Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
Aprender Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Construindo uma identidade profissional
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Rotina na Alfabetização:
Programa Ler e Escrever
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Currículo oficial de São Paulo
Altinópolis.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação GEPFICA-Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização Pacto Nacional.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
A Função do Professor Articulador
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8.
Progressão Escolar e Avaliação Rosimeri Meirelles e Tatiani Roland
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Planejamento da Rotina Semanal
Ano 2 Unidade 1.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
Etapas de uma sequência didática
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Didática da alfabetização
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles
Transcrição da apresentação:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Progressão Continuada Unidade 8 Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles meirelles.pacto@gmail.com www.eutonopacto.pbworks.com

02/Dezembro Contrato Didático: 18h Apresentação do contrato didático. Retomada do Caderno de Metacognição. Objetivos 18h20min Seminário Municipal Leitura Deleite 19h10min Inspirando: Vídeo – Progressão Continuada 19h20min Roda de conversas 19h30min Leituras nos sub grupos *Unidade 8: Ano 1 – p. 06 a 14. *Unidade 8: Ano 2 – p. 06 a 18. *Unidade 8: Ano 3 – p. 06 a 19. 20h10min Intervalo 20h25min 20h35min Apresentação dos grupos (10 min. p/cada grupo)

02/Dezembro Contrato Didático: 21h05min Roda de Conversas 21h25min Livro da Vida 21h30min TEMA DE CASA/ESCOLA *Caderno de Metacognição O que aprendi? Como aprendi? E o que não aprendi? Leitura do material enviado para as escolas (Silvio Rocha) Elaborar perguntas para serem respondidas pelo autor no dia 09/12.

Retomada do Caderno de Metacognição O que aprendi? Como aprendi? O que não aprendi?

Planejar o ensino na alfabetização. Objetivos: Planejar o ensino na alfabetização. Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem. Construir, coletivamente, o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização.

Seminário Municipal... Leitura Deleite ALVORADA/RS

Para inspirar...

Reflexão

Leituras em Sub Grupos: Unidade 8 Ano 1 - p. 06 a 14. Ciclo de alfabetização e progressão escolar. Ano 2 - p. 06 a 18. Progressão e continuidade das aprendizagens: possibilidades de construção de conhecimento por todas as crianças no ciclo de alfabetização. Ano 3 - p. 06 a 19. Progressão escolar no ciclo de alfabetização: avaliação e continuidade das aprendizagens na escolarização.

Retorno em 15 minutos

Leitura Deleite... A menina que odiava livros

Apresentações dos grupos: PACTO/ALVORADA

Reflexão

Para pensar...

Livro da Vida: Avaliação

Caderno de Metacognição TEMA: CASA/ESCOLA Caderno de Metacognição O que aprendi? como aprendi? O que não aprendi? Leitura Ler o material enviado para as escolas (Silvio Rocha) e elaborar perguntas para serem respondidas pelo autor no dia 09/12.

Até o próximo encontro :)