Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)

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Transcrição da apresentação:

Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas) Principais teorias da Psicologia e implicações educacionais (A Epistemologia Genética) Luciana Souza Borges l

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Obra de Piaget (de 1922 a 1980)/ Várias fases: Jovem Piaget: cinco primeiros livros/ Linguagem e pensamento; Raciocínio da criança (dedicados à inteligência); Representação do mundo; Causalidade (dedicados ao conhecimento); Juízo moral na criança (JM). Piaget trabalha os anos 20, 30 e 40 com muita pesquisa. (Gênese do número da criança; JM; Nascimento da inteligência; Construção do real). Final da década de 40 Piaget chega à conclusão que ele tem que fazer uma primeira grande síntese. (Livro: Introdução à epistemologia genética). Funda o centro de Epistemologia Genética. * Neste livro sobre a epistemologia Genética: 1º tomo: Sobre a inteligência (nunca publicado no Brasil), 2 tomo: Dedicado à fisica e 3- tomo: dedica a outras áreas, que é a biologia, psicologia e sociologia. Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Obra de Piaget (de 1922 a 1980)/ Várias fases: Final da década de 40: Piaget chega à conclusão que ele tem que fazer uma primeira grande síntese. (Livro: Introdução à epistemologia genética). Funda o centro de Epistemologia Genética. * Livro sobre a epistemologia Genética: 1º tomo: Sobre a inteligência (nunca publicado no Brasil), 2º tomo: Dedicado à física; 3º tomo: dedica a outras áreas - biologia, psicologia e sociologia. Luciana Souza Borges

As idéias básicas de Piaget Obra de Piaget (de 1922 a 1980)/ Diferentes modelos: 1. Modelo linguístico: Piaget (1923) A linguagem e o pensamento da criança. 2. Modelo da moralidade: Piaget (1932) O juízo moral na criança. 3. Modelo lógico: Maior parte da obra de Piaget Desenvolvimento cognitivo e estágios. 4. Modelo dialético: Piaget (1980) As formas elementares da dialética. Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Estudos mostraram a Piaget que as variáveis lógica e biológica se conjugavam na teoria sobre o conhecimento humano. Trabalhos com testes: lógica infantil é qualitativamente diferente da lógica do adulto. Para compreender o pensamento da criança: é necessário se desviar da quantidade de respostas corretas e se concentrar na qualidade da solução. Desenvolvimento do método clínico para os estudos piagetianos. Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET As etapas do Método clínico: Primeiros Esboços (até 1926) → observação e pequenos experimentos (método puramente verbal). Constituição do Método (1926-1932) → método verbal para estudar os conteúdos do pensamento. Método Não-Verbal (1932-1940) → aplicação do método a sujeitos que ainda não falam (observação critica). Manipulação e Formalização (1940-1955) → resolver tarefas mediante a ação e explicação/ Desenvolvimentos Posteriores (a partir de 1955). Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Os tipos de utilização do Método clínico: Entrevista livre → Sem material Explicação sobre uma situação → transformações de um material Método não-verbal → Ações sobre a realidade sem linguagem Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Método clínico: (1) Psicológico. Controle do entendimento das perguntas e das instruções. (2) Interesse no processo que leva o sujeito a dar a resposta/ Avaliação qualitativa → Processo que conduz a uma resposta . (3) Compreendida pelo exame do processo/ A importância da justificativa do sujeito. (4) Interesse: o certo e o errado revelam sobre o raciocínio do sujeito/ O importante é o processo/ O erro é portador de sentido/ Interesses nos aspectos universais. Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Os trabalhos iniciais de Piaget atribuíram fundamental importância à linguagem e à interação entre as pessoas para a estruturação do pensamento (modelos da linguagem e moralidade). Em um segundo momento, a ênfase passa a ser na ação e manipulação dos objetos (modelos lógico e da dialética). Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET As crianças cometem o mesmo tipo de erro, nas mesmas idades chegam a soluções semelhantes. Por que os erros são compartilhados?   Suposição central de Piaget: Criança = participante ativo (constrói seu próprio conhecimento = ‘pequeno cientista’). Para construir seu conhecimento, ela precisa adaptar-se ao mundo de maneira cada vez mais satisfatória. Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Fatores responsáveis pelo nosso desenvolvimento e nossa aprendizagem/ interação entre o organismo e o meio: Fator biológico. Exercício e experiência física. Interações sociais. Equilibração. Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET PIAGET e nossa INTELIGÊNCIA Piaget – 1896 a 1980 – Todos os seres vivos são inteligentes. A inteligência expressa 2 condições ou problemas dos seres vivos: organização e adaptação, que ocorrem em contextos constantes de transformação. Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET PIAGET e nossa INTELIGÊNCIA Organização: Uma vez vivos, temos que agir para manter esta condição. Como nos mantemos vivos? Estar vivo é estar inteligente. Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET PIAGET e nossa INTELIGÊNCIA Adaptação: Mas a vida é expressa em um sistema que é aberto (parte do que nos conserva vivos está fora de nós). Temos, então, que nos adaptar, isto é, regular as nossas necessidades ao que está fora de nós (assimilação e acomodação). Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Processo de adaptação = conceito, categoria, complexo de idéias. O conhecimento = ação física ou mental. Cada ação é um esquema = não é a categoria em si, mas a ação de categorizar de alguma maneira. Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Processo de adaptação Bebês: começam a vida com um pequeno repertório de esquemas sensoriais e motores (olhar, provar, tocar, sugar, ouvir, alcançar etc.). Mais tarde: desenvolvimento de esquema mental (comparar um objeto com outro).   Mais tarde ainda: desenvolvimento de esquemas complexos (análise dedutiva). Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Processo de adaptação Esquemas: são estruturas mentais ou cognitivas pelas quais o sujeito, intelectualmente, se adapta ao meio. As estruturas se ajustam (assimilação) ou se modificam (acomodação) durante o desenvolvimento. A busca é pela Equilibração = busca de regulação interna que resulte na adaptação. Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Para a mudança dos esquemas, são necessários 3 processos: Assimilação: absorve o evento/ experiência, em algum esquema que possui. É um processo ativo e seletivo, e, o que é assimilado ao esquema sofre mudanças também. Acomodação: Processo complementar = modificar o esquema (na 2ª vez que agarrar um objeto, já será diferente). Equilibração: (pontos de reorganização) luta por coerência, por fazer sentido = cientista (teorias da mente: são explicações do mundo, que a criança dá no decorrer do tempo, mas que não se sustentarão nos anos seguintes). Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Assimilação = Integra novo dado aos esquemas já existentes (estímulo se ajusta ao esquema). Acomodação = Quando não se consegue ajustar o novo estímulo ao esquema já existente e então cria-se um novo esquema (a pessoa muda, para ajustar os estímulos novos). Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET O timing e o ritmo podem variar, se considerarmos as idades cronológicas, mas a sequência será invariável: Estágio Sensório-motor. Estágio Pré-operatório. Estágio Operatório (concreto e formal). Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Estágio Sensório-motor (0 – 2): o comportamento é motor; não representa internamente. Estágio Pré-operatório (2 - 7): caracterizado pelo desenvolvimento da linguagem e outras formas de representação; raciocínio pré-lógico. Luciana Souza Borges

As idéias básicas de Piaget Estágio Operatório concreto (7–11): Aplica o raciocínio lógico a problemas concretos, no presente. Estágio Operatório formal (11-15): Aptos a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas. Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET Para Piaget, então, qualquer ação (física ou mental) tem como direção a qualidade construtiva, interdependente e reversível de realização. Todos podemos aprender, portanto!!! Luciana Souza Borges

AS IDÉIAS BÁSICAS DE PIAGET O que nos impede? As pessoas vão ficando para trás, em relação a essas possibilidades, seja por limitações orgânicas ou neurológicas, doenças de todos os tipos, falta de oportunidades sociais, injustiça, desigualdade e tantas outras formas de exclusão que caracterizam, hoje, a miséria do mundo!! Luciana Souza Borges