Aristóteles Para melhor compreender Aristóteles Para explicar uma coisa deve-se chegar à sua “causa”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Advertisements

DE PLATÃO A ARISTÓTELES
A FELICIDADE HUMANA ARISTÓTELES
PERÍODO SISTEMÁTICO final do séc. IV ao final do séc. III a.C ARISTÓTELES... Um organizador, um homem extremamente meticuloso que queria pôr em ordem nos.
O QUE É ÉTICA?.
Prof. André Luiz Moraes Ramos
Aristóteles O pai, Nicômaco, era médico. Daí deve ter surgido seu interesse pelas ciências empíricas, especialmente as naturais. Estudou na Academia Platônica.
O QUE É METAFÍSICA.
INTRODUÇÃO A lógica faz parte do nosso cotidiano.
ESTOICISMO.
ARISTÓTELES. Estagira 384 a.C. Atenas 322 a.C..
Sofrimento Psíquico e Trabalho
Filosofia pré-socrática : o início da filosofia ocidental Final século VII a.C ao final século V a.C.
O período pré-socrático
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Trabalho - Energia Definição de trabalho.
A análise do capitalismo por Karl Marx
Aristóteles a.C. Nasceu em Estagira, Macedônia, filho do médico do Rei
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Aristóteles e o mundo sensível
Os Pré-Socráticos ou Filósofos cosmológicos ou Naturalistas
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Teorias do conhecimento
Amor e Sexualidade.
ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
Aristóteles ( a.C.).
Aristóteles de Estagira
Immanuel Kant
Profª Karina Oliveira Bezerra
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Filosofia Clássica Platwn Kai Aristotele.
3.3.4 ARISTÓTELES de Estagira ( C.) p. 19
As possibilidades e os limites da razão
Profª. Taís Linassi Ruwer
CURSO IMAGEM - PROF WEMERSON HORTA QUAL O PRINCÍPIO CONSTITUTIVO DO MUNDO? COMO EXPLICAR A MATÉRIA, O MOVIMENTO, O SER E O DEVIR?
Aristóteles.
Profª Karina Oliveira Bezerra
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
1 Curso de Filosofia Filosofia Geral Prof. Luís Fernando Crespo 29/07/2009.
Aristóteles Prof. Ms. Tiago Fávero de Oliveira.
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
QUAL O PRINCÍPIO CONSTITUTIVO DO MUNDO?
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: - Surgimento das universidades (Ex: Oxford). Surgiram com o objetivo de culturalizar.
Aula: Tomás de Aquino By: Matheus Rocha.  Período da escolástica  Características: Maior acessibilidade ao conhecimento. Surgimento da primeiras universidades.
Cap. 13 – A busca da verdade (2ª parte)
O que é Ciência.
ARISTÓTELES.
A filosofia de Platão (pág. 50 a 68)
A virtude da coragem e a teoria da justa-medida em Aristóteles.
Filosofia Clássica Sócrates (470 – 399 a.C.)
Liberdade e Autonomia em Kant
Immanuel Kant
O homem e a cultura - Leontiev
Ética Kantiana.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 4 DO CD: “NÓS E OS NÓS 2”
Professor: Suderlan Tozo Binda
Período sistemático Aristóteles
Aristóteles.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
A DOUTRINA DO CONHECIMENTO
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
Período Cosmológico ou Período Naturalista
O conhecimento Spinoza.
Aristóteles e o mundo sensível.
Metafísica Aristotélica
Aristóteles de Estagira
Immanuel Kant Köenigsberg (Alemanha). ( ).
Transcrição da apresentação:

Aristóteles Para melhor compreender Aristóteles Para explicar uma coisa deve-se chegar à sua “causa”.

Todo Ser Existência Essência Substância Acidentes Forma Matéria Possuem dois co-princípios

Causas primeiras São quatro as causas primeiras para Aristóteles: –Causa material, Isto é, aquilo de que uma essência é feita,sua matéria –(por exemplo, água, fogo, ar, terra); –Causa formal, Mesa é a forma assumida pela matéria madeira com a ação do carpinteiro; –Causa eficiente O carpinteiro é a causa eficiente que faz a madeira receber a forma da mesa; Explicar alguma coisa significa conhecer a sua “causa”!

Causa final: –Isto é, a causa que dá o motivo, a razão ou finalidade para alguma coisa existir e ser tal como ela é. Por exemplo, –O bem comum é a causa final da política, –A felicidade é a causa final da ação ética; –A flor é a causa final da semente transformar-se em árvore; –O Primeiro Motor Imóvel é a causa final do movimento dos seres naturais, etc.

Matéria: –É o elemento de que as coisas da Natureza, os animais, os homens, os artefatos são feitos; Sua principal característica é possuir virtualidades ou conter em si mesma possibilidades de transformação, isto é, de mudança; Forma: –É o que individualiza e determina uma matéria, fazendo existir as coisas ou os seres particulares; Sua principal característica é ser aquilo que uma essência é num determinado momento, pois a forma é o que atualiza as virtualidades contidas na matéria; Todos os elementos da natureza possuem:

Potência Ato Passagem da potência ao ato

Potência: –É o que está contido numa matéria e pode vir a existir, se for atualizado por alguma causa; Por exemplo: –A criança é um adulto em potência ou um adulto em potencial; –A semente é a árvore em potência ou em potencial; Ato: –É a atualidade de uma matéria: Isto é, sua forma num dado instante do tempo; O ato é a forma que atualizou uma potência contida na matéria. –Por exemplo: »A árvore é o ato da semente, »O adulto é o ato da criança, »a mesa é o ato da madeira, etc. A questão do mal Potência / Ato O mal está no interromper A passagem da potência ao ato.

Ser Ou Substância Essência Comum Iguala Própria Diferencia

Essência: –É a unidade interna e indissolúvel entre uma matéria e uma forma, unidade que lhe dá um conjunto de propriedades ou atributos que a fazem ser necessariamente aquilo que ela é. Assim, por exemplo, um ser humano é por essência ou essencialmente um animal mortal racional dotado de vontade, gerado por outros semelhantes a ele e capaz de gerar outros semelhantes a ele, etc.;

Acidente: –É uma propriedade ou atributo que uma essência pode ter ou deixar de ter sem perder seu ‘ser próprio’. Por exemplo, um ser humano é racional ou mortal por essência, mas é baixo ou alto, gordo ou magro, negro ou branco, por acidente. –A humanidade é a essência essencial (animal, mortal, racional, voluntário), enquanto o acidente é o que, existindo ou não existindo, nunca afeta o ser da essência (magro, gordo, alto, baixo, negro, branco). »A essência é o universal; o acidente, o particular.

Substância: –É o substrato ou o suporte onde se realizam a matéria-potência, a forma-ato, onde estão os atributos essenciais e acidentais, sobre o qual agem as quatro causas (material, formal, eficiente e final) e que obedece aos três princípios lógico-ontológicos (identidade, não- contradição e terceiro excluído); Em suma, a substância é o Ser.