Os adolescentes e as drogas Silvia Moreira Trugilho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Advertisements

AS REGIÕES CONFLITUOSAS DA AMÉRICA
Regina Célia Baptista Belluzzo
Faculdades Integradas Hélio Alonso
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Enem.
Desempenho das pessoas sendo fundamental para os resultados do negócio
Comportamento Organizacional
Desequilíbrio de concorrência
Drogas na adolescência
Valor Consultoria Empresarial
A VENDA PROFISSIONAL Maurício Papa 1.
Estratégias do agronegócio
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Ética Conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão Faz com que o profissional respeite seu semelhante.
Drogas devem ser Legalizadas?
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Visão equivocada População vulnerável adolescentes e crianças Visão equivocada População vulnerável adolescentes e crianças.
UNIVERSIDADE RED JACKET.
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
Introdução a Microeconomia
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
Educação Sexual na Adolescência
SIT – T11 Oi Paggo Marcio Luiz Angeli. 1 – Cadeia Paggo Coleta de dados: Opção do cliente em utilizar seu aparelho de celular como meio de pagamento para.
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Fundamentos de economia
Hoje no mundo 4 milhões de pessoas morrem por ano
Empreendedorismo.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
PESQUISA QUALITATIVA OBJETIVO: Coletar dados nos campos econômico, ambiental e organizacional sobre a população beneficiária do Programa Pós Morar para.
Projeto saúde (Drogas).
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Repensando a Logística
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
Eduardo Hipólito do Rego
APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Nas telenovelas.  É a forma de representação da realidade que vem sendo abordada nas telenovelas.  Procura dar ênfase á um problema ou questão social.
Comportamento do Consumidor
Tem causa A causa de Marina Silva é a causa do planeta, da qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro. É a nossa causa, dos nossos filhos, dos nossos.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Mentoring Coaching.
Professor Douglas Pereira da Silva
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
A mudança nas organizações
O Brasil e a América Latina, 20 anos: desafios e oportunidades 2 Novembro de 2015.
Introdução à Administração
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Comportamento de compra do consumidor
Segmentação e Posicionamento
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
Transcrição da apresentação:

Os adolescentes e as drogas Silvia Moreira Trugilho

 Os adolescentes constituem um grupo de alto risco para a utilização de drogas.

Os adolescentes e os grupos Muitos adolescentes experimentam as drogas sem, contudo, evoluir para a toxicodependência. Nesta etapa de vida as pressões dos grupos de pares, a necessidade de contestação como prática de liberdade são fatores que levam rapazes e moças a experimentar drogas.

O grupo de adolescentes é um espaço de experimentação, onde os valores do grupo superam os da família. O grupo lhe oferece a sensação de pertencimento, segurança e a sensação de ser alguém, de ser importante.

O uso de drogas A utilização de drogas é um sintoma que denuncia um grave comprometimento com a possibilidade de se lidar com a frustração. É uma negação maníaca da frustração. O efeito psicológico desejado é sempre de um anestésico para a angústia, mesmo que o efeito físico-químico seja diverso.

O estímulo da mídia. É comum que anúncios de cigarros e bebidas alcoólicas estejam associados a sucesso, dinheiro, felicidade no amor, numa fantasia de felicidade plena, sem frustrações. O adolescente é presa fácil deste apelo.

A dificuldade da saída Os grupos de usuários geralmente mantêm- se fechados, inclusive procurando evitar a saída de algum membro, devido à intensa inveja que essa saída produz. Os laços com “os de fora” (os caretas) não são desejáveis, até porque o grupo de fecha em torno de um discurso extremamente pobre, no qual a temática da droga e seus efeitos é preponderante.

A importância dos limites O adolescente que usa droga tem que a prender a ouvir e a dizer não, a obedecer limites. Assim poderá aprender a lidar com a frustração e a construir seus limites. O limite é uma ação de cuidado. A falta de limites por parte dos pais pode ser sentida pelo adolescente como uma menos valia de si.

O narcotráfico O narcotráfico tornou-se um poder paralelo que movimenta enormes quantidades de dinheiro. O negócio do narcotráfico tem chegado a movimentar uma cifra de 600 bilhões de dólares na América Latina.

As drogas tornaram-se elos de integração do continente americano, através de suas ligações com a política e a economia dos países envolvidos, mas sobretudo pela corrupção de políticos e policiais que facilitam os negócios do narcotráfico para também fazer dinheiro por meio de propinas, comissões, desvio de verbas, etc. Dinheiro esse que é depois lavado no mercado de capitais, em negócios imobiliários, na agropecuária, etc.

Os traficantes atuam de forma intensa na economia de países como a Colômbia e o Brasil e promovem de forma efetiva a desestruturação do Estado de direito criando um “estado paralelo”, com leis e justiça próprias, implicado uma radical mudança no posicionamento ético de certo segmento da sociedade, no qual dissemina um padrão aético de comportamento.

O narcotráfico está ainda ligado ao contrabando de armas, de ouro de pedras preciosas, de madeira. No Brasil o narcotráfico surgiu vinculado ao problema do contrabando, que para existir necessita estar firmemente associado à corrupção do aparelho policial e do Judiciário. Foi pouco a pouco ganhando espaço devido às facilidades que encontrou e encontra em certos segmentos da classe política.

A estrutura do narcotráfico no Brasil é sólida, complexa e tem bases difusas. Seus agentes são ágeis, violentos, fiéis ao crime, eficientemente operativos, competentes e com notável força de penetração no aparato policial, jurídico e político. Das 500 favelas e conjuntos habitacionais do Rio de Janeiro, praticamente todas têm tráfico de drogas. O Brasil é o maior consumidor de drogas na América Latina e pode, com facilidade, chegar a ser o segundo maior consumidor mundial, atrás apenas dos estados Unidos

Facilidades ligadas à droga Um dos barateadores do preço da cocaína e seus derivados é a grande oferta de metanfetaminas (drogas sintéticas de grande poder aditogênico e com custo de fabricação relativamente barato). A produção de metanfetamina não demanda grandes laboratórios, pode-se fabricá-la em casa, o que reduz o seu custo e barateia sua venda. Pode ser produzida, distribuída e vendida por um único indivíduo.

Das metanfetaminas, a de maior repercussão é o MDMA (mais conhecido com ecstasy). O seu consumo vem crescendo notadamente entre os jovens de classe média brasileira (especialmente em boates e raves).

O enfrentamento do narcotráfico As ações contra o narcotráfico devem envolver a sociedade civil como um todo. Deve envolver o maior número possível de atores sociais, diversificando assim a luta contra o narcotráfico.

OS ADOLESCENTES TRABALHADORES DO TRÁFICO O tráfico de drogas divide seus trabalhadores em várias categorias, com as seguintes funções: soldado, avião, olheiro, fogueteiro, gerente da boca, gerente do branco, gerente do preto, contador, etc. Os adolescentes são recrutados para fazer a segurança da base dos morros usando pistolas. Podem atirar à vontade pois não falta munição.

A preferência pelos adolescentes se dá por diversos fatores, tais como: estão menos sujeitos a penas; oportunidade de ingresso num mercado produtivo (o que ainda lhes possibilita a inserção no mundo do consumo); o fascínio cultuado aos líderes do tráfico por portarem armas, que são tomados como modelos de identificação. Em nenhum outro país a experiência com a utilização de adolescentes no tráfico foi tão bem sucedida como no Brasil.

A “adrenalina” Associado à necessidade de ter modelos de identificação, está a questão da busca de desafios, de correr riscos. O adolescente busca emoções e riscos como forma de consolidar o seu eu. No entanto, quando suas condições psicológicas são precárias e o seu contexto familiar é conturbado, a escolha de modelos identificatórios bem como a noção de correr riscos ficam severamente distorcidas.

Profissão “rentável” O adolescente se torna um profissional do tráfico num trabalho muito bem remunerado para o seu nível de escolaridade (aproximadamente R$300,00 a R$400,00 por semana. Esta profissão rentável, em que o risco é extremamente negado, surge em oposição ao trabalho honesto dos pais que nunca os levou a mudar de vida e serve apenas para sobreviver.

O fascínio sobre o jovem Mas é um trabalho que atrai o adolescente pelo fascínio de andar armado, de pertencer a um grupo forte, de ter dinheiro e poder e de infundir temor nos adultos.

Trechos extraídos da obra: FREITAS, Luiz Alberto Pinheiro de. Adolescência, família e drogas. Rio de janeiro: Mauad, 2002.