Actos de fala Acção comunicativa Interação estratégica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pressuposição e Implicatura
Advertisements

Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
O QUE É ÉTICA?.
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA LINGUAGEM E DO DISCURSO
Função Aplicação de pessoas:
Legislativo x Judiciário
Semântica.
PRODUÇÃO RESENHA.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ÉTICA Ηθική.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
1.Consciência (Chalmers,1997)
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
VALORES DA CONVIVÊNCIA NA VIDA PÚBLICA E PRIVADA
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
Questões preparação para exame Soluções
30/03/2017.
Atos de fala.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Habilidad lingüística comunicativa
TEXTO E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Intencionalidade discursiva
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
SÍNTESE DA TEORIA DOS ATOS DE FALA
As funções da linguagem
Interpretando as Escrituras Sagradas
A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen Habermas Proposta de síntese, ilustrada pelos textos “Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo.
Maria de Fátima Ramos Brandão Teoria e Prática Pedagógica em Informática 2 Ciência da Computação UnB Novembro de 2010 Ontologia da Linguagem.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
A TEORIA DAS FONTES DO DIREITO: A Lei como única fonte de qualificação
RACIONALIDADE E COMUNICAÇÃO Parte II – pg. 16 a 30.
Lógica Proposicional.
Interação discursiva Atos Ilocutórios. A. Comprei o último romance de Lobo Antunes. B. Vá comprar o jornal. C. Prometo que chego a horas. D. Odeio levantar-me.
Fundamentos de linguagens de programação
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Perspectiva Benvenistiana
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Português Instrumental REVISÃO
Paradigmas de Programação
AXIOMAS (PROPRIEDADES) DA COMUNICAÇÃO
Conceitos Introdutórios
PRAGMÁTICA 1.
 A Filosofia é fundamentalmente uma disciplina onde argumentas e debates ideias…..  Como participar num debate?
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
Tendências atuais do ECLE
Capítulo 3 Para uma crítica da Teoria do Significado
O Neopositivismo e o Círculo de Viena
NOÇÕES BÁSICAS DO ESTUDO DA LINGUAGEM. VAMOS RECORDAR... Assim, uma argumentação é tipicamente constituída por uma inferência ou por uma série de inferências.
Ética.
1.
KARL JASPERS
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Ato ilocutório Ato que consiste em realizar, ou pretender realizar, determinado objetivo (promessa, conselho, ordem, pedido, agradecimento, etc.) através.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Karl-Otto Apel. Reflexões no mundo da ética. Ética de Responsabilidade Princípios éticos gerais Princípios éticos ideais Fundamentação última da ética.
Procedimentos argumentativos Professora Marina Miotto Negrão.
Somos todos seres sociais
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Actos de fala Acção comunicativa Interação estratégica

 1- Programa intencionalista - conseguir um entendimento em termos linguísticos (entendo como decodificar); 2- Semântica da verdade condicional - abre as portas à racionalidade interna do meio linguístico; mas ainda ignora as circunstâncias sob as quais um ouvinte está em posição de reconhecer quando é que as condições de veracidade de uma frase são satisfeitas numa dada situação. 3- Jogos de linguagem- Wettgenstein compara a validade das convenções de significado à validade social dos costumes e instituições predominantes, assimilando as regras gramaticais dos jogos de linguagem às normas de ação social. Mas não contempla relações com a validade que transcendam o contexto de um jogo de linguagem 4- Teoria dos actos de fala. Retomando...Três teorias do significados + uma quarta

  - Tipos de ações humanas que se realizam através da linguagem;  - Base para se chegar à Pragmática Universal ou Teoria da Ação Comunicativa;  - Influenciam a ação comunicativa;  - A principal tarefa da teoria dos actos de fala é clarificar o estatuto performativo das expressões linguísticas;  -(Austin – Dizer é transmitir informações, uma forma de agir sobre o interlocutor e sobre o mundo circundante);  - Atos de fala podem ajudar a esclarecer questões sobre o entendimento; Actos de fala

 Ato locucionário: enunciar cada elemento linguístico que compõe a frase, frase declarativa, significa verdadeiro ou falso; Ato ilocucionário: no momento em que se enuncia a frase, realiza-se um ato de promessa, frase performativa – Feliz/ infeliz ; Ato perlocucionário: não se realiza na linguagem, mas pela linguagem; Habermas relaciona o ato ilocucionário com a ação comunicativa, pois busca o entendimento, e o ato perlocucionário (como convencer, persuadir) com a ação teleológica (por buscar um fim específico). Austin- tipos de atos de fala

  Em relação ao falante, ao mundo e ao ouvinte (função emotiva, referencial, conativa);  Considera uma solução para as dificuldades da teoria dos actos de fala, na medida em que faz justiça a todos os três aspectos do acto:  um emissor chega ao entendimento  Com outra pessoa  Acerca de algo Retoma o esquema de Bühler (funções da linguagem)

  - é uma alternativa à ação estratégica (embora permaneça ligada à teologia (propósitos) dos planos individuais de ação;  - a questão da validade de uma frase deixa de constituir um problema – separado do processo de comunicação- respeitando a relação objetiva entre a linguagem e o mundo; Análise pragmático-formal dos atos de fala- base para o conceito de ação comunicativa

  Representa a estrutura dos atos ilocucionários como “Mp” ( ato de fala elementar MP); F apresenta apenas uma pretensão de validade criticável para sua expressão/ O aceita o acto de fala de F.  M representa o modo da comunicação [Modus der Kommunikation] ou os diferentes modos do uso da linguagem (a cláusula principal usada em um proferimento para estabelecer uma relação intersubjetiva entre falantes e ouvintes)  P o conteúdo proposicional (a cláusula dependente com conteúdo proposicional usada em um proferimento para comunicar sobre objetos ou estados de coisas). A estrutura dupla dos atos ilocutórios

 1. os constativos / representativos (mostram a crença do locutor quanto à verdade de uma proposição: afirmar, asseverar, dizer); 2. os diretivos (tentam levar o locutor a fazer algo: ordenar, pedir, mandar); 3. os comissivos (comprometem o locutor com uma ação futura: prometer, garantir); 4. os expressivos (expressam sentimentos: desculpar, agradecer, dar boas vindas); 5. e os declarativos (produzem uma situação externa nova: batizar, demitir, condenar). Atos de fala- Searle (Habermas considera uma versão mais pormenorizada )

  - Orientação ao entendimento, pautando-se em critérios universais de validade.  - conceitos de atos de fala de Austin, principalmente dos atos ilocucionário e perlocucionário.  - variante da interação linguisticamente mediada; Ação comunicativa

 Ação comunicativa deve satisfazer a algumas condições cooperativas e comunicativas (p )

 “A ação comunicativa não se encerra somente no entendimento compreendendo também a interação e ação decorrente desta interação, que está guiada pelos atos de fala, mas não coincide com eles.”

  - Serve como equivalente funcional se conseguir um entendimento em termos linguísticos da compreensão;  O uso estratégico da linguagem, de modo latente é parasitário pois apenas uma das partes pressupõe que a linguagem está sendo usado para o entendimento;  Quem quer que haja estrategicamente desta forma estará infringindo a condição de sinceridade da ação comunicativa. Ação estratégica

 Excluem-se mutuamente Ação comunicativa Ação estratégica Ações coordenadas Obtenção do entendimento Exercício de influência

 Interação estratégica (p.178)