Metodologia da Problematização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Porque ensinar Ciências na Escola?
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Mobilizando o operatório
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Aluno a Distância.
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
Caso Homero: Metodologia da problematização
Disciplina de práticas investigativas
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Emília Freitas de Lima UFSCar
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Disciplina Auditoria I
II Orientação Técnica PCAGP.
Para início de conversa, sabemos que Segurança e Saúde são duas questões que devem estar presentes em todas as situações de nossas vidas, desde uma simples.
ARTIGO CIENTIFICO.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
O aluno elaborando conceitos
Introdução A Escola de Saúde Publica de Mato Grosso (ESPMT), vem atuando na formação de Indígenas a partir de 1987, onde iniciou a execução do Projeto.
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Relatório de Proposta de Projeto
PESQUISA CIENTÍFICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Como elaborar um plano de aula
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Prescrição de Atividade Física para Pessoas com Hipertensão
Entrevista Motivacional
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Transcrição da apresentação:

Metodologia da Problematização

Passo-a-passo da Metodologia da Problematização

Passo 1 A Metodologia da Problematização inicia-se ao incitar o aluno a observar a realidade de modo crítico, possibilitando que o mesmo possa relacionar esta realidade com a temática que está estudando, esta observação mais atenta permitirá que o estudante perceba por si só os aspectos interessantes, que mais o intrigue. A partir dos conhecimentos prévios os alunos e professores serão capazes de perceberem os aspectos problemáticos desta realidade analisada.

No caso Homero ... Neste caso, a enfermeira identificou problemas na técnica de aferição da pressão arterial de Eloá. Devido a isto, resolveu observar todas as outras 3 técnicas de enfermagem da unidade e constatou que todas elas estavam com algum tipo de problema de aferição. A enfermeira Márcia, então, convidou as técnicas de enfermagem para uma conversa a fim de resgatar o processo de educação permanente que há tanto tempo estava esquecido. Pediu que as mesmas formassem uma roda e aferissem a pressão da colega que estivesse do lado esquerdo. Quem estivesse atuando como paciente deveria avaliar o método de aferição da sua colega, apontando os possíveis erros. Ao final, todas assumiram que tinham algum problema ou dúvida sobre este assunto.

Passo 1 Tendo elencado os aspectos problemáticos, os alunos e professores devem classificá-los utilizando critérios de prioridade, a fim de definir quais serão estudados e com qual profundidade. Caso Homero: A enfermeira e as técnicas de enfermagem elencaram o tema “Técnica de Aferição de Pressão Arterial” como prioritário por ser uma habilidade muito importante para o dia-a-dia da equipe de enfermagem 5

Passo 2 Concluída esta análise o indivíduo é estimulado a refletir sobre quais são os pontos chaves destes problemas. Caso Homero: Durante a conversa, vários dúvidas surgiram, mas foram 5 os pontos chaves deste problema e não somente a técnica propriamente dita: Idade de início de aferição da PA; Periodicidade para quem é hipertenso e quem não é; Orientações aos pacientes antes de verificar a pressão; Tipos de manguitos e como escolher para cada ocasião; Níveis urgentes de Hipertensão.

Passo 3 Os pontos-chaves serão a orientação para a etapa da Teorização, onde buscam embasamentos científicos, técnicos, oficiais etc.

Caso Homero A partir do problema identificado, cada uma ficou responsável de trazer em 5 dias, algum material (vídeo instrutivo, artigo, livro, etc) sobre a “Técnica de Aferição de Pressão Arterial”, incluindo não somente a técnica, como também respostas as seguintes questões (uma para cada técnica e uma para a enfermeira): Qual a idade de início de aferição da PA? Qual a periodicidade de aferição para quem é hipertenso e não é? Quais os tipos de manguitos e como utilizá-los? Quais orientações devem ser dadas aos pacientes antes de ele vir ao posto para verificar a pressão? Quais os níveis de pressão são considerados urgência, se o paciente estiver assintomático? E o que fazer nestes casos?

Passo 4 Após essa etapa de teorização, outra reflexão é necessária, a elaboração das possíveis hipóteses de solução, assim como os aspectos problemáticos, estas hipóteses devem ser classificadas utilizando-se critérios de adequação, logicidade, coerência ou outro. A construção das hipóteses é um momento importante, pois, mais uma vez o indivíduo deve julgar de maneira crítica a realidade em que está inserido, compreendendo de forma mais construtiva o meio em que vive, estando agora menos abstrata as medidas possíveis que podem ser tomadas para a transformação, em algum grau, da realidade em que vive.

Reforçando As medidas possíveis que podem ser tomadas devem ter o potencial para transformar, em algum grau, da realidade em que vive ...

Caso Homero Depois de 5 dias, todas se reuniram novamente e levaram as repostas às questões levantadas. Conseguiram enxergar de fato quais os erros estavam sendo cometidos e devido ao fato de terem a disposição material de boa qualidade, iriam corrigi-los. E para que não perdessem essa habilidade, uma vez a cada 6 meses, iriam aferir a pressão uma das outras, reproduzindo o exercício que a enfermeira Márcia fez inicialmente.

Passo 5 Tire a teorização do papel e coloque em prática! Mãos a obra!!

Arco da Problematização

Referências Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunic, Saúde, Educ. 1998;2(2):139-54. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08 Universidade Estadual de Londrina. A Metodologia da Problematização e suas etapas. Disponível em: http://www.uel.br/grupo-estudo/geeep/pages/sintese-das- discussoes/a-metodologia-da-problematizacao-e-suas- etapas.php

Este trabalho está licenciado sob uma licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/