ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática Professora Dalva Câmara de Oliveira O Ato de planejar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
A questão das mudanças nas organizações
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O Plano de Ação Curricular na Escola
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
POR QUE PLANEJAR!.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Formas de Planejamento
Didática e Metodologia no Ensino Superior
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
VALORES E CULTURA: a diversidade e o diálogo de culturas
Afinal, o que é Planejamento?
Práticas de Apoio à Gestão
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Planejamento.
Educação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Disciplina: Estágio Supervisionado I
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
Prof. jose PLANEJAMENTO.
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Professores apostam no diálogo para conquistar alunos.
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Diferencial do ensino espírita para crianças
NA PERSPECTIVA DE UMA NOVA ABORDAGEM DE AVALIAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA E APROFUNDADA DO EDUCANDO UMC/ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS PROF. MS. REGILSON BORGES.
Os quatro pilares da educação.
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Ginástica nos ciclos de educação
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Cristiane Jonas Francisconi
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Desenvolvimento Interpessoal
Estância Turística de Santa Fé do Sul
As Concepções Pedagógicas.
DIDÁTICA: Planejamento Plano de Ensino Algumas considerações
Planejamento de Ensino
Plano, Projeto e Programa FSV – Faculdade Salesiana de Vitória Disciplina: Adm. e Planejamento em Serviço Social II Docente: Juliane Barroso.
Comunidade (Direitos humanos e alteridade) l Psicologia e Comunidade 1 Luciana Souza Borges.
MOTIVAÇÃO.
Faculdade Católica Salesiana do Espírito santo Disciplina: Planejamento e gestão em serviço sociais II Docente: Juliane Barroso.
2007 R E C O N S T R U Ç Ã O R E C O N S T R U Ç Ã O Projeto Político Pedagógico.
Revisão do critério Enactus de julgamento Em vigor a partir de 1º de Setembro de 2014.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
Faculdade Piaget - Brasil
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
Max Weber Luciano Mendes.
Transcrição da apresentação:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática Professora Dalva Câmara de Oliveira O Ato de planejar. Planejar o processo educativo Jonisario, Jesse, Robson, Juliana, Raiane Santa Maria de Jetib á/ 2009

Planejamento educativo como processo reconstrutivo do homem. Planejamento educativo como processo reconstrutivo do homem. Ação educativa como superação de obstáculos. Ação educativa como superação de obstáculos.

Planejar como encaminhamento para o desconhecido. Planejar como encaminhamento para o desconhecido. Planejamento do homem através da ação educativa. Planejamento do homem através da ação educativa. Planejar o processo educativo é planejar, o indefinido. Planejar o processo educativo é planejar, o indefinido.

Segundo Edgar Faure: Primeiro ministro da frança (1952)

“Finalidades(...) são também o produto das vontades e das escolhas subjetivas dos participantes no ato educativo como dos fins comuns para que atende a coletividade. “

Para Pierre Furter: Para Pierre Furter: “ A finalidade não consiste em aprender metas postuladas, nem repetir generalidades sem conteúdo, mas a se engajar num autêntico “êxodo para frente” num constante aperfeiçoamento da realidade num esforço nunca acabado, sempre intenso.”

O planejamento educacional não pode estar limitado por uma visão individualista, que procure conformar o ser humano a um sistema de restrita visões, sem que as suas necessidades básicas sejam satisfeitas.

Porque a filosofia como orientadora do planejamento?

Planejamento educacional O planejamento não é um oráculo inspirador de todas as soluções para os problemas que se referem educação e ao ensino. Não é um ditador de normas e de esquemas rígidos e inflexíveis, que podem e devem ser aplicados universalmente em todas as situações e lugares

A educação como processo de transformação e de aperfeiçoamento da cultura e do viver humano, por exigência da sua própria essência, é uma visão que se projeta além do momento presente. Sendo que a educação não se limita e não tem por objetivo apenas conhecer e analisar o presente, ou querer conservar o “status quo” da cultura e do saber, ela tende pensar o futuro, a buscar novos horizontes e novas perspectivas para o homem.

a) Uma Abordagem racional e científica dos problemas sondagem da realidade educacional sondagem da realidade educacional embasada e orientada cientificamente embasada e orientada cientificamente

b) Determinação dos objetivos e dos recursos materiais disponíveis materiais disponíveis disposição de recursos disposição de recursos

c) Análise das conseqüências que advirão das diversas atuações possíveis, a escolha entre essas possibilidades.  analisar as conseqüências.

d) A determinação de metas especificas a atingir em prazos bem definidos. metas que se quer atingir metas que se quer atingir determinar os objetivos determinar os objetivos

e) O desenvolvimento dos meios mais eficazes para implantar a política escolhida.  condições para o emprego dos melhores meios e recursos das diversas ordens

Pensamento A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar. (Henry Peter)