1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio COMIGRAR Etapa Nacional será em maio de 2014 em São Paulo 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO SOBE A COMUNIDADE VIRTUAL DE CÚPULAS (CVC)
Advertisements

Principais questões no horizonte do Ministério da Justiça Maio, 2009
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
CAPA.
1ª Consocial Informações Gerais.
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS/INTERMUNICIPAIS TOCANTINS PRIORIDADE Discussão do Documento – Referência da CONAE/2014. PERÍODO DE REALIZAÇÃO - TOCANTINS Maio.
5ª Conferência Nacional das Cidades:
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
OFICINA TÉCNICA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Minas Gerais.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.

TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Ministério da Cultura.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Consocial METODOLOGIA.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
Controle Social.
MAIO/2012. O QUE É UMA CONFERÊNCIA Espaço público de debates, Mecanismo institucional de democracia participativa. CONFERÊNCIA CONVOCADA PELO PODER PUBLICO.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Fórum Nacional de Educação
FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA! REALIZE CONFERÊNCIAS LIVRES DE SEGURANÇA PÚBLICA.
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Projeto: Construção da Política Nacional Ação: Socialização do Relatório Final da I CNDRSS: informações gerais Brasília/DF junho de 2009.
Comissão de EJA de Alagoas
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Alagoas.
I Conferência Municipal de Cultura Apresentação das Diretrizes da : I Conferência Municipal de Cultura Todos os órgãos participante: Setor Publico Municipal,
Seminário de Sensibilização Para Realização das Conferências Municipais. 5ª Conferência das Cidades. Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!
Ministério da Cultura.
SEMINÁRIOS ESTADUAIS COMISSÃO NACIONAL RECURSAL E DE VALIDAÇÃO.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Proposta de Lei Orçamentária Anual 2016 Audiência Pública Eleição da Comissão Eleitoral Local dos CPMs Plenária 25 de julho de 2015 Subprefeitura de Sapopemba.
‘ ’QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!’’
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
II Congresso JPT IV CONGRESSO JPT-SC. PAUTA Organização interna: “O novo patamar da Juventude do PT”; Conjuntura: “O desenvolvimento que a juventude quer.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
O que é uma Conferência? Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. São grandes fóruns organizados,
Transcrição da apresentação:

1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio COMIGRAR Etapa Nacional será em maio de 2014 em São Paulo 1

I – Objetivo Geral: Diálogo social ampliado para subsidiar a Política e o Plano Nacionais sobre Migrações e Refúgio, pautados pelos direitos humanos. II – Objetivos Específicos: a) Participação de migrantes; b) Percepção do migrante como sujeito de direitos; c) Expressão de demandas o mais abrangentes possível; d) Transversalização da temática migratória e do refúgio nas políticas de Estado; e) Convergências entre as agendas da migração e do refúgio. 2

Os eixos temáticos da COMIGRAR são: Igualdade, oportunidades e acesso a direitos Violações e proteção de direitos Cidadania cultural e diversidade Integração social, econômica e produtiva Participação social 3

Pode-se participar através de Conferências Preparatórias: Convocadas pelos poderes executivos Livres convocadas por qualquer ator não governamental Virtual através da Plataforma COMIGRAR Toda conferência deve ser realizada e seus resultados registrados até 30 de março de

Conferências preparatórias, convocadas pelos poderes executivos: Estaduais, Municipais ou Regionais (mais de um município ou mais de um estado); Convocadas pelo poder executivo, mediante ato normativo governamental publicado ou divulgado oficialmente; Coordenada por uma Comissão Organizadora, nomeada no mesmo ato normativo; Elege delegados representantes da sociedade civil para a etapa nacional; Dela participam os delegados governamentais, nomeados pelo poder público; Número de delegados: metade governamental e metade não governamental; até 1/3 dos não governamentais devem ser migrantes É ideal que sejam precedidas de eventos pré-conferência, em diferentes áreas do território; 5

Conferências livres, convocadas por qualquer ator não governamental: Qualquer grupo articulado de pessoas ou organização não governamental, de qualquer segmento; Indicam até dois delegados, em primeiro e em segundo lugar, para a etapa nacional; Comissão Organizadora Nacional (CON) confirmará os delegados, a partir da distribuição das vagas destinadas aos delegados indicados pelas conferências livres realizadas; Deve ter, no mínimo, sete participantes para que possa indicar delegados; Toda Conferencia Livre, mesmo com menos de sete participantes, poderá enviar propostas; 6

Conferência Virtual através da Plataforma Comigrar No ambiente virtual da Plataforma COMIGRAR; Qualquer pessoa interessada pode participar; Não indica delegados, somente apresenta propostas à etapa nacional; Tem três momentos: 1º - debates abertos; 2º - formulação de propostas; 3º - priorização de propostas através de votação; 7

8

Sugestões para a programação das conferências preparatórias presenciais 9

Número de delegados para a etapa nacional 1ª COMIGRAR * Metade do número é de delegados governamentais, nomeados; e metade de delegados não-governamentais, eleitos; 1/3 dos delegados não governamentais deve ser de estrangeiros migrantes não naturalizados Pequeno porte 1 = até 20 mil hab Pequeno porte 2 = entre 20 e 50 mil hab Porte médio = 50 e 100 mil hab Grande porte = 100 e 900 mil hab Mega cidades = mais de 900 mil hab 10 Municípios agrupados por porte Nº máximo de delegados que cada município pode listar para enviar à CON* Nº de delegados a serem acrescentados pela CON Até 50 refugiados 50 ou mais refugiados Até 1 evento preparatório 2 ou mais eventos preparatórios Pequeno Porte Pequeno Porte Porte Médio Grande Porte Mega cidades

11 SOBRE O PROCESSO DE ESCOLHA DE DELEGADOS PARA A ETAPA NACIONAL DA 1ª COMIGRAR A metodologia aplicada para o cálculo de número de delegados a serem indicados para a Etapa Nacional foi estruturada com base no total da população do município, do quantitativo total de migrantes e refugiados, de acordo a base de dados do Departamento da Polícia Federal e do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), e com base na quantidade de etapas a serem realizadas pelos atores no processo da COMIGRAR. Pela impossibilidade de prever o número e quais municípios realizarão conferências locais, a Comissão Organizadora Nacional da 1ª COMIGRAR estabelece que o processo de escolha e confirmação de delegados escolhidos em conferências convocadas por poderes executivos, deverá acontecer em três etapas:

12 1ª etapa) Registro da conferencia, que inclui o envio, via Plataforma COMIGRAR, do ato normativo local que a institui, de informação sobre quantos eventos preparatórios serão realizados, e da lista com o nome exato e individualizado dos municípios onde estes eventos preparatórios acontecerão; 2ª etapa) Em resposta, a Comissão Organizadora Nacional da 1ª COMIGRAR informará quantos delegados a conferência preparatória poderá encaminhar, obedecendo ao calculo que adota um critério combinando: numero da população total estimada, numero de estrangeiros residentes, numero de solicitações de refúgio, e numero de eventos preparatórios; 3ª etapa) Uma vez terminada a conferencia preparatória, de acordo ao Manual da 1ª COMIGRAR, o relatório e a documentação requeridos serão enviados via Plataforma COMIGRAR pelos responsáveis pela conferência local. Em resposta, a Comissão Organizadora Nacional da 1ª COMIGRAR informará a lista dos nomes dos delegados confirmados, de acordo à distribuição de vagas entre os municípios do mesmo porte

13 Ao receber a lista de delegados com os respectivos números de votos obtidos que cada conferência enviará, a Comissão Organizadora Nacional da 1ª COMIGRAR decidirá a assignação adicional linear de delegados de acordo aos critérios descritos na tabela acima A Comissão Organizadora Nacional da 1ª COMIGRAR terá a quantidade total de 100 vagas de delegados para assignar às cotas específicas por refugiados e eventos preparatórios realizados...

INSTRUÇÕES ADICIONAIS Uma vez decidida a realização de uma conferência preparatória, deve-se prontamente entrar em contato com a Comissão Organizadora Nacional (CON) para entrar no mapa nacional de conferências; Finalizada a conferência preparatória, em até cinco dias úteis, todos os formulários de relatoria deverão ser preenchidos na Plataforma COMIGRAR; Os formulários também podem ser impressos e enviados por correio; A CON confirmará o recebimento e emitirá um código, que servirá para identificar as propostas da conferência no Caderno de Propostas da etapa nacional da 1ª COMIGRAR; Atenção!!! 14

O início do processo conferência preparatória presencial é a publicação da normativa oficial pelo poder executivo, com nomeação dos membros da Comissão Organizadora; Em conferências livres, uma boa articulação dos atores envolvidos é fundamental; também se recomenda constituir uma Comissão Organizadora; Deve-se organizar eventos preparatórios de caráter mobilizatório, como forma de ampliar a participação direta de diferentes atores locais no processo; E divulgar amplamente a programação, regimento e metodologia da conferência; 15

O que é a Plataforma COMIGRAR Ambiente virtual de intercâmbio de informações, esclarecimento de dúvidas, disseminação de regulamentos e procedimentos relativos ao todo o processo da 1ª COMIGRAR. Oferece: ferramentas, conteúdos e espaços de diálogo para participação de qualquer ator interessado 16

17

Algumas funcionalidades da Plataforma COMIGRAR: Fórum Livre - para discussões online Rede Social Comigrar – para convidar amigos e criar comunidades Agenda de Eventos Migragoteca – repositório colaborativo de conteúdos sobre migrações e refúgio 18

19

A Plataforma COMIGRAR faz parte do Portal da Participação, iniciativa do Governo Federal para proporcionar novas formas de participação democrática através da internet: participa.gov.br/ A Plataforma COMIGRAR continuará a existir depois de realizada a conferência nacional, como um espaço de troca contínua de informação e exercício da democracia participativa sobre a temática migratória e com todos os atores envolvidos. A COMIGRAR é uma parceria entre Ministério da Justiça, Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério das Relações Exteriores. Apoio: Organização Internacional para as Migrações – OIM e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. 20

migrantes.gov.br Participe! ' 21