ADMINISTRAÇÃO em PERSPECTIVA

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Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO em PERSPECTIVA Profº Wagner Tadeu Aula 02

CONTEÚDO e OBJETO Ad – direção, tendência para. Minister – subordinação ou obediência. Administração – interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle. Variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade.

Teorias Administrativas TABELA 1 Ênfase Teorias Administrativas Enfoques Nas Tarefas Administração Científica Racionalização do trabalho no nível operacional Na Estrutura Teoria Clássica Teoria Neoclássica Organização formal Princípios Gerais da Administração Funções do Administrador Teoria da Burocracia Organização formal burocrática Racionalidade organizacional Teoria Estruturalista Múltipla abordagem: Organização formal e informal Análise intra-organizacional Análise interorganizacional

Teorias Administrativas TABELA 1 Ênfase Teorias Administrativas Enfoques Nas Pessoas Teoria das Relações Humanas Organização informal Motivação, Liderança, comunicações e dinâmica de grupo Teoria do Comportamento Organizacional Estilos de administração Teoria das decisões Integração dos objetivos organizacionais e individuais Teoria do Desenvolvimento Organizacional Mudança organizacional planejada Abordagem de sistema aberto No Ambiente Teoria Estruturalista Análise intra-organizacional e ambiental Teoria da Contingência Análise ambiental

Teorias Administrativas TABELA 1 Ênfase Teorias Administrativas Enfoques Na Tecnologia Teoria da Contingência Administração da tecnologia Na Competitividade Novas abordagens administrativas Caos e complexidade Aprendizagem organizacional Capital intelectual

EVOLUÇÃO ADMINISTRAÇÃO Em toda a sua longa história até o início do século XX, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir deste século passou por fases de desenvolvimento de notável pujança e inovação.

EVOLUÇÃO ADMINISTRAÇÃO Há 100 anos, as organizações eram poucas e pequenas: predominavam as pequenas oficinas, os artesãos independentes, as pequenas escolas, os profissionais autônomos (como os médicos, os advogados que trabalhavam por conta própria), o lavrador, o armazém de esquina etc.

EVOLUÇÃO ADMINISTRAÇÃO Vale a pena uma breve visão desta história. A influência dos filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, nas tarefas de administração na antigüidade é remarcável. Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.), em sua discussão com Nicomaquides, expõe o seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

EVOLUÇÃO ADMINISTRAÇÃO Platão (429 a.C.-347 a.C.), discípulo de Sócrates, em sua obra A República, expõe o seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), discípulo de Platão, no seu livro Política, estuda a organização do Estado e distingue três formas de Administração pública, a saber:

EVOLUÇÃO ADMINISTRAÇÃO Monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania); Aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia); Democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia).

EVOLUÇÃO ADMINISTRAÇÃO Francis Bacon (1561-1626), filósofo e estadista inglês, e Renê Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês considerado o fundador da Filosofia Moderna, que vamos encontrar alguma preocupação prática na retomada da evolução do pensamento administrativo.

EVOLUÇÃO ADMINISTRAÇÃO A organização eclesiástica da Igreja Católica influenciou e serviu de modelo para muitas organizações, que passaram a incorporar uma infinidade de princípios e normas administrativas utilizadas na Igreja. Igualmente, a organização militar trouxe grande influência para a Administração.

EVOLUÇÃO ADMINISTRAÇÃO No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, e veio a desenvolver a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através, inicialmente, da racionalização do trabalho do operário.

EVOLUÇÃO ADMINISTRAÇÃO O outro era europeu, Henri Fayol, e veio a desenvolver a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa através da sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas. Assim, de um modo geral, a Abordagem Clássica da Administração pode ser desdobrada em duas orientações bastante diferentes e, até certo ponto, opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência:

EVOLUÇÃO ADMINISTRAÇÃO De um lado a Escola de Administração Científica, desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor. Essa escola era formada principalmente por engenheiros, como Frederick Winslow Taylor (1856-1931), Henry Lawrence Gantt (1861-1919), Frank Bunker Gilbreth (1868-1924), Harrington Emerson (1853-1931) e outros. Henry Ford (1863-1947) costuma ser incluído entre eles, pela aplicação de seus princípios nos seus negócios.

EVOLUÇÃO ADMINISTRAÇÃO À preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa através do aumento da eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários. Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização. Neste sentido, a abordagem da Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operários e seus cargos) para o todo (organização empresarial).

EVOLUÇÃO ADMINISTRAÇÃO De outro lado, a corrente dos Anatomistas e Fisiologistas da organização, desenvolvida na França, com os trabalhos pioneiros de Fayol. Essa escola era formada principalmente por executivos de empresas da época. Dentre eles: Henri Fayol (1841-1925), James D. Mooney, Lyndall F. Urwick (n. 1891), Luther Gulick e outros. A esta corrente chamaremos Teoria Clássica.

EVOLUÇÃO ADMINISTRAÇÃO A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa através da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e das suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. Neste sentido, a abordagem da Corrente Anatômica e Fisiologista é uma abordagem inversa à da Administração Científica: de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos).

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 1903 Princípios Básicos Cada trabalhador faria, de acordo com suas aptidões, a tarefa mais elevada possível. Cada trabalhador deveria produzir igualmente, ou mais, do que um padrão estabelecido (produção de um trabalhador hábil, não excepcional, da sua classe e no horário normal de trabalho). Remuneração por unidades produzidas.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Princípios Explícitos Planejamento: Substituir a improvisação pela ciência. Preparo: Selecionar os trabalhadores (além das máquinas, equipamentos e ambiente), treinando-os para produzirem mais e melhor. Controle: Controlar cientificamente a produção, de acordo com as normais estabelecidas. Execução: Dividir atribuições e responsabilidades (preparo/planejamento/controle x execução).

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Princípio Implícitos Estudar cuidadosamente o trabalho, antes de determinar como deverá ser executado. Decompor o trabalho em seus movimentos elementares e cronometrá-los, para eliminar os inúteis e aperfeiçoar os úteis. Selecionar cientificamente os trabalhadores. Dar aos trabalhadores instruções técnicas de como trabalhar. Separar precisamente as funções de preparação das de execução. Treinar os trabalhadores nessas funções específicas. Estabelecer remunerações ótimas para a produção padrão e além do padrão. Padronizar os utensílios. Dividir entre a empresa, os diretores, os executantes e os consumidores as vantagens do aumento da produção. Controlar a execução do trabalho, para corrigi-la, aperfeiçoá-la ou premiá-la. Classificar as máquinas, equipamentos, processos e materiais a serem utilizados ou produzidos, para tornar mais fácil seu trato.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Organização Racional Do Trabalho - ORT Análise dos "tempos e movimentos“. Estudo da fadiga humana. Divisão do trabalho e especialização (reduzir o trabalho a uma única tarefa, ou a tarefas simples). Desenho de cargos e tarefas. Incentivos salariais e prêmios por produção. "Homo Econômicus" (o operário movido por recompensas financeiras). Condições ambientais de trabalho. Padronização de métodos, máquinas e equipamentos. Supervisão funcional (administração funcional): A divisão do trabalho aplicada às chefias.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Ford - "Linha de Montagem" Princípios Fazer as coisas da melhor maneira possível. Distribuir com clareza as responsabilidades. Escolher os trabalhadores mais capazes, não importa a que preço. Reduzir os juros na apreciação dos lucros. Progredir sempre, para não retrogradar.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Críticas Mecanicismo: A organização como uma "máquina“. Supeespecialização do operário. Visão microscópica do homem: Tomando-o individualmente e ignorando-o como ser humano e social. Ausência de experimentos: Que a dessem base científica. Abordagem incompleta da organização: Omitindo a organização informal. Limitação do campo de aplicação: Restringindo-se à produção. Abordagem prescritiva e normativa: A organização como ela deveria funcionar (um "receituário"), sem explicações sobre o seu funcionamento. Visualização da empresa como um sistema fechado: Sem a influência do meio ambiente.

ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA 1916 O pioneiro da Teoria Clássica, Henri Fayol, é considerado, juntamente com Taylor, um dos fundadores da moderna Administração. Ele se preocupou em definir as funções básicas da empresa, o conceito de Administração (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar) bem como os chamados princípios gerais de Administração, como procedimentos universais a serem aplicados a qualquer tipo de organização ou empresa.

ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA A Teoria Clássica formulou uma Teoria da Organização, tendo por base a Administração como uma ciência. Conceitos Aumentar a eficiência da empresa através da forma, disposição e inter-relações dos seus órgãos. Ênfase na estrutura e no funcionamento da organização. Abordagem de cima para baixo e do todo para sua partes (departamentos). Preocupação com a estrutura.

ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA Fayol - "Não importa quem o faça, mas o sistema que utiliza" Princípios Divisão do trabalho: Especialização das tarefas e pessoas, a fim de aumentar a produção. Autoridade e responsabilidade: Dar ordens e esperar obediência (poder do cargo = oficial), com responsabilidade, equilibradamente (inteligência = pessoal). Disciplina: Obediência e respeito às normais. Unidade de comando: Cada subordinado deve receber ordens de apenas um superior. Unidade de direção: Apenas um superior e um plano para atividades com o mesmo fim. Subordinação dos interesses individuais aos gerais: Os interesses gerais devem estar acima dos particulares.

ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA Remuneração de pessoal: Deve haver retribuição satisfatória para empregados e empresa. Centralização: Concentração da autoridade no topo da hierarquia da empresa. Hierarquia ou cadeia escalar: Linha de autoridade de cima para baixo. Ordem: Um lugar para cada coisa. Eqüidade: Amabilidade e justiça, para alcançar lealdade do pessoal. Estabilidade e duração do pessoal: Pouca rotatividade, para não prejudicar a produtividade. Iniciativa: Assegurar o sucesso de um plano, de acordo com sua visualização. Espírito de equipe: Harmonia e união entre as pessoas.

ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA Seis Funções Básicas De Qualquer Empresa Técnica: Objetivo da organização. Financeira: Obtenção, manutenção, controle e restituição de recursos monetários. Comercial: Compra, venda, troca e locação de mercadorias, serviços e utilidades. Assecuratória: Reduzir os riscos (incêndios, acidentes, ações judiciais, insalubridade, etc). Contábil: Inventário, Balanço, Apuração de Lucros e Perdas, Estatísticas, etc (registros administrativos, documentação, etc). Administrativa: Planejar, Organizar, Dirigir, Coordenar e Controlar.

ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA Críticas Abordagem simplificada da organização formal: Sem considerar os aspectos psicológicos e sociais da empresa. Ausência de experimentos: Que a dessem base científica. Extremo racionalismo: Na concepção da administração. "Teoria da máquina" (Tempos Modernos" - Charles Chaplin): A organização como uma "máquina“. Abordagem incompleta da organização: Omitindo a organização informal. Visualização da empresa como um sistema fechado: Sem a influência do meio ambiente.