MRP – Cálculo de necessidade de materiais na rede de operações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“MRP ( planejamento das necessidades de materiais)”.
Advertisements

MRP - Planejamento de necessidades de materiais
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
5 – PPCP Planejamento, Programação e Controle da Produção
Características básicas de controle de estoque
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Planejamento da Necessidade de Materiais
Cálculo de necessidades de materiais MRP
GESTÃO DE ESTOQUES DEFINIÇÃO DE ESTOQUE
Prof. Miguel Antonio Pelizan
PCP TRADICIONAL MRP, MRP II e ERP.
MRP / MRP II MRP = Material Requirement Planning (planejamento das necessidades de materiais) Surgiu da necessidade de se planejar o atendimento da demanda.
ADMINISTRAÇÃO DOS ESTOQUES
Treinamento Industrial
TAREFA SEMANAL DE ESTUDO
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
ESTOQUES.
Grupo: 53.3 : Alessandra Mayara Renata
Estoques Administração de Recursos e Materiais – /04/2009
U07 Grupo 19V.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Dinâmica intraorganizacional
Estoques R02.
ESTOQUE DE DEMANDA INDEPENDENTE
GESTÃO DE ESTOQUES.
Apresentação de ARM Páginas 38 à 53
Gestão de Estoques vs Controle
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
Conceitos Básicos de Estoques
Programa mestre de Produção (Master Production Scheduling – MPS)
Demandas dependentes e independentes
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO – EDITORA SARAIVA
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
TELAS DE ESQUEMAS DE AULA
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
UNISUZ – FACULDADE UNIDA DE SUZANO
MRP – Cálculo de necessidade de materiais na rede de operações
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
Plano mestre de produção
Sistema de Planejamento de Produção
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
TEORIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Grupo 08H Gustavo Macedo Gabriela Mariana Rosa Marina Evora.
Técnico em Administração
Alunos do grupo 19 Z Arthur Ilo Silvana Wesley.
GERENCIA DA PRODUÇÃO Docente: JOYCE HELENA BALIEIRO
Logística Empresarial
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Programação da Produção
1 n O que é? n Programa mestre de produção n Plano de materias n Processo de Cálculo do MRP n Programação de ordens Capítulo 14:MRP.
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira GESTÃO LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS.
Planejamento dos Recursos Empresariais (ERP)
OBJETIVO Apresentar o tema gestão de estoques
Logística Política de Estoques.
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 10 – 27/10/ Planejamento.
Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição
Profº Adalberto J. Tavares Vieira NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO.
MRP - Planejamento de necessidades de materiais
Planejamento das necessidades de Materiais
MRP - Planejamento de necessidades de materiais
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Planejamento das necessidades de material MRP.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

MRP – Cálculo de necessidade de materiais na rede de operações Administração de Produção e Operações MRP – Cálculo de necessidade de materiais na rede de operações

O que é É obter : o material certo, no ponto certo, no momento certo na quantidade certa. Através de um planejamento das prioridades e a Programação Mestra de Produção. Este sistema tem função de: Planejamento empresarial Previsão de vendas, Planejamento dos recursos produtivos, Planejamento da produção, Planejamento das necessidades da produção,

Vantagem Permite ver rapidamente, o impacto de qualquer replanejamento. Assim pode-se tomar medidas corretivas, sobre estoques planejados em excesso, para cancelar ou reprogramar pedidos e manter os estoques em níveis razoáveis.

Objetivo A administração de materiais deve procurar melhorar continuamente : a rotatividade de estoque, o atendimento ao cliente, a produtividade da mão de obra, a utilização da capacidade, o custo de material, o custo de transporte e o custo do sistema. Ou seja atender o cliente da melhor forma, com o menor investimento em estoque. O objetivo do MRP é superar este desafio.

Metas De modo geral. A implantação de sistema MRP visa : Diminuir custos de estocagens e movimentação. Tempo de vida e controle de válidade em casos de produtos perecíveis. Atendimento ao cliente. Diminuir a improdutividade. A produtividade pode ser atingida por falta de materiais, tempo de preperação, quebra de máquina, hora extra variação na equipe, etc. Previsibilidade, incluindo a manutenção dos equipamentos, a previsão de compras e a produção. Capacidade da instalação para o atendimento, ou seja, a capacidade de atendimento ao cliente. Diminuir custo de materiais e transporte. Diminuição do custo de obtenção.

FUNÇÕES E ATIVIDADES QUE DEVEM SER ANALISADAS PELO SISTEMA MRP PREVISÃO DE VENDAS Prever e antecipar a necessidade do cliente. Planejar e replanejar com vistas à previsibilidade constituem-se em uma das funções do MRP. Através desta função do sistema MRP pode-se programar compras e produção.

FUNÇÕES E ATIVIDADES QUE DEVEM SER ANALISADAS PELO SISTEMA MRP PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE Podemos chamar de Planejamento da Capacidade a função do MRP que consiste em constatar se existem altos e baixos ou alterações de capacidade, podendo se tomar ações necessárias. Exemplo : Vendas quer um pedido novo. É possível verificar se ele pode ser atendido sem afetar os já existentes.

FUNÇÕES E ATIVIDADES QUE DEVEM SER ANALISADAS PELO SISTEMA MRP MANUTENÇÃO DOS REGISTROS Além do controle do estoque é importante a atualidade da lista de material. Através da contagem cíclica ou inventário rotativo, podemos conseguir a proximidade à realidade do estoque.

Cálculo Para efetivo cálculo das necessidades de materiais deve-se considerar: a estrutura do produto com os níveis de fabricação, a qualidade do lote de compra, o tempo de reposição para cada componente ( comprado ou fabricado internamente ), as necessidades das peças baseados no programa-mestre, o uso de cada peça, atentando-se também em outros produtos e o uso de cada peça, levando-se em conta que ela pode ser usada no mesmo produto em diversos níveis.

MRP - PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS Para determinação da quantidade a comprar podemos escolher diversos métodos de acordo com as necessidades reais, tais como : Quantidade fixa, Lote econômico, Reposição periódica.

MRP - PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS Programa-mestre de produção Níveis de estoque Programação (ordens de serviço) Planejamento e controle Pedidos de compra Lista de materiais

Estrutura de produtos - lapiseira

Demanda dependente vs. independente Demanda independente é aquela demanda futura por um item que, pela impossibilidade de se calcular, tem obrigatoriamente de ser prevista para que se possa gerir o item. Demanda dependente é aquela que, a partir de algum evento (como um programa mestre por exemplo) sob controle do planejador, pode ser calculada.

Explosão de necessidades brutas item quantidade comprado/produzido Lapiseira P207 1000 produzido Corpo externo 207 Presilha de bolso comprado Miolo 207 Corpo da ponteira Guia da ponteira Tampa Plástico ABS 10 kg Corante azul 10 g Tira 0,1 mm 2 kg Borracha Capa da borracha Miolo interno 207 Grafite 0,7 mm 4000 Fio de borracha 20 m Mola Corpo do miolo Suporte da garra Capa da garra Garras 3000 7 kg Comprado Corante preto 50 g

Necessidades brutas escalonadas no tempo item tempo de obtenção comprado/produzido Lapiseira P207 1 semana Produzido Corpo externo 207 2 semana Presilha de bolso 1 semanas Comprado Miolo 207 Corpo da ponteira 2 semanas Guia da ponteira Tampa Plástico ABS Corante azul Tira 0,1 mm Borracha Capa da borracha Miolo interno 207 3 semanas Grafite 0,7 mm Fio de borracha Mola Corpo do miolo Suporte da garra Capa da garra Garras Corante preto

Necessidades brutas escalonadas no tempo

Ações a serem disparadas Semana Ação gerencial referente a pedido de 1000 lapiseiras p/ semana 21 Semana 10 Nenhuma Semana 11 Semana 12 liberar ordem de compra de 50 g corante preto Semana 13 liberar ordem de compra de 1000 capas da garra liberar ordem de compra de 7 kg de plástico ABS Semana 14 liberar ordem de produção de 1000 corpos do miolo liberar ordem de compra de 1000 suportes da garra Semana 15 liberar ordem de compra de 1000 molas liberar ordem de compra de 3000 garras Semana 16 liberar ordem de produção de 1000 miolos internos liberar ordem de produção de 10 g de corante azul Semana 17 liberar ordem de compra de 20 m de fio de borracha liberar ordem de compra de 2 kg de tira de 0,1 mm liberar ordem de compra de 4000 grafites liberar ordem de compra de 10 kg de plástico ABS Semana 18 liberar ordem de produção de 1000 borrachas liberar ordem de produção de 1000 capas da borracha liberar ordem de produção de 1000 corpos externos Semana 19 liberar ordem de compra de 1000 presilhas de bolso liberar ordem de produção de 1000 miolos liberar ordem de produção de 1000 tampas liberar ordem de compra de 1000 guias da ponteira Semana 20 liberar ordem de produção de 1000 lapiseiras P207 Semana 21 entregar as 1000 lapiseiras P207 conforme pedido

Cálculo de necessidades líquidas Item (filhos do item lapiseira P207) Necessidade (bruta) de disponibilidade para semana 20 Estoque projetado disponível na semana 20 Necessidade (líquida) de obtenção efetiva Corpo externo 1000 200 800 Miolo 400 600 Tampa Corpo da ponteira 1300 Guia da Ponteira 500 Presilha de bolso 1500

Cálculo de necessidades líquidas Item (filhos do item Miolo) Necessidade (bruta) de disponibilidade para semana 19 Estoque projetado disponível na semana 19 Necessidade (líquida) de obtenção efetiva Miolo interno 600 250 350 Tira 0.1 mm 1000 200 800 Grafites 2400 900 1500 Conjunto borracha 300

Cálculo de necessidades líquidas

Registro básico do MRP

Registro básico com lotes múltiplos

Registro básico com estoque de segurança

Cálculo de necessidades ao longo da estrutura de produtos