EXAME NEUROLÓGICO DA CRIANÇA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Advertisements

Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
O CEREBELO “A ÁRVORE DA VIDA”.
MOTRICIDADE Profa. Daniela Carrogi Vianna.
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
A comunicação entre Neurônios
SISTEMA NERVOSO Células do Tec. Nervoso Morfologia do Neurônio
Como funciona a memória?
TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3.
O SISTEMA NERVOSO Centro de controle.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Centro de comando corporal
Ciências A coordenação nervosa– cap. 07 (8ª série)
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
Conexionismo.
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
Sistema Neuro-hormonal
Características da criança: perspectivas teóricas
SISTEMA NERVOSO.
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
Paralisia Cerebral.
PSICOMOTRICIDADE.
SISTEMA NERVOSO.
FILOGÊNESE DO SISTEMA NERVOSO
Morfofuncional V.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Profa. Silvia Helena Cardoso
Sistema Nervoso.
A complexidade funcional do cérebro. Lateralização e dominância
Sistema Nervoso O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares.
Funcionamento Global do Cérebro Humano
Plasticidade Cerebral
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
O Que São as Redes Neurais Artificiais
Alzheimer Tipo mais comum de demência.
DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA INFÂNCIA.
INTRODUÇÃO AO SISTEMA SENSORIAL
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA NERVOSO.
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
SISTEMA NERVOSO.
Nome: Arthur Caetano, Mathias Ozorio e Vitor Pires;
Sistema Nervoso.
ATUALIZAÇÃO EM NEUROFISIOLOGIA
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Tronco e Medula Profa. Mirelle Saes
Tecido Nervoso.
TÉCNICAS DE EXPLORAÇÃO E AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DIAGNÓSTICA.
Desenvolvimento motor
Sistema Nervoso Aula Tema: Sistema Nervoso.
Medicão da actividade eléctrica cortical
Alunos:Eduardo F. Sovrani, Luvas Ev, Mario Schepainski Junior.
Neurodesenvolvimento de 0 a 2 anos
Transcrição da apresentação:

EXAME NEUROLÓGICO DA CRIANÇA FUNDAMENTOS FISIOLÓGICOS MODELO EVOLUTIVO TÉCNICA

AUTOR PROF. JOSÉ CÔRTES ROLEMBERG DEPT. DE NEUROCIÊNCIAS E SAÚDE MENTAL – FAMEB – UFBA ANO BICENTENÁRIO – 1808 - 2008

BASES DA EVOLUÇÃO NEUROLÓGICA HUMANA AS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO NEURO-EVOLUTIVO – FETO, NEONATO LACTENTE – ESTÃO NA DEPENDÊNCIA DE MÚLTIPLOS FATORES QUE DEVEM SE ASSOCIAR HARMONICAMENTE. SÃO ELES : a integridade anatômica do SNC; o grau de desenvolvimento dos neurônios, axônios e sinapses; a velocidade de mielinização das fibras nervosas; a reciclagem dos neurotransmissores; o patrimônio hereditário; os estímulos ambientais; a qualidade da relação mãe-bêbê.

DURANTE A GESTAÇÃO,O PICO DA PROLIFERAÇÃO NEURONAL, OCORRE ENTRE A 8a DURANTE A GESTAÇÃO,O PICO DA PROLIFERAÇÃO NEURONAL, OCORRE ENTRE A 8a. E 15a. SEMANAS. O TÉRMINO OCORRE DURANTE A 28a. SEMANA - 6o. MÊS – (Montalcini Nobel) ALÉM DO NEURÔNIO SER ALTAMENTE DIFERENCIADO,EXISTE UMA CO-RELAÇÃO ENTRE MORFOLOGIA E DIVISÃO DE FUNÇÕES CEREBRAIS. A VELOCIDADE DE MIELINIZAÇÃO DAS FIBRAS NERVOSAS, NÃO É HOMOGÊNEA E INFLUI DIRETAMENTE NA ORGANIZAÇÃO DOS REFLEXOS.

DURANTE OS PRIMEIROS MESES DE VIDA, EXTRA-UTERINA, OS CENTROS CEREBRAIS SUB-CORTICAIS DA MOTRICIDADE, PREDOMINAM SOBRE A ATIVIDADE CORTICAL. A INTEGRAÇÃO DA ATIVIDADE DOS CENTROS SUB-CORTICAIS, AO COMANDO PLENO DO CORTEX CEREBRAL, CONSTITUI UM MODELO COMPLEXO DE FEED-BACK OU RETRO-CONTROLE. ELA É O FIO CONDUTOR E A CHAVE DE OURO DA EVOLUÇÃO NEUROLÓGICA.

O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS, SENSITIVO-SENSORIAIS E COGNITIVAS, É FEITO ATRAVÉS DE FASES SUCESSIVAS, DIRETAMENTE RELACIONADAS À ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS CEREBRAIS. OS SISTEMAS CEREBRAIS SÃO GRUPOS DE MILHÕES DE NEURÔNIOS, ORIENTADOS PARA UMA FUNÇÃO ESPECIFICA OU MÚLTIPLAS FUNÇÕES E INTERLIGADOS ENTRE SI.

A RELAÇÃO ENTRE QUANTIDADE NEURONAL E LIGAÇÕES SINÁPTICAS ENTRE OS DIVERSOS SISTEMAS, DE-TERMINA O GRAU DE ORGANIZAÇÃO NEUROLÓGICA, DAQUELE SER EM EVOLUÇÃO.

O SURGIMENTO DA MARCHA, O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM, FALA,DAS FUNÇÕES PSICOMOTORAS (espaço-tempo-forma-côr) SÃO PONTOS NODAIS DA EVOLUÇÃO-ORGANIZAÇÃO NEUROLÓGICA. EXISTE UM IMPULSO BIOLÓGICO QUE EMPURRA PARA CIMA UMA CORTICA – LIZAÇÃO CRESCENTE E DOMINADORA.

O RESULTADO FINAL DESTE LONGO PROCESSO É A FORMAÇÃO: DO ESQUEMA CORPORAL (Homúnculo de Penfield) DA IMAGEM DO CORPO (Representação visual) DA CONSCIÊNCIA, MEMÓRIA E DEMAIS FUNÇÕES COGNITIVAS.

FATORES AMBIENTAIS, AFETIVOS E SOCIO-CULTURAIS,INFLUENCIAM POSITIVA OU NEGATIVAMENTE,TODO O PROCESSO EVOLUTIVO DA CRIANÇA. A DETERMINAÇÃO DA IDADE NEURO-LÓGICA DE UMA CRIANÇA E O CONHECIMENTO DOS TRANSTORNOS DO DESENVOL. E DOENÇAS MAIS INCIDENTES OU ESPECÍFICAS, É O QUE SEPARA A NEUROLOGIA DOS ADULTOS E CRIANÇAS.

A IDADE NEUROLÓGICA, É DETERMINADA, NO FINAL DO EXAME NEUROLÓGICO OBJETIVO E COMPARADA COM A IDADE REAL DA CRIANÇA. É ELA QUE VAI DIZER SE EXISTE OU NÃO UM DESVIO,RETARDO OU TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO.

O EXAME NEUROLÓGICO A TÉCNICA DO EXAME SOFRE ALTERAÇÕES, CONFORME A SITUAÇÃO: NA UTI, NA ENFERMARIA, NO CONSULTÓRIO. OS ITENS A SEREM SEGUIDOS SÃO: ANAMNESE BEM ORIENTADA, JUNTO À RESPONSÁVEL DO MOMENTO. INSPEÇÃO CUIDADOSA.

AVALIAÇÃO SENSITIVO-SENSORIAL AVALIAÇÃO MOTORA AVALIAÇÃO COGNITIVA DETERMINAÇÃO DA IDADE NEURO-LÓGICA, BASEADA EM ESCALAS EVOLUTIVAS, COMO RESULTADO FINAL DO EXAME. QUANDO NÃO EXISTE SUSPEITA DE RETARDO NEUROPSICOMOTOR, O EXAME OBJETIVO É PRÀTICAMENTE IGUAL AO DO ADULTO, COM ÊNFASE NA INSPEÇÃOLIVRE (movimentos,gestos,atitudes) ANTES DE REALIZAR MANOBRAS ESPCÍFICAS OU PESQUISA DE REFLEXOS.

A FORMA DE CONDUÇÃO DO EXAME NEUROL A FORMA DE CONDUÇÃO DO EXAME NEUROL. OBJETIVO, DEPENDE DA IDADE DA CRIANÇA E DE SUA SITUAÇÃO NO MOMENTO: INERTE, PASSIVO, COLABORADOR, AGITADO. A DEPENDER DA SITUAÇÃO E LOCAL, O COMPLEMENTO DO EXAME É FEITO ALGUMAS HORAS OU DIAS DEPOIS. A CONTENÇÃO E USO DA FORÇA É ABSOLUTAMENTE CONDENÁVEL.

SUMÁRIO ESPECÍFICO DOS ÍTENS NA INSPEÇÃO valorizar: a qualidade do contato com o meio e o examinador; o tipo de choro para o RN; a existência ou não de motricidade espontânea; o facies; as deformidades craniofaciais e/ou corporais; a presença de alterações pigmentares da pele; a movimentação ocular; o piscamento palpebral; o tipo de respiração; cianose ou palidez, a existência de mioclonias e tremores.

NA AVALIAÇÃO SENSITIVO-SENSORIAL VALORIZAR: a resposta ocular ao deslocamento de fonte luminosa; a rotação da cabeça para o lado do estímulo sonoro; o estiramento e deslo-camento da língua para a percepção de sabores; a mímica facial para a compressão moderada das extremidades digitais, lóbulo da orelha,mamilo; a forma de apreensão dos objetos (palmar,digital)

NA AVALIAÇÃO MOTORA,VALORIZAR: a pesquisa do tônus muscular, lembrando de sua progressão caudo-cefálica, e utilizando manobras especiais no RN; palpação muscular, provas de extensão e flexão nas crianças maiores. A presença dos REFLEXOS PRIMÁRIOS OU ARCAICOS: MORO, MAGNUS KLEIN/RTC, ORO-ORBICULAR, SUCÇÃO, ORIENTAÇÃO E ROOTING, NASO-PALPEBRAL, MARCHA AUTOMÁTICA, LANDAU

NAS CRIANÇAS MAIORES DE 2, 3 ANOS, VALORIZAR: marcha, equilíbrio, coordenação, habilidades motoras especiais (pianotagem, estalos dos dedos, vibração e estalo lingual). VERIFICAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR E DOS REFLEXOS ESPINHAIS.

FUNÇÃO COGNITIVA EMERGENTE A PARTIR DE 3, 4 ANOS CONHECER: nome próprio, dos pais e irmãos, algumas cores, segmentos do corpo, sons e vozes de animais e humanos. A PARTIR DE 5, 6 ANOS, CONHECER: figuras geométricas, maioria ou todas as cores, densidade dos objetos, esboço da noção de tempo, grafismos. A PARTIR DE 7 ANOS, INICIA O CONHECIMENTO PROGRESSIVO DAS NOÇÕES: espaço-tempo, causa-efeito.