PENSADORES DA EDUCAÇÃO Um pouco da história do trabalho com projetos em salda de aula. NTE-Estrela 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Pedagogia da pesquisa-ação
Plano de Ensino Plano de aula
A Política Curricular e o Currículo Prescrito.
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Curso de novas tecnologias na escola
A informática na Educação Indígena
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Atendimento Educacional Especializado
2º encontro – Professores Maio de 2012
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS PEDAGOGIA TRADICIONAL.
SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Essa é minha escola.
Minha escola Escola Estadual Dr. Martinho Marques 2009.
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Escola Municipal Professoras:
Apresentação.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
A relação Professor/ Aluno
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Professor: HUGO SOUZA Alunas: Ivania Cabral Urbano da Silva Maria de Fátima.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Portfólios da Prática Pedagógica
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
MEDIAÇÃO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Outubro/2006. Professores das Escolas Estaduais e Multiplicadores do NTE do Município de Dourados-MS Outubro/2006.
Situação de Aprendizagem
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Existe igualdade de oportunidades? Escola atualEscola antiga Contextualização temporal  Secciona os alunos  Fábrica  Procura respostas diversificadas.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

PENSADORES DA EDUCAÇÃO Um pouco da história do trabalho com projetos em salda de aula. NTE-Estrela 2012

Johann Pestalozzi ( ) “A educação produzirá a universalidade a partir das particularidades e da mesma forma a particularidade a partir da universalidade.”

Friedrich Froebel ( ) “Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo.”

Jean piaget ( ) “ O trabalho de educar não se refere a transmissão de conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno.”

Lev Vygotsky ( “A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, PROVOCA AVANÇOS QUE NÃO OCORRERIAM ESPONTANEAMENTE.”

Paulo Freire ( ) O objetivo da escola ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo”

Fernando Hernández “Projetos didáticos permite que o professor abandone o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar num pesquisador”.

Projetos didáticos e as novas TICs “A melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento de competências para lidar com as características da sociedade atual, que enfatiza a autonomia do aluno para a busca de novas compreensões, por meio de ideias e de ações criativas e colaborativas.” Maria E. B. Brito Prado.

Material produzido NTE-Estrela-RS a partir do Guia do Cursista do Curso Elaboração de Projetos. ´PROINFO INTEGRADO – BRASILIA, 2009.