PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo?

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Transcrição da apresentação:

PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo? Profª Camila Taquetti

A importância do planejamento do estágio em Serviço Social Estágio requer planejamento específico a fim de garantir seus aspectos pedagógicos e experimentais. Quando planejadas, as diretrizes da ação do estagiário tornam-se mais claras e definidas; O planejamento propicia que os supervisores tenham maior ciência do que podem esperar do aluno e o aluno do campo;

Plano de estágio: instrumento do planejamento A ação planejada indica qual o suporte deve ser necessário à supervisão; Norteia a ação e o processo de ensino aprendizagem; “Bússola” orientadora do processo de estágio.

ROTEIRO DE PLANO DE ESTÁGIO 1 IDENTIFICAÇÃO DO (A) ESTAGIÁRIO(A) Nome: _____________________________________________________ Período de estágio: I Carga horária semanal: ____________ Dias e horários do estágio: ___________________________ Duração prevista: Início: ____/____/____ Término: ____/____/____

2 INSTITUIÇÃO Nome: _____________________________________________ Endereço: __________________________________________ CEP: _______________ E-mail: _________________________ Telefone: ( ) ______________ Ramal _________ Fax: _____ Área: ______________________________________________ Projeto ou setor que está inserido: _______________________ 3 SUPERVISOR (A) DE CAMPO Nome: ______________________________________ CRESS: _____ Telefone: ( ) ____________ E-mail: ____________________

4 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO   4.1 Função da instituição; 4.2 Serviços, programas, projetos desenvolvidos na instituição; 4.3 Área de abrangência do serviço e público atendido;

5 CARACTERIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL   5.1 Função do Serviço Social na instituição; Identificar quais são as atribuição dos serviço social; Quais instrumentos técnicos são utilizados no exercício profissional 5.2 Ações, programas e projetos sociais desenvolvidos pelo Serviço Social;

3º passo: os objetivos na realização do estágio em consonância com o Plano de Ensino 6 OBJETIVOS DO ESTÁGIO Refere-se ao objetivo do estagiário com relação ao processo de estágio, ou seja, o que ele pretende alcançar durante o período de estágio, tomando como ponto de partida os objetivos da disciplina de estágio. Tomar como ponto de partida o objetivo da disciplina: Observar, reconhecer e sistematizar a intervenção do Assistente Social no espaço socio institucional

Objetivo do Estágio Não perder de vista o objetivo previsto para a disciplina: “Observar, reconhecer e sistematizar a intervenção do Assistente Social no espaço sócio institucional aspectos referentes ao aprendizado: relativo ao acúmulo de conhecimentos mínimos que se deve alcançar no período de realização do estágio; expectativa da intervenção profissional: relativo ao atendimento das demandas que perpassam o campo e a realidade social;

Relembrando habilidades e competências a partir da disciplina: - Conhecer o caráter da ação interventiva do Assistente Social no campo de estágio a partir da capacitação crítico analítica; - Identificar e delimitar o objeto de intervenção profissional no campo de estágio; - Identificar as relações sócio-institucionais existentes no campo de estágio; Exercitar a articulação dos referencias teórico críticos adquiridos junto à realidade social concreta do campo, a fim de identificar as expressões da questão social que permeiam a realidade, que é (são) objeto (s) da intervenção profissional; - Reconhecer as políticas sociais e as formas como se materializam nas instituições campos de estágio como mecanismos de enfrentamento das expressões da questão social; - Desenvolver valores ético-profissionais no campo sob referência do Código de Ética profissional dos Assistentes Sociais (Resolução CFESS nº 273/93 com alterações nº 290/94 e nº 293/94) e da Lei de Regulamentação da profissão (Lei nº 8.662/93); Compreender e desenvolver valores que perpassam o respeito às diversidades sociais implicadas cotidianamente no fazer profissional do Assistente Social; - Sistematizar o processo, a vivência e prática no campo de estágio.

7 METODOLOGIA Nesse campo, o aluno deve elaborar um texto descrevendo: como serão desenvolvidas as atividades do estagiário no campo de estágio; como se dará a supervisão de estágio; o instrumental técnico-operativo utilizado no desenvolvimento das atividades pelo estagiário; Descrever as técnicas, instrumentos e atividades a serem desenvolvidas no campo de estágio. Indicar organização da supervisão de estágio.

CRONOGRAMA Atividades/Mês Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Jul. Ex: Observação do campo e leitura de documentos x Ex: Observação dos atendimentos/ Registro Diário de Campo Ex: Observação e realização de encaminhamentos Ex: Observação e elaboração de Relatórios Ex: Observação e participação reunião equipe

5 OBSERVAÇÕES DO SUPERVISOR ACERCA DA ELABORAÇÃO DO PLANO DE ESTÁGIO ________________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ __________________________ (campo aberto para que o supervisor de campo faça alguma observação acerca da elaboração do plano pelo estagiário) 6 REFERÊNCIAS

Datar e assinar Vitória, xx de março de 2010. _________________________ Assinatura do Estagiário (a) __________________________ Assinatura e carimbo do Supervisor de Campo __________________________________ Assinatura e carimbo do Supervisor Acadêmico

Referências: ALVES, Doralice V. (Org.). Manual de estágio supervisionado: Serviço Social. Vitória: FSV, 2009. COSTA, Selma F. O planejamento do estágio em serviço social. In: Serviço social em revista. N. 1. v.1, jul./dez., 1998. GRIZENDI, L. T.; MADUREIRA, R. M. S.; SIMON, M. B. O planejamento de estágio como instrumento de trabalho. In: V Jornada Científica Salesiana. out., 2007.