DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Plano de Trabalho Docente
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Reorientação curricular
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Didática? Didáticas? Qual Didática?
Educação e Práticas Pedagógicas
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Educação no contexto do Trabalho
Pacto do Ensino Médio e o REM
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Plano de Trabalho Docente
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Tendência Progressista Libertadora
Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Docente: Dr. Arthur Vianna
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Documentos e Propostas legais
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Transcrição da apresentação:

DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso

TRANSFORMAÇÕES QUE A EDUCAÇÃO PRECISA PASSAR CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES

O PROFESSOR DE CIÊNCIAS DEVE TER DOMÍNIO DE TEORIAS CIENTÍFICAS E VINCULAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS MAS NÃO É O SUFICIENTE PARA UM BOM DESEMPENHO DOCENTE.

É NECESSÁRIO VENCER O SENSO COMUM PEDAGÓGICO * * TRANSMISSÃO DE UMA CIÊNCIA ACABADA E INQUESTIONÁVEL. Classificações taxonômicas, repetição de definições e funções... CIÊNCIA MORTA

CIÊNCIA PARA TODOS MUDAR O MODO / ROMPER COM O VELHO CONTEXTUALIZAÇÃO PARA A CIÊNCIA SE DE FATO DE TODOS O CONTINGENTE ESTUDANTIL AUMENTOU, AS FORMAS DE EXPRESSÃO, AS CRENÇAS, OS VALORES, AS RELAÇÕES SOCIOFAMILIAR...

CIÊNCIA COMO CULTURA DIRECIONAR O TRABALHO DOCENTE PARA APROPRIAÇÃO CRÍTICA PELOS ALUNOS, DE MODO EFETIVAMENTE SE INCORPORE NO UNIVERSO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SE CONSTITUA COMO CULTURA. O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUE CARACTERIZA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA CONSTITUI UMA ATIVIDADE HUMANA, SÓCIO- HISTORICAMENTE DETERMINADA.

LIVRO DIDÁTICO – CONTINUA PREVALECENDO COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO DE TRABALHO DO PROFESSOR. SENDO A PRINCIPAL REFERÊNCIA DA GRANDE MAIORIA DOS PROFESSORES. ALTERNATIVAS POSITIVAS: Paradidáticos, revistas, museus, CD-ROMs... É preciso incorporá-los na prática do cotidiano escolar, em favor da melhoria do ensino e da aprendizagem.

Os cursos de formação de professores de Ciências constituem locus privilegiado para que essa disseminação se intensifique, à medida que, sistemática e criticamente, o novo conhecimento produzido pela área de ensino de Ciências passe a permear as ações docentes e se torne objeto de estudo e discussão no currículo dos cursos.

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA DISCIPLINA CIENTÍFICA COMO REFERÊNCIA FORMATIVA PARA A DOCÊNCIA DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA

Como fazer a mediação? Insuficiência de preparação dos licenciados no domínio dos conteúdos a ensinar; conteúdo Elaboração pedagógica dos conhecimentos, tornando-os disponíveis.

As disciplinas científicas específicas dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Química, contribuem pouco ou nada para elaboração pedagógica facilitadora de aprendizagem.

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE CONHECIMENTO OCORRE COM A PRÁTICA SOCIAL, ENVOLVENDO A RELAÇÃO SUJEITO E OBJETO DE CONHECIMENTO MEDIADA POR OUTRO SUJEITO

ELABORAÇÃO CONCEITUAL ATENÇÃO VOLUNTÁRIA; MEMÓRIA LÓGICA; ABSTRAÇÃO; COMPARAÇÃO; DEDUÇÃO; SÍNTESE.