Projeto Integrador 4º p. Ed. Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Avaliação Psicomotora
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
Gestão da Educação Infantil
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
Planejamento PNAIC 2014.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Portfólio de Estágio Supervisionado
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
Iniciando o Censo Escolar 2011
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A vida numa gota de Leite
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Plano de Gestão da Escola
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Orientações sobre o Estágio II
ESTUDO DO MEIO.
Orientações sobre o Estágio IV
Professor: José Medina
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
Docente: Dr. Arthur Vianna
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
1 Censo da Educação Básica no Estado de São Paulo No Estado de São Paulo, o Sistema de Cadastro de Alunos é a base de dados para o Censo/MEC das escolas.
Faculdade Piaget - Brasil
Termo de Terminalidade
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.  Local: Centro Municipal de Educação Infantil Maria Capuzzo Cremonez da cidade de Anápolis-GO  Tema: Estrutura Física.
Transcrição da apresentação:

Projeto Integrador 4º p. Ed. Física A educação do corpo no espaço escolar (educação infantil, 06 meses a 5 anos de idade) Local: Espaços de trabalho escolar (CMEIs e/ou Escolas de Educação Básica) do professor de Educação Física. Luciana Souza Borges

Projeto Integrador 4º p. Ed. Física Disciplinas envolvidas: Crescimento e desenvolvimento (Desenvolvimento Humano). Docente: Luciana Estrutura e funcionamento do Ensino (Instituição). Docente: Nilton Metodologia da Educação Física (Práticas docentes). Docente: Thiago Luciana Souza Borges

Projeto Integrador 4º p. Ed. Física Etapas do PI: ETAPA I  Organização do trabalho do PI e apresentação do mesmo para a turma envolvida (fevereiro).   Atividade 01: Definição, por parte dos professores, dos aspectos que deverão ser privilegiados pelos alunos nos trabalhos de campo. Período: Março Luciana: A criança física - Sequências básicas e padrões comuns. - Desenvolvimento motor – usando o corpo – e variações no ritmo de desenvolvimento. - Determinantes do crescimento: maturação, hereditariedade e efeitos ambientais Doenças e pobreza. Luciana Souza Borges

Projeto Integrador 4º p. Ed. Física Etapas do PI: ETAPA II Atividade 01: Organização do trabalho de campo. A partir do diálogo com os demais professores do eixo, construir os roteiros de observação e entrevista com os alunos. Período: 02/04 a 13/04 Thiago (metodologia da EF) Atividade 02: Trabalho de campo. Dar suporte aos alunos nas visitas aos campos de pesquisa (escolas) para o procedimento de “coleta dos dados”. Período: 16/04 à 27/04 Os três professores , além do articulador, via chat e sala de atendimento presencial.   Atividade 03: Problematização do material empírico/Sistematização do conhecimento Período: 02/05 a 25/05 Os três professores. Luciana Souza Borges

Projeto Integrador 4º p. Ed. Física Etapas do PI:   ETAPA III Atividade 01: Apresentação e entrega do relatório. Data: 28/05 à 01/06 Definir, em comum acordo, uma das disciplinas (se possível com a presença de todos os professores do Eixo). Atividade 02: Elaboração e apresentação do Banner. Valor: 60 pontos Data: 01/06 à 13/06 Orientação dos três docentes. Luciana Souza Borges

Projeto Integrador 4º p. Ed. Física Etapas do PI: ETAPA IV Atividade 01: Questão interdisciplinar na P2. Valor: 20 pontos Data: à confirmar com professor Thiago A questão, elaborada em conjunto, será anexada à prova da disciplina do professor Thiago.   Luciana Souza Borges

Projeto Integrador 4º p. Ed. Física Atividade 01, Etapa I: Aspectos que deverão ser privilegiados pelos alunos nos trabalhos de campo, no que se refere à disciplina Crescimento e desenvolvimento. Observar as crianças que ocupam o espaço escolar, a partir dos critérios de habilidades motoras apresentadas nas duas tabelas a seguir. Comparar as habilidades das crianças conforme a idade, constatando possíveis semelhanças e diferenças. Comparar as habilidades das crianças conforme seu estado de saúde. Constatar variações no ritmo de crescimento e desenvolvimento infantil (crianças mais adiantadas ou atrasadas em relação às sequências básicas e padrões comuns de crescimento e desenvolvimento). Identificar causas para as variações observadas, conforme hipóteses relativas à maturação, à hereditariedade e aos efeitos ambientais.   Luciana Souza Borges

Luciana Souza Borges

Luciana Souza Borges