Administração Financeira e Orçamentária I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

Administração Financeira – I
Demonstrações Contábeis
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
Contabilidade e custos
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
Administração Financeira e Orçamentária II Introdução
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
4 – Algumas Decisões em Relação ao Balanço Patrimonial
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
O BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
Departamento Jurídico-Financeiro
Aula 06.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Capital circulante liquido e
Análise das Demonstrações Financeiras
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Demonstração do Resultado do Exercício
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
Estrutura do Balanço Patrimonial
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Fluxo de operações e de fundos
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
Balanço Patrimonial da Cia. Expert
Resolução do exercício de DRE
Princípios Básicos de Finanças
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
1 Economia Monetária Administração Financeira e Orçamentária Aula 11 – Outubro 2007 Rebeca Vitória Rodrigues Selma Maximiano Pimenta Gestão Tecnológica.
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Objetivos Apresentar a estrutura dos demonstrativos econômico-financeiros. Identificar as funções da Contabilidade Financeira. Analisar as demonstrações.
CONTROLADORIA Demonstração do Fluxo de Caixa DFC: Resenha de Artigo:
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Contabilidade Geral revisão presencial. O analista financeiro da empresa JQ calculou alguns indicadores dos anos de 2005, 2006 e 2007 da referida empresa.
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
EBITDA Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
TEORIA DA CONTABILIDADE
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PROF. JOSÉ MANOEL DA COSTA
Análise das Demonstrações Contábeis
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Nicolle Oliveira Alencar
Integração das Demonstrações
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Administração Financeira e Orçamentária I
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
Decisão de Investimento
POLÍTICA FINANCEIRA CURTO PRAZO
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras 1º SEMESTRE 2016
Administração do Capital de Giro
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
FLUXO DE CAIXA.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
CONTABILIDADE Profº. A. S. Morante 1. Análise de Balanços Uma peça Balanço Várias peças Demonstrações Análise das demonstrações financeiras 2.
Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa
Transcrição da apresentação:

Administração Financeira e Orçamentária I É a arte e a ciência de administrar recursos financeiros, para maximizar a riqueza dos acionistas. “ ... Nas instituições não voltadas ao lucro, existem outros objetivos que não a maximização da riqueza. No entanto, essa organizações não prescindem da boa administração, pois precisam garantir sua solvência financeira.” As atividades da Administração financeira envolvem decisões estratégica, como a seleção de alternativas de investimentos e as decisões de financiamento de longo prazo, além das Operações de curto prazo, como gestão de caixa, concessão de crédito a clientes, obtenção De crédito junto a fornecedores, negociação com bancos, gerenciamento de riscos, entre outras.

Administração Financeira e Orçamentária I Administrador Financeiro Poderá trabalhar como: Analista de crédito e cobrança; Tesoureiro; Coordenador de planejamento e controle financeiro; Analista de investimentos Controller Nas diversas instituições como: Bancos; Corretoras; Distribuidoras e Bolsas de Valores; Consultor autônomos de investimentos; Orientador de Seguros; Gestão de recursos financeiros

Administração Financeira e Orçamentária I Funções básicas da Administração Financeira Tesouraria Administração de Caixa Administração de crédito e cobrança Administração de risco Administração de câmbio Decisão de financiamento Decisão de investimento Planejamento e controle financeiro Proteção de ativos Relação com acionistas e investidores Relações com Bancos Controladoria Administração de custos e preços Auditoria Interna Contabilidade Orçamento Patrimônio Planejamento Tributário Relatórios Gerenciais Desenvolvimento e acompanhamento De sistemas de informação financeira

Administração Financeira e Orçamentária I Finanças e outras ciências Direito Economia Contabilidade Adm. Financeira Estatística Computação Matemática

Administração Financeira e Orçamentária I Finanças nas Organizações Diretor G 1 Produção Finanças Vendas G2 Projetos G n G = grupo de trabalho Rotinas (processos)

Administração Financeira e Orçamentária I Visão sistêmica organizacional Organização Clientes Subsistema comercial Subsistema produção Concorrentes Sociedade Subsistema Financeiro Fornecedores (Bancos e instituições financeiras) Mercado Social Legal Econômico Tecnológico

Administração Financeira e Orçamentária I Decisão de Investimento Ativo Ativo Circulante Caixa e Bancos Contas a receber Estoques Outros Ativo Realizável de Longo Prazo Ativo Permanente Imobilizado Investimentos Diferido Total Questões a serem respondidas Onde estão aplicados os recursos? Quanto está aplicado em Circulante? Quanto está aplicado em permanente? Qual o risco do investimento? Qual o retorno do investimento? Quais novas alternativas de investimentos? Em que alternativas investir? Como maximizar a rentabilidade? O que descartar ou reduzir?

Administração Financeira e Orçamentária I Decisão de Financiamento Passivo Passivo Circulante Fornecedores Empréstimos e financiamentos Debêntures Outros Passivo Exigível de Longo Prazo Financiamentos Patrimônio Líquido Capital Social Reserva Lucros ou Prejuízos acumulados Total Questões a serem respondidas Qual a estrutura de capital? De onde vêm os recursos? Qual a participação do Capital Próprio? Qual o perfil do Endividamento? Qual o custo de Capital? Quais as fontes de Financiamento? Qual o risco financeiro? Qual o sincronismo entre os vencimentos das dívidas e a geração de meios de pagamentos?

Administração Financeira e Orçamentária I Resultados Demonstrativo de Resultados de Exercício 1- Receita operacional ( + ) ....................... 2- Deduções da receita Impostos incidentes.................................................. Devoluções de produtos .......................................... 3- Receita operacional líquida = ( 1 – 2 ) 4- Custos operacionais 5- Resultado operacional bruto = ( 3 – 4 ) 6- Despesas operacionais Comercialização..................................................... Administrativas....................................................... Amortização/Depreciação...................................... Despesas financeiras............................................. Outras..................................................................... 7- Resultado Operacional = ( 5 – 6 ) 8- Resultado não operacional ( + )............ 9- Lucro antes do imposto de renda = ( 7 + 8 ) 10- Imposto de renda ...................................... 11- Lucro Líquido do Exercício = ( 9 – 10 ) Questões a serem respondidas Quais os resultados obtidos? Mantê-los ou melhorá-los? Qual o crescimento das vendas? Qual o crescimento dos custos e das despesas? Quais as participações percentuais de custos e despesas? Qual a margem líquida de vendas? Quais os custos e despesas que podem ser reduzidos? As receitas estão compatíveis com os investimentos? Os lucros estão atingindo as metas? EBITDA = LAJIRDA

Administração Financeira e Orçamentária I Valor da Empresa O gestor financeiro é o responsável pela elevação do valor da Empresa Valor Patrimonial Contábil - Recursos da empresa menos as dívidas – expresso pelo Patrimônio líquido. Valor Patrimonial real – Valor patrimonial atualizado Valor Presente Líquido (VPL) – Valor obtido em função do fluxo de caixa. Valor de Mercado - É o somatório do Valor das ações, no preço em que está sendo comercializada no mercado, na Bolsa de Valores. Empresas não S/A, valem o que o mercado está disposto a pagar. Valor de Liquidação – Situação de encerramento do negócio

Administração Financeira e Orçamentária I Exercício de fixação 1- Qual o objetivo da Administração Financeira __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2- Quais as funções básicas da Administração Financeira 2.1. Tesouraria _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2.2. Controladoria _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3- Represente graficamente a visão sistêmica das organizações e explique a relação da área de finanças dentro do contexto organizacional ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Administração Financeira e Orçamentária I Exercício: uma empresas tem apresentado em média os seguintes valores nas contas apuradas. Qual o resultado do exercício? Receitas de vendas = 30.000,00 Custos de produção = 12.000,00 Despesas com água, energia, telefone = 1500,00 Comissões a vendedores = 1200,00 Multas por atraso na quitação de contas = 200,00 Depreciação = 150,00 Devolução de produtos = 1500,00 ICMS = 17,5% Receitas financeiras = 1000,00 Imposto de Renda = considerar 12,8%

Administração Financeira e Orçamentária I Exercício: A empresa “X” iniciou suas atividades com um capital de sócios de R$ 100.000,00. Alocou R$ 50.000,00 no caixa, adquiriu equipamentos no valor de R$ 30.000,00 e pagou R$ 20.000,00 de jóia para se instalar no ponto comercial desejado. No primeiro mês comprou R$ 60.000,00 de matéria prima a prazo. Neste mês terceirizou a produção, pagando R$ 30.000,00, contra a apresentação dos serviços. Consumiu toda a matéria prima na produção de 10.000 unidades de seu único produto. No mês seguinte vendeu 7.000 unidades do produto por R$ 120.000,00. Com o dinheiro recebido saldou os seus compromissos. Demonstre os fluxos entre as contas e monte um balancete para o período analisado.  

Administração Financeira e Orçamentária I Bibliografia Lemes Junior, Antônio Barbosa-1949. Administração Financeira : princípios, fundamentos e práticas brasileiras, 2 ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2005