O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia da Pesquisa
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
A evolução do Conhecimento
Níveis de conhecimento
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTIFICO
A visão Grega da Ciência
METODOLOGIA DA PESQUISA
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
Revisão – Pesquisa em Letras Estrangeiras Inglês Professora Dra
Iniciação a Pesquisa Científica
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
FORMAS DE CONHECIMENTO João Paulo Magna Júnior
Filosofia / Silenciais
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
P ROJETO INTEGRADOR 1 Prof. Doutorando Alan Rodrigo Antunes.
MÉTODO CIENTÍFICO.
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
6º ANO - INICIAÇÃO CIENTÍFICA Profª.: Daniela Benaion
Introdução à Prática da Pesquisa I
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim A Ciência como construção humana- aula 2.
A que distância estaremos da Idade Moderna?
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Metodologia Científica - Parte 1 Juazeiro do Norte – CE Abril/06
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
CONHECIMENTO E MÉTODOS CIENTÍFICOS
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
HUM Metodologia da Pesquisa
Trabalho de conclusão de curso
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
CIÊNCIA e CONHECIMENTO
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Professora Michelle Luz
Professora Angela Mota
O conhecimento científico
Tipos de Conhecimento Humano
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA FILIPE S. MARTINS.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Metodologia do Trabalho Acadêmico
ESPECIALIZAÇÃO: DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA OFICINA DE CRIATIVIDADE IV PÓS 4/10/2012.
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
O que é Ciência.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características
Metodologia Científica e da Pesquisa
Introdução às Humanidades e às Ciências Sociais
Concepções e Formas de Conhecimento
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ- UNOCHAPECÓ ÁREA DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA Conhecimento Científico.
Conceitos básicos MÉTODO.
Tipos de conhecimento e método científico
Métodos e Técnicas de Pesquisa
O que é conhecimento?.
A construção histórica do conhecimento 2.1Tipos de conhecimento 2.2 Paralelo senso comum e ciência.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Projetos de Pesquisa e Conhecimento Científico Uma visão.
Transcrição da apresentação:

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO Popular Filosófico Religioso Científico

Informação Dados acerca de alguém ou de algo (Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 1987)

Conhecimento No sentido mais amplo, atributo geral que têm os seres vivos de reagir ativamente ao mundo circundante, na medida de sua organização biológica e no sentido de sua sobrevivência (Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 1987)

Conhecimento popular (empírico, senso comum) – Köche, 2003 Conhecimento prático, obtido ao acaso, advindo da necessidade de resolver problemas imediatos Ex: ser que procura abrigo para se proteger das intempéries e dos predadores 2. Não é programado ou planejado antecipadamente – espontâneo e instintivo Ex: uso de plantas medicinais

(Continuação) 3. Possui linguagem vaga e baixo poder de crítica – impreciso, tendência a ser dogmático Ex: “se a água for resfriada suficientemente, se torna sólida” 4. Desconhece o limite da validade Ex: “o chá de mel e guaco faz bem para a saúde”

Conhecimento filosófico - Lakatos & Marconi, 1991; Ferrão, 2005 Seu ponto de partida consiste de hipóteses que não poderão ser submetidas à observação experimental Baseia-se na experiência e não na experimentação – não é verificável Ex: O homem será dominado pela técnica? O progresso obtido pela Ciência é um benefício para a humanidade?

Conhecimento religioso - Ferrão, 2005 Apoia-se em doutrina e em livros sagrados; Originados e seguidos como obra de Deus; Suas evidências não são verificadas, mas, regidas pela fé; Parte do princípio de que as “verdades” tratadas são “revelações divinas”.

Conhecimento científico - Ferrão, 2005 Obtido através da experimentação, utilizando a metodologia científica; É sistemático: saber ordenado (é planejado, sistematizado com metodologia, embasado em teorias) É verificável: as hipóteses que não podem ser comprovadas são refutadas;

(Continuação) 4. É explicável: baseado em estatísticas e probabilidades; 5. É acumulativo: vai se enriquecendo com novos conhecimentos e tecnologias gerados pelas pesquisas, não é estático.

Conhecimento popular x Conhecimento científico (Ferrão, 2005) Se diferenciam pela forma, o modo ou o método e os instrumentos do “conhecer” Ex: saber que o café conilon precisa de água para produzir frutos e que se não chover é preciso irrigá-lo (conhecimento popular) conhecer a fisiologia dessa variedade, seu ciclo de desenvolvimento, sua exigência de água nas diferentes fases do desenvolvimento, etc. (conhecimento científico)

Referências: FERRÃO, R. G. Metodologia científica para iniciantes em pesquisa. 2ª. Ed. Vitória: Incaper, 2005. 246 p. KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica – Teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Vozes. 2003. 182 p. LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 2ª. Ed. São Paulo: Atlas. 1991. 249 p.