliência: uma perspectiva conceitual e histórica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Advertisements

INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Dinâmica e Gênese dos Grupos
TEORIA COMPORTAMENTAL
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
PSICOLOGIA.
Avaliação Psicomotora
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
POR QUE PLANEJAR!.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
  ORGANIZAÇÕES.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
CP - Capital psicológico
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Emergências e Desastres
EDUCANDO FILHOS MAIS SEGUROS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é Aprendizagem?.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
A Sociedade humana: generalidades
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Bronfenbrenner e os contextos
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Conceitualização (Conceituação) Cognitiva
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
→ O PAPEL DAS RELAÇÕES PRECOCES NO TORNAR-SE HUMANO
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Vínculos iniciais e desenvolvimento infantil: abordagem teórica em situação de nascimento de risco * Dienifer Ghedin,
A Liderança e seus Conceitos
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano
POBREZA, CONCEPÇÕES E DEFINIÇÕES
Depressão.
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
Terapia Familiar.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
O QUE É VULNERABILIDADE? Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166.
Conceitualização Cognitiva
Teoria das Representações sociais Serge Moscovici
Envelhecimento: Processo pessoal? Tarsila Cunha. Envelhecimento Devemos levar em conta alguns fatores, quando nos referirmos ao envelhecimento: O desenvolvimento.
Envelhecimento Tarsila Cunha.
PERSONALIDADE: por que estudar?
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
Aprendizagem da matemática
1. Como Sua Família Lida Com Alguma Situação Estressora?
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Matriz de avaliação processual
Conceituação Cognitiva
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Resiliência: uma perspectiva conceitual e histórica

Histórias de vida fazem a diferença... Pedro e João Histórias de vida... Atenção aos aspectos sociais, econômicos, familiares, etc... Suas realidades de convívio familiar e de interação social diferem fortemente. Suas histórias apresentam riscos e vulnerabilidade, mas também alguns fatores de proteção... “São histórias de pessoas que lidam no seu cotidiano com adversidades, mas que contam com a proteção e os recursos de seu contexto e suas próprias potencialidades para seguir suas trajetórias de vida. São histórias sobre o fenômeno da resiliência e de um ser humano que cresce, amadurece e aprende, principalmente por suas capacidades e características positivas do que pelas suas limitações e iminência de adoecimento” (p. 21).

Resiliência Originado da Física “Propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica” – exemplo: elástico. Para a Psicologia essa definição não é (nem deve ser) tão precisa quanto na Física – variedade de fenômenos humanos. Resiliência é a habilidade de voltar rapidamente para o seu usual estado de saúde ou de espírito, depois de passar por doenças e dificuldades.

Invulnerabilidade ou Invencibilidade Definições precursoras sobre Resiliência. Invulnerabilidade foi utilizada para descrever crianças que, apesar de vivenciarem longos períodos de adversidade e estresse psicológico, apresentavam saúde emocional e alta competência. Significaria uma resistência absoluta ao estresse, uma característica não sujeita a mudanças

Resiliência # Invulnerabilidade Não são termos que se equivalem, ou seja, a Resiliência seria uma habilidade de superar adversidades. Não significa, no entanto, que o indivíduo saia completamente ileso de determinada situação adversa, como na ideia associada ao termo invulnerabilidade.

Dados interessantes... Desmitificando através da pesquisa, falas do senso comum... de que a pobreza gera problemas.. Os estudos longitudinais de Werner e Smith (1982, 1992) tiveram objetivo de estudar os efeitos cumulativos da pobreza, do estresse perinatal e dos cuidados familiares deficientes no desenvolvimento de crianças. Foi possível perceber que nem todas as crianças provenientes de ambiente com a presença de quatro ou mais fatores de risco (pobreza, baixa escolaridade dos pais, baixo peso ao nascer, estresse perinatal, entre outros) desenvolveram ou apresentavam problemas de aprendizagem ou de comportamento. Essas crianças foram denominadas resilientes.

Pesquisas de Michel Rutter (1970) correlacionando fatores de risco, vulnerabilidade e gênero. Resultados: Mostraram que os meninos eram mais vulneráveis que as meninas, não apenas aos estressores físicos, como também aos psicossociais. Uma importante constatação a partir desse estudo e com a realização de outras pesquisas. “Um único estressor não possui impacto significantes, entretanto a combinação de dois ou mais estressores pode diminuir a probabilidade de consequencias positivas no desenvolvimento e estressores adicionais aumentam o impacto de outros estressores presentes” (p.24).

Resiliência é como uma variação individual em resposta ao risco e os mesmos eventos estressores podem ser experienciados de maneira diferente por diferentes pessoas. A resiliência não pode ser vista como um atributo fixo do indivíduo, e se as circunstâncias mudam a resiliência se altera. Na Resiliência, além das influências quanto as diferenças individuais (idade, gênero, genética, contexto cultural e ambiental), também deve ser considerada a etapa de desenvolvimento em que a pessoa se encontra. “A resiliência seria, pois o desenvolvimento normal sob condições difíceis” (p.24).

Na Psicologia, a Resiliência seria uma busca por uma elaboração simbólica diante do sofrimento humano. Relação Resiliência e Psicologia Positiva. O enfoque da Resiliência está centrado em situações que permitem estudos sobre o desenvolvimento sadio e positivo. A Psicologia Positiva busca o entendimento dos processos e fatores que proporcionam o desenvolvimento psicológico sadio.

A teoria do apego de Bowlby e a Resiliência Para alguns autores, as crianças mais resilientes seriam aquelas seguramente apegadas. Para a teoria do Apego ser seguramente apegado não significa somente uma dependência ou apego físico. É a teoria que descreve a dinâmica de longo-termo em relacionamentos entre humanos. Seu princípio mais importante declara que um recém-nascido precisa desenvolver um relacionamento com, pelo menos, um cuidador primário para que seu desenvolvimento social e emocional ocorra normalmente (Fonte: Wikipédia)

Teoria do apego e a Resiliência Fonte: http://pt.slideshare.net/Thiagodealmeida/john-bowlby-e-a-yeoria-do-apego

“Assim, o apego seguro seria parte do processo mediador da resiliência devido ao modelo interno hipotético de relações decorrentes deste apego. A partir disso, pais inseguramente apegados podem transmitir este tipo de relação a seus filhos. Entretanto, uma presença, mesmo que pouco frequente, mas estável e responsiva na vida da criança pode ser um fator protetivo e contribuir para o estabelecimento de um modelo interno mais seguro de relação” (p. 26).

Três fontes de Resiliência 1. Atributos da Criança a) ausência de deficiências orgânicas; b) temperamento fácil c) idade precoce por ocasião do trauma d) ausência de perdas e separações precoces. 2. Atributos do Ambiente a) maternagem competente b) boa relação de relações informais c) apoio social formal (educação) d) atividade organizada e) ter fé 3. Atributos do funcionamento psicológico da criança a) inteligência e capacidade de resolver problemas b) autonomia ou locus interno de controle c) boa auto-estima d) empatia e) desejo f) capacidade de planejamento g) senso de humor

Teoria Ecológica do Desenvolvimento Fonte: Slideshare

A teoria ecológica de Bronfenbrenner é baseada na premissa de que não é o ambiente comportamental, em si,que prediz o comportamento, mas a interpretação do indivíduo sobre o ambiente, tanto no tempo quanto no espaço. Isto é, o significado ligado ao ambiente e não o ambiente em si é que orienta o comportamento. Ele dá considerável importância às percepções das atividades, papéis e relações interpessoais que um indivíduo tem e que são tipicamente demonstradas em um ambiente comportamental. Fonte: slideshare

Teoria Ecológica do desenvolvimento e Resiliência A TED é útil no estudo da Resiliência pois procura integrar aspectos individuais e ambientais, contemplando os fatores relacionados com o fenômeno a ser investigado. A TED concebe o desenvolvimento a partir da interação da dinâmica de quatro elementos (CPTP): 1. Contexto 2. Pessoa 3. Tempo 4. Processo

Contexto Microssistema Mesossistema Exossistema Macrossistema Fonte:Google imagens.

Pessoa As características da pessoa influenciam de forma fundamental a direção e o conteúdo dos processos proximais.

Tempo Exerce um papel no desenvolvimento humano a partir das mudanças e continuidades características do ciclo de vida.

Processo

O processo é constructo central do modelo bioecológico. Os processos proximais são formas particulares de interação entre o organismo e o ambiente, incluindo outras pessoas, objetos e símbolos, que operam ao longo do tempo e são os principais motores do desenvolvimento.

Em suma... Na relação TBDH enfatizam-se as peculiaridades desenvolvimentais experienciadas pelos indivíduos que se desenvolvem em determinado contexto e não os déficits encontrados quando relacionados comparativamente com outros indivíduos que vivem em contextos culturalmente esperados. A TBDH, ao estudar o desenvolvimento contextualizado, permite que a resiliência seja melhor entendida e, ao mesmo tempo, impede que critérios de estudos para a compreensão do desenvolvimento com determinadas populações sejam utilizados em outras. Porque o autor faz essa colocação? O que isso significa?

Resiliência e fatores de risco e de proteção Os fatores de risco estão relacionados a toda sorte de eventos negativos de vida que, quando presentes no seu contexto, aumentam a probabilidade do indivíduo apresentar problemas físicos, psicológicos e sociais. Fatores de proteção – correspondem às influências que modificam, melhoram ou alteram respostas individuais a determinados riscos de desadaptação.

Os fatores de risco e de proteção devem ser investigados dentro do contexto da vida do indivíduo, principalmente porque um fator de proteção pode futuramente transformar-se em um risco. A proteção não elimina os fenômenos psicológicos da situação vivenciada, o que ocorre é uma mudança na maneira como os indivíduos enfrentam as situações em suas vidas, principalmente, quando submetidos a circunstâncias estressantes e desvantajosas.

Os mecanismos de proteção serão aqueles que, numa trajetória de risco, modificam o rumo da vida do indivíduo para um final mais adaptado.

Resiliência e vulnerabilidade As autoras apontam vulnerabilidade como algo individual (assim como a Resiliência) e afirmam que: A vulnerabilidade opera apenas quando o risco está presente, pois sem risco ela não possui efeito. ao contrário da Resiliência, a vulnerabilidade caracteriza-se pela emissão de respostas mal-adaptadas que produzem resultados negativos para o desenvolvimento psicológico dos indivíduos submetidos a situações de risco. A vivência de situações adversas desencadeia nos indivíduos respostas diversas, algumas eficientes, outras que os expõem a riscos ainda maiores. O comportamento dos indivíduos diante de uma situação depende de sua vulnerabilidade.

FIM