Neoclassicismo e Romantismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Advertisements

Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Neoclassicismo.
Barroco.
Capítulo 5: O Neoclassismo
Romantismo.
ROMANTISMO.
Arcadismo ou Neoclassicismo
ECLÉTICO O termo arquitetura eclética ( no Brasil ) ou arquitetura eclética (em Portugal ) refere-se a um movimento arquitetônico predominante desde meados.
BARROCO s.
Principais Características
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
Século XIX na Europa as inovações na arte
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Classicismo.
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Prof. Everton da Silva Correa
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Revisão – professora Margarete
CLASSICISMO.
História da Educação no Brasil
ARCADISMO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Neoclassicismo.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
ROMANTISMO.
Arcadismo Profª. Indianara..
Romântico e Neoclássico: “ Rupturas e Inovações”
RENASCIMENTO CULTURAL
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Arcadismo – século XVIII
HISTÓRIA DA ARTE Neoclassicismo.
Neoclassicismo. Neoclassicismo, um estilo revolucionário T: final do século XVIII e início do século XIX. E: França. O estilo neoclássico na França recebeu.
Neoclássico. Final do Século XVIII- Início Séc XIX Revolução Francesa 1789 Era da Razão Período de questionamentos Arte sendo questionada, estilos sendo.
E a superação do academicismo
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO. “ Todas as atividades humanas deveriam ser dirigidas pela razão e pela autoridade estabelecida.” Pensamento proclamado.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
NEOCLASSICISMO.
RENASCIMENTO CULTURAL
O BARROCO.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Neoclássico em França.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
Transcrição da apresentação:

Neoclassicismo e Romantismo Professora: Consuelo Holanda

Século XIX na Europa as inovações na arte Predomínio do Neoclassicismo ou Academicismo

NEOCLÁSSICO : NEO=“ NOVO” . NEOCLASSICISMO: MOVIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL DE RETOMADA DA CULTURA GRECO-ROMANA. SIGNIFICA “NOVO CLASSICISMO”. ACADEMICISMO:SUJEIÇÃO AOS MODELOS E REGRAS, TEMAS E TÉCNICAS ENSINADAS NAS ESCOLAS DE BELAS-ARTES OU ACADEMIAS SUSTENTADAS PELOS GOVERNOS EUROPEUS.

A ARTE NEOCLÁSSICA, BUSCA INSPIRAÇÃO NO EQUILÍBRIO E NA SIMPLICIDADE, BASES DA CRIAÇÃO DA ANTIGUIDADE. NASCEU NA EUROPA, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XVIII E NAS TRÊS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX. FOI UMA REAÇÃO AO BARROCO E AO ROCOCÓ.

CONTEXTO HISTÓRICO AMBIENTE INTELECTUAL DE GRANDE REBELDIA. NA POLÍTICA CAÍAM OS SISTEMAS DE GOVERNOS AUTORITÁRIOS. NO CAMPO ARTÍSTICO, HÁ UM REPÚDIO ÀS REGRAS.

Estética (ideologia) neoclássica: Forte influência das escavações de Pompeia e Herculano (despertar o gosto pelos heróis romanos) *Culto às virtudes cívicas (razão, honra, dever, austeridade, estoicismo) Nitidez na composição; prega os valores morais e patrióticos e o autossacrifício Predomínio da emoção sobre a razão Forte influência do gosto clássico, tanto na forma quanto no conteúdo

AS MUDANÇAS ADVINDAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO FIM DO SÉCULO XVIII FORAM REFLETIDAS NA ARTE, QUE SE TORNOU MAIS COMPLEXA CEDENDO LUGAR A VÁRIOS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS.

NÃO FOI APENAS UM MOVIMENTO ARTÍSTICO, MAS CULTURAL, REFLETINDO AS MUDANÇAS QUE OCORREM NO PERÍODO, MARCADA PELA ASCENSÃO DA BURGUESIA. ESTE ESTILO PROCUROU INTERPRETAR E EXPRESSAR OS INTERESSES, A MENTALIDADE E OS HÁBITOS DA BURGUESIA MANUFATUREIRA E MERCANTIL DA ÉPOCA DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DO IMPÉRIO NAPOLEONICO.

PARA O NEOCLASSICISMO, A OBRA DE ARTE SÓ SERIA PERFEITAMENTE BELA SE IMITASSE AS FORMAS CRIADAS PELOS ARTISTAS CLÁSSICOS GREGOS E PELOS RENASCENTISTAS ITALIANOS. ESSE TRABALHO DE IMITAÇÃO SÓ SERIA POSSÍVEL POR MEIO DE UM CUIDADOSO APRENDIZADO DAS TÉCNICAS CLÁSSICAS. ISSO SÓ ERA POSSÍVEL NAS ACADEMIAS OU ESCOLAS DE BELAS-ARTES.

A PINTURA NEOCLÁSSICA DE FORMA GERAL CARACTERIZOU-SE PELA EXALTAÇÃO DE ELEMENTOS MITOLÓGICOS OU PELA CELEBRAÇÃO DE NAPOLEÃO.

CARACTERÍSTICAS: CONTORNOS CLAROS E BEM DELINEADOS. CORES PURAS E REALISTAS. ILUMINAÇÃO LÍMPIDA. AS FIGURAS ASSUMEM UMA POSTURA RÍGIDA, SEM VIDA. ROSTOS SEM EXPRESSÃO,SIMULAVAM MÁSCARAS DAS TRAGÉDIAS GREGAS.

NA COMPOSIÇÃO SIMPLES E NA PUREZA DAS LINHAS BUSCAVA-SE UMA BELEZA ESTATUÁRIA. AS FIGURAS PARECIAM FAZER PARTE DE UMA ENCENAÇÃO TEATRAL E ERAM DESENHADAS NUMA POSIÇÃO FIXA. UM ENQUADRAMENTO ARQUITETÔNICO FECHAVA A COMPOSIÇÃO ATRÁS E NOS LADOS. AS TÚNICAS E CAPAS CAÍAM EM DOBRAS PESADAS E ANGULOSAS, COBRINDO AS FORMAS DO CORPO. A LUZ ARTIFICIAL, DIRECIONADA, CRIAVA UM AMBIENTE TEATRAL.

O RAPTO DAS SABINAS

A MORTE DE MARAT DAVID

COROAÇÃO DE NAPOLEÃO

A MORTE DE SÓCRATES