introdução O sistema CEP-CONEP foi instituído em 1996 para proceder a análise ética de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil. Deriva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capacitação de Comitês de Ética em Pesquisa
Advertisements

Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
SISNEP Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisas envolvendo Seres Humanos SISNEP 2004.
DEFES melhorando a gestão e os resultados.
Sistema CEP – CONEP: Organização e Funcionamento
Fundamentos para elaboração do parecer consubstanciado
As reuniões para apreciação de protocolo de pesquisa ocorrem periodicamente na última quarta-feira de cada mês. ELIANE MARQUES DUARTE DE SOUSA.
O Comitê de Ética em Pesquisa
Resolução 196/96 de 10 de Outubro de 1996
PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E CONTROLES INTERNOS
Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica SBPPC
Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos EQUIPE Coordenador: Francisco José Marques Analistas:
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – Unoesc -
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Boas Práticas Clínicas Documento das Américas Introdução
Minas Gerais.
Projeto O que é? “Conjunto de atividades com o objetivo de gerar um produto ou serviço único, com começo, meio e FIM.” Duas coisas devem ser sempre lembradas:
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
INSTITUTO OSWALDO CRUZ Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina
VIA ÚNICA JUCEMG JUCEMG.
Dra. Lillian Daisy Gonçalves Wolff 2009
Conselho Nacional de Saúde/CNS
SIGEC – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE EVENTOS E CURSO
CONTENCIOSO E COBRANÇA
VIA ÚNICA JUCEMG JUCEMG.
Sistema CEP-CONEP: Realidade e Desafios da Análise Ética João Fernando Monteiro Ferreira membro titular CONEP/CNS/MS doutor em cardiologia pela FMUSP médico.
Apresentação do Comitê de Ética em Pesquisa
Comitê de Ética em Pesquisa
Plataforma Brasil Sistema instituído desde que substitui o SISNEP. Criado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde. Portal para.
SACIR 1.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
Logística em Saúde Outubro 2014.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Montagem de Processo e Petição
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
Quem Avalia Eticamente as Pesquisas Envolvendo Seres Humanos no Brasil: o processo de acreditação dos CEPs Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos Professor Titular.
COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA (CEPs) da UNICAMP Campus Piracicaba (FOP): criado em set-1997 Campus Campinas- maio (DFCM20 / 97) Finalidade: fazer.
Otimização do Processo
Reunião Descentralizada do CNAS – São Paulo Automatização dos Processos de Trabalho e Fluxos do Controle Social O SICNASweb
Rio de Janeiro.

Marcel Hiroshi Yoshizako
O que é ética? É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento.
Conselho Nacional de Saúde/CNS
Como alavancar esta importante fase do desenvolvimento de medicamentos? MIRIAN FRANCO UNIFESP.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
Apresentação do Site do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe Igor Pimentel
Plataforma Brasil Sistema instituído desde que substitui o SISNEP. Criado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde. Portal para.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
PROJETO DE PESQUISA Questões éticas Quando a pesquisa é realizada com seres humanos e ou animais é necessário descrever os procedimentos utilizados para.
Objetivos Cadastrar a estrutura da Casa Legislativa; Registro, controle e consulta de correspondentes e dos compromissos do Legislativo; Controle de correspondências.
O RH da empresa deve digitar login e senha e clicar na seta ao lado.
MESA REDONDA: DIRETRIZES E POLÍTICAS PARA O PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO: INTERDIÇÃO ÉTICA “EXPERIÊNCIA DO JURÍDICO DO COREN/PB” ALANNA GOMES OLIVEIRA GONÇALVES.
Comitê de Ética em Pesquisa
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
BRTUV- Ética, Competência e Imparcialidade. Tutorial : Upload de documentos da auditoria.
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS /CEP CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Santa Maria, junho 2014.
Espaço Colaborativo do Conselho Editorial do Ministério da Saúde - Coned.
5º REUNIÃO RICs e COORDENADORES DO PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI 21 e 22 de outubro de 2014 Formulários de Avaliação do Pibic Formulários de Avaliação do Pibic.
REGULAÇÃO DA PESQUISA CLÍNICA NO BRASIL PLS 200/2015 Prof. Dr. Paulo M. Hoff, MD, PhD, FACP 10 de Novembro 2015.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
ANÁLISE DE PROJETOS NO CEP - RELATORIA. 1.Acessar a URL – 2. Se usuário novo, acessar o link e seguir o trâmite.
1 SISNEP Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisas envolvendo Seres Humanos SISNEP.
SIGRH Módulo Colegiados Luiz Vieira Deivid Fiorin Visão Geral.
Ações Necessárias Hospitais
- Profª Drª Silvana Aparecida B. G. Vidotti - FFC/M - Profª Drª Gladis Massini-Cagliari - FCL/Ar - Profª Drª Lourdes Aparecida M. dos Santos Pinto (Tuka)
Plataforma Brasil Sistema instituído desde que substitui o SISNEP. Criado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde. Portal para.
Transcrição da apresentação:

introdução O sistema CEP-CONEP foi instituído em 1996 para proceder a análise ética de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil. Deriva de resoluções e normativas deliberados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

introdução O atual sistema possui como fundamentos o controle social, exercido pela ligação com o CNS, capilaridade, na qual mais de 98% das análises e decisões ocorrem em nível local pelo trabalho dos comitês de ética em pesquisa (CEP) e o foco na segurança, proteção e garantia dos direitos dos participantes de pesquisa.

composição do CEP UNISAL JOÃO CARLOS CASELLI MESSIAS – Coordenador (Americana) ANELISE DE BARROS LEITE NOGUEIRA – Coordenadora (Lorena) LAURA CAROLINE MULLER – Secretária (Americana) ANTONIO WARDISON C. DA SILVA – Membro (São Paulo) CRISTIANO DE JESUS – Membro (Americana) EDUARDO JOSÉ SARTORI – Membro (Campinas) GLEDES EVALDO POLTRONIERI ALCALA – Membro (Americana) GRASIELE AUGUSTA FERREIRA NASCIMENTO – Membro (Lorena) LINO RAMPAZZO – Membro (Lorena) MARCELO AUGUSTO SCUDELER – Membro (Campinas) MARIA APARECIDA ALKIMIN – Membro (Lorena) MARÍLIA CORRÊA KOBAL – Membro (Campinas) PATRICIA BIANCHI – Membro (Lorena) SUELI MARIA PESSAGNO CARO – Membro (Americana)

histórico O CEP-UNISAL foi constituído em 2013 (Portaria GR/UNISAL 60/2013) período necessário para trâmite documental. A partir do final de 2014, iniciaram-se as ações focadas nas rotinas de funcionamento e em 2015, na capacitação dos membros. A aprovação do CEP-UNISAL aconteceu em 29/04/2015 (Carta Circular 009/2015/CONEP)

Cadastro do pesquisador Acesso para cadastro Sisnep E, ao clicar em o usuário terá acesso à Plataforma Brasil

Cadastro do pesquisador Cadastro do PESQUISADOR RESPONSÁVEL Documentos requeridos A)Foto – em pdf (de preferência) ou doc; B)Currículo lattes - em pdf (de preferência) ou doc; C)Preenchimento de formulário disponibilizado na página indicada Obs: consulta a tutorial em caso de necessidade.

submissão dos projetos O trâmite das pesquisas acontece sempre via Plataforma Brasil e deve ser iniciado pelo pesquisador responsável. Ao preencher o formulário, o pesquisador indica o Liceu Coração de Jesus como Instituição Proponente.

trâmites O CEP realizará reuniões periódicas presenciais e virtuais e emitirá relatórios semestrais ao CONEP. O prazo para emissão do parecer inicial pelo CEP é de trinta dias a partir da aceitação na integralidade dos documentos do protocolo, cuja checagem documental deverá ser realizada em até 10 dias após a submissão.

pareceres Os projetos podem ser aprovados, aprovados com pendências ou não aprovados. É importante observar Método, Cronograma de Atividades, TCLE, Previsão de Riscos e Benefícios.

próximos passos As ações de divulgação do CEP contemplam apresentação detalhada na reunião de gestores (Campos do Jordão), criação de página específica no portal UNISAL, banners e visitas às unidades para reuniões locais. Contato provisório:

obrigado!