As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Advertisements

Componentes de Um Computador
Sistemas Distribuídos
Matemática para todos Educação Básica
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Portfólio de Matemática
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Prof. Renato Medeiros MAF/UCG. Insucesso na aprendizagem: Professores : Métodos de ensino Não modernidade Alunos : Desenvolvimento cognitivo Deficiência.
A ciência é uma metamorfose do senso comum....
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Práticas Inovadoras em Escolas Européias
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 01.
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
O uso da internet nas escolas
A Evolução das Mídias Audiovisuais
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Linguagem, alfabetização e letramento
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Aplicação de mapas conceituais na educação
AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA
O Uso Pedagógico do Blog
GSO I ETEC João Bellarmino – Unidade Itapira 1º Módulo
TÉCNICO EM CONTABILIDADE SUBSEQUENTE
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Professor Andre Moura Hipermídia Professor Andre Moura
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Profa. Reane Franco Goulart
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Tecnologias da Informação e Comunicação
Jornal como Recurso Didático
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
SISTEMAS OPERACIONAIS I Memória Virtual e Paginação
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
SALA DE AULA INTERATIVA
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Rethinking Literacy Education in New Times:
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução ao Groupware e ao CSCW
Placa de Rede/ Rato Disciplina: SDAC Ricardo Bento 12ºL.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Vitor Barrigão Gonçalves, 2001 “Espicaçar as Consciências Adormecidas” Educação Multimédia Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança.
Estudo Virtual.
O que é multimídia.
A VIRTUALIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
SISTEMAS ESPECIALISTAS Expert Sinta Prof. Mário Dantas
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
Descrever as tendências principais na área de software.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
Douglas Engelbart (1925 – 2013) Nascido nos EUA e formado em engenharia, foi um dos pioneiros em pesquisas sobre computadores e internet. Inventou o mouse.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Tecnologia da Inteligência Pierre Lèvy Por Adja Andrade.
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
Componentes do Jornalismo Online
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

As tecnologias da Inteligência

HIPERTEXTO

"A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado "As We May Think”. Bush imaginou o "Memex", dispositivo que se configurava como uma espécie de memória auxiliar, classificando as informações por associação. Essas conexões ainda não chamavam hipertextuais.

"No início dos anos sessenta, Theodore Nelson inventou o termo hipertexto para exprimir a idéia de escrita/leitura não linear em um sistema de informática" Ele imaginou o Xanadu, que além de fazer ligações entre informações também permitiria que as pessoas compartilhassem essas informações e interagissem entre si.

O autor imagina um futuro onde um aprendiz de mecânico utiliza um CD com imagens tridimensionais de um motor, e uma série de vídeos explicativos, para estudar o funcionamento do motor de um carro. Hoje esse mecânico poderia utilizar realidade aumentada.

Afinal, o que é hipertexto? Tecnicamente: um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Esses nós podem ser palavras, documentos, informações e outros hipertextos… Funcionalmente: um hipertexto é um tipo de programa para a organização de conhecimentos ou dados, a aquisição de informações e a comunicação.

"Partindo de traços tomados de empréstimo de várias outras mídias, o hipertexto constitui, portanto, uma rede original de interfaces." Se no livro precisamos de um índice, e no jornal de uma observação mais apurada, para encontrarmos algo, no hipertexto basta usar a ferramenta de pesquisa.

"O hipertexto ou multimídia interativa adequam-se particularmente aos usos educativos. É bem conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem. Quanto mais ativamente uma pessoa participar da aquisição de um conhecimento, mais ela irá integrar e reter aquilo que aprender.”

O COMPUTADOR PESSOAL E A POLÍTICA DAS INTERFACES

“Na metade da década de setenta, uma pitoresca comunidade de jovens californianos à margem do sistema inventou o computador pessoal”

Altair

“A montagem foi o primeiro princípio de interface com os usuários dos novos computadores. Essa característica da interface implicava uma modificação no significado da máquina: o essencial não era mais montá-la, mas sim usá-la”

“Para os fundadores da Apple, o computador era o circuito básico. A fonte, o gabinete, os diversos periféricos não eram nada além de uma atração ou de publicidade para fazer com que as pessoas utilizassem os circuitos”

As idéias que orientaram a construção do Macintosh vinham desde a metade dos anos 50, tinham sido imaginadas por Douglas Engelbart, e no instituto de pesquisa de Stanford foram testados pela primeira vez: “- a tela com múltiplas janelas de trabalho; - a possibilidade de manipular, com a ajuda de um mouse, complexos informacionais representados na tela por um símbolo gráfico; - as conexões associativas (hipertextuais) em bancos de dados ou entre documentos escritos por autores diferentes; - os grafos dina ̂ micos para representar estruturas conceituais (“processamento de idéias”); - os sistemas de ajuda ao usuário, integrados aos programas.”

“O surgimento do Apple Machintosh, em 1984, acelerou a integração da informática ao mundo da comunicação, da edição e do audiovisual, permitindo a generalização do hipertexto e da multimídia interativa”

GROUPWARE

“Todos os documentos, artigos de revistas, minutas de reuniões [...] encontram-se disponíveis para consulta imediata pelos membros da equipe através de uma simples pesquisa por palavra-chave ou de um índice geral de documentos. Estes documentos podem estar ligados, seja por inteiro ou apenas em parte, a qualquer item da ‘rede de discussão racional’. ”

A interação do hipertexto é feita por associações, o sentido de cada argumento, cada texto, se dá com a relação que se cria com outros textos. Cada um vê coisas idênticas de um modo, de acordo com a bagagem pessoal de informações que carrega, essa é a base do hipertexto. A função do groupware é de unir todas essas diversas opiniões e associações, de um modo coletivo, para assim acrescentar diversos modos de pensar a cada um de nós, à fim de multiplicar conhecimentos.