Planejamento Estratégico 2015 | Atualização Luiz Carlos Cotta Janeiro/2016
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS OBJETIVO ESTRATÉGICO 5.1 Objetivo estratégico comum ao SINDAPP Fortalecer a captação de novas associadas Metas Executar a campanha de captação de novas associadas. Ações Realizadas A ABRAPP teve quatro filiações no ano de 2015: SEGURIDADE, ORIUS, ABB PREV e SUPREV. Tem mantido contato com os novos fundos de servidores para futura adesão. Ações contínuas Continuidade na agenda de visitas/reuniões às entidades mapeadas para filiação e às associadas para aproximação e relacionamento e reversão de quadro de pedidos de desligamento. Realização de pesquisa para identificação dos motivos de não adesão ao quadro associativo da ABRAPP. 100% concluída!
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS OBJETIVO ESTRATÉGICO 5.4 Intensificar a comunicação para promover maior conhecimento dos benefícios associativos, inclusive, divulgar estudos e trabalhos desenvolvidos pelas CTNs Metas Realizar campanha de comunicação com as associadas Monitorar permanentemente a utilização dos produtos e serviços disponibilizados Ações Realizadas Produção de vídeo institucional como ação da campanha institucional. Promoção constante dos benefícios associativos e trabalhos desenvolvidos pelas CTNs nos Encontros Profissionais e eventos da associação. Cafés da Manhã nos Encontros Regionais, que promoveu maior aproximação da ABRAPP e suas associadas. Campanhas de marketing realizadas continuadamente – em especial por ocasião do Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão e Encontros Regionais. Lançamento do novo site: Reestruturação de conteúdo e navegação. Realização de Pesquisa Anual de Satisfação das Associadas. 100% concluída!
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS OBJETIVO ESTRATÉGICO 5.5 Identificar oportunidades para ampliar a ação da Abrapp como facilitadora do compartilhamento de produtos e serviços Metas Incentivar as Comissões Técnicas a apresentarem propostas Estudar e viabilizar parcerias para disponibilização de produtos e serviços de interesse geral Ações Realizadas Evolução no estudo para disponibilização de produtos e serviços de interesse geral das associadas, tais como: Pesquisa Salarial (CTNRH); SISOB (CTNS); SIDE do FENAPREVI (CTNS); Participação no processo de homologação da ECF – Escrituração Contábil Fiscal (CTNC). Estabelecimento de contrato de cooperação com a empresa Engrenagem Virtual, disponibilizando às associadas o Programa de Educação Financeira e Previdenciária - Futuro Positivo. Realizada reunião com a PREVIC para solicitar acesso ao cadastro de dirigentes, conselheiros e EFPCs da autarquia, com o objetivo de desenvolvimento de programa de comunicação voltado para dirigentes e conselheiros, visando qualificação e certificação. O pedido está em análise pela Autarquia. Paralelamente, verificamos as práticas adotadas pela ANBIMA e CVM. Ações Contínuas Continuidade à consulta regionalizada às associadas e implantação de produtos e serviços de interesse geral. 100% concluída!
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS OBJETIVO ESTRATÉGICO 6.2 Intensificar o processo de racionalização de custos Metas Disseminar permanentemente a cultura de orçamento base zero Ações Realizadas Absorção pelo pessoal interno de área de coordenação de atendimento ao palestrante do Congresso, que anteriormente era terceirizada; Renegociação de contratos com prestadores de serviços com redução de 23,5%; Realização de estudo para a racionalização das Comissões Técnicas e Eventos (em análise pela Diretoria). Ações Contínuas Continuação do processo de seleção de fornecedores e compatibilização com práticas e preços de mercado. 100% concluída!
DIRETORIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS OBJETIVO ESTRATÉGICO 3.2 Manter e ampliar as ações de defesa do contrato previdenciário em todas as instâncias do poder judiciário, envolvendo especialistas e autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, através do fortalecimento do Cejuprev. Metas Ampliar a representação institucional do Cejuprev. Instituir agenda de trabalho anual a fim de organizar e revitalizar rotinas e processos Promover, permanentemente, ações e iniciativas objetivando tanto a unidade de entendimento entre os profissionais do Sistema quanto de esclarecimento junto aos agentes do Judiciário Ações Realizadas Apoio ao seminário COPEDEM voltado para representantes do Judiciário e de eventos com especialistas para unificação do entendimento doutrinário e produção de documentos de apoio – mesas redondas do CEJUPREV; Participação do Dr. Messina em Webinar para lançamento na TV CEJUPREV; Resumo das mesas redondas noticiados na Revista Fundos de Pensão (realizadas três mesas: 26/03, 17/06 e 19/11/15). Lançados no 36º CBFP, com o selo CEJUPREV, a Coletânea de Artigos de assuntos afetos ao Sistema, elaborados da pelos membros CTNAJ, e Reflexões sobre a LC 109, elaboradas pelos membros da CTR Centro Norte de Assuntos Jurídicos; Participação do Coordenador do CEJUPREV no Seminário – A Lei 13140/2015 e a Medicação Pré-Judicial Obrigatória, organizado pelo COPEDEM. Próximas Ações Continuidade do apoio a seminários voltados para representantes do Judiciário. Continuidade ao trabalho da comissão editorial para organização do Banco de Doutrina da Previdência Complementar no site da Abrapp; Busca de convênio com Revistas de Escola de Magistratura e Associações de Magistrados para publicação de artigos; 80% concluída!
DIRETORIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS OBJETIVO ESTRATÉGICO 4.4 Revisão de pontos críticos da regulamentação Metas Estabelecer uma Pauta Temática Crítica (CNPJ, Tributação, Tafic etc.) para servir de guia dos estudos e propostas de eventuais mudanças Instituir a partir das Comissões Técnicas, os Grupos Matriciais de Trabalho (GMT) para a condução dos temas críticos Articular permanentemente os resultados dos GMT com entidades afins Diretoria Corresponsável Presidência Ações Realizadas Efetivada consulta às entidades sobre sugestões para desoneração, partindo do trabalho efetuado pela CTN de Fomento, para encaminhamento ao órgão regulador. Levados trabalhos a PREVIC e SPPC, buscando adesão dos representantes dos participantes e patrocinadoras/instituidoras, e articulando com instituições do mercado onde couber sinergia. É o caso de solvência (apresentada minuta e exposição de motivos para Previc, SPPC e sociedade civil), certificação (aprovada alteração do art. 5º da Resolução 19 proposta por esta Associação, na reunião do CNPC de 18/06) e resgate parcial para fundos instituídos ( matéria prevista para a próxima reunião do CNPC). Instaladas Comissões e GTs para tratar de pontos críticos como Despesas Administrativas (Res. 29), Rentabilidade Bruta e Líquida, e as Nacionais dos Servidores, Multipatrocinados e Instituídos, a fim de rever os pontos críticos que impedem o fomento / entraves, etc. Realizada mesa redonda com alguns especialistas para dirimir dúvidas e buscar consenso a respeito do FATCA e enviada circular ao quadro associativo com algumas informações, que conforme retorno na solicitação de informações deve culminar na realização de um Workshop para o quadro associativo. Realizada reuniões com SPPC para discussão sobre elaboração de normativo que trate do patrimônio de afetação e eventual possibilidade de CNPJ por plano. Apresentadas sugestões de natureza legislativa à CPI dos Fundos de Pensão sobre: Previc como órgão de Estado; Governança das Entidades vinculadas à LC 108; tratamento tributário para pequena e média empresa, dedução das contribuições à previdência complementar no modelo simplificado, tabela regressiva com, alíquota zero; tratamento tributário para planos voltados para a saúde; Tratamento tributário para a PLR, Isenção do PIS/COFINS; Inscrição automática; destinação do FGTS para previdência complementar; planos instituídos corporativos; fundos setoriais e patrimônio de afetação Alteração da regra de solvência: o CNPC definiu que a equação de eventual déficit e a destinação de um possível superávit passem a ser regidas pela solvência do plano e não mais por limites e prazos fixos. Realizado seminário sobre novas regras. Resgate parcial: o CNPC autorizou o resgate parcial das reservas por participantes de planos instituídos, hoje obrigados a sacar toda a poupança que acumularam ao longo de anos no caso de enfrentarem uma emergência financeira. Ações Contínuas Continuidade ao trabalho de levar propostas a PREVIC e SPPC. Representação perante aos poderes constituídos. Apresentação dos PL e respectivas justificações para o Presidente da CPI dos Fundos de Pensão 100% concluída!
DIRETORIA DE FOMENTO / COMUNICAÇÃO E MARKETING OBJETIVO ESTRATÉGICO 1.1 Desenvolver e implantar Plano Estratégico de Mercado com objetivo de valorização do produto "previdência complementar fechada", fomento de sua demanda e aumento de sua oferta. Metas Implantar o PEM Diretorias Corresponsáveis Fomento e Relacionamento com o Participante Ações Realizadas Estudo IBRE-FGV e pesquisa TNS cujos resultados foram apresentados no 36º Congresso. Atuação de ampla defesa do Sistema, frente ao cenário político e econômico na atual conjuntura, junto ao grande público e aos seus próprios participantes, reforçando a sua sustentabilidade e solidez. Ampla divulgação dos resultados do Estudo IBRE-FGV e Pesquisa TNS junto às autoridades e formadores de opinião. Próximas Ações Realização de campanha de comunicação institucional com objetivo de sensibilizar atuais e futuros participantes. Elaboração de projeto do Plano Estratégico do Mercado com foco nos 03 públicos-alvo: participantes, patrocinadores e Instituidores (atuais e potenciais). 80% concluída!
DIRETORIA DE FOMENTO / SEGURIDADE OBJETIVO ESTRATÉGICO 1.3 Pesquisar e desenvolver a criação de produtos com objetivo de tornar a previdência complementar fechada mais atrativa à patrocinadores, instituidores e participantes Metas Promover estudos de viabilidade de novos produtos e serviços Desenvolver novos produtos e serviços Diretorias Corresponsáveis Assuntos Jurídicos e Seguridade Ações Realizadas Evolução no estudo para disponibilização de produtos e serviços de interesse geral (SIDE, SISOB, etc.); Disponibilizada a Plataforma de Educação Financeira e Previdenciária - Futuro Positivo (Empresa Engrenagem Virtual), ao quadro associativo; Criação e continuidade aos trabalhos do GT de Empréstimos e Financiamentos, considerando que a carteira de empréstimos é uma opção atrativa de captação de participantes, sem a perda da essência previdenciária. Revisão dos pontos críticos na regulamentação para desonerar o sistema. Realização de pesquisa IBRE-FGV e TNS (renúncia fiscal e fomento), cujos resultados foram apresentados no 36º Congresso. Esforços da Abrapp e Sindapp na criação do Código de Autorregulação para disponibilização junto às entidades. Próximas Ações Promover debates e levar propostas ao CNPC, SPPC e PREVIC e ao LEGISLATIVO, quando aplicável, buscando sua implementação. 70% concluída!
DIRETORIA DE FOMENTO / ASSUNTOS JURÍDICOS OBJETIVO ESTRATÉGICO 1.2 Apoiar o Desenvolvimento das Entidades de Previdência do Setor Público Metas Promover imediata articulação e apoio às iniciativas públicas Viabilizar permanente intercâmbio para compartilhamento técnico Incentivar a adoção de padrões de aferição de governança Motivar a adoção de projetos de qualificação e certificação de dirigentes e gestores Diretoria Corresponsável Assuntos Jurídicos Ações Realizadas Criada e instalada a CTN dos Fundos de Pensão dos Servidores Públicos, com a participação dos dirigentes das entidades criadas e de convidados que representam os Estados em vias de criação. Abertura aos técnicos das fundações para participação em Comissões já instaladas. Inserção de pauta específica em painel simultâneo do 36º Congresso. Continuidade ao trabalho de apresentar e estimular a adoção de melhores práticas e a utilização de ferramentas de gestão que a ABRAPP oferece. Pautada na CTN IDG a questão da viabilidade de criação de indicador(es) específicos para as entidades do setor público, tendo a Comissão avaliado que os filtros já existentes no sistema atendem as referidas entidades. Continuidade ao incentivo para qualificação contínua e certificação de profissionais (apoio da UniAbrapp e ICSS). Ações Contínuas Continuidade no apoio às entidades do setor público. 100% concluída!
DIRETORIA DE GOVERNANÇA OBJETIVO ESTRATÉGICO 4.2 Desoneração da Governança das Entidades: estabelecer agenda periódica e sistemática com órgãos do Executivo, em especial os representantes do CNPC, e, eventualmente, do Legislativo Metas Elaborar proposta de desoneração da governança das entidades Promover contatos permanentes com órgãos e agentes do Executivo e Legislativo Diretoria Corresponsável Fomento e Presidência Ações Realizadas Propostas continuamente apresentadas, sobretudo nos encontros que se constituem fóruns oportunos para discussão da agenda prioritária / necessidades das EFPC’s. Realizada reunião, a pedido da PREVIC e da SPPC, com as associadas da Regional Sudoeste. Em decorrência, foram encaminhadas, em 22/06/15, as sugestões colhidas na oportunidade, visando à desoneração e ao fomento. Aprovação de normativos regulamentando as novas regras de solvência, resgate parcial e processo de certificação, que trouxeram benefícios para as entidades. Ações Contínuas Continuidade na discussão de propostas de desoneração da governança levadas ao Executivo, com base em pesquisa de opinião junto às associadas e acompanhamento do assunto que será levado ao CNPC por intermédio dos representantes da ABRAPP. 100% concluída!
PRESIDÊNCIA OBJETIVO ESTRATÉGICO 5.2 Consultar as associadas sobre propostas a serem apresentadas nos órgãos reguladores Metas Incentivar permanentemente a participação das Associadas no processo de normatização do Sistema Promover mecanismos de integração dos colegiados (Abrapp, Sindapp e ICSS) na preparação de propostas Ações Realizadas Realizada a série de Encontros Regionais com os cafés da manhã, promovendo rico debate e intensa troca junto a representantes da ABRAPP e do governo e dirigentes das entidades. Realizada a pesquisa “Sugestões para Desoneração” junto às associadas em 30/03/15, cujos resultados foram consolidados e encaminhados para a PREVIC em 29/04/15. Ações Contínuas Continuidade às discussões pelos órgãos colegiados de propostas a serem levadas aos órgãos reguladores, com base em manifestações de associadas e temas críticos apontados em encontros e reuniões regionalizadas. 100% concluída!
PRESIDÊNCIA OBJETIVO ESTRATÉGICO 6.5 Integração Abrapp, Sindapp e ICSS Metas Estabelecer periodicamente fóruns de discussão de temas estratégicos entre os presidentes dos respectivos colegiados Promover permanentemente o compartilhamento de informações oriundas das participações em fóruns externos Ações Realizadas Reuniões regulares do CEI para compartilhamento de assuntos estratégicos. Atuação conjunta em frentes de interesse comum, como a Autorregulação. Ações Contínuas Promoção da continuidade do processo de integração ocorrido no âmbito interno (reuniões regulares do CEI e veiculação de informações no Sintonia) e no externo (participação no CNPC e na CRPC). 100% concluída!
DIRETORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS OBJETIVO ESTRATÉGICO 3.1 Buscar espaço junto aos principais candidatos a Presidente da República, para tornar efetiva a inclusão de uma pauta de previdência complementar nos futuros "Planos de Governo", incluindo a transformação da Previc em órgão de Estado. Metas Elaborar documento-base Articular entendimentos com os principais candidatos eleitos e lideranças parlamentares até junho de 2015 Ações Realizadas Identificação das principais lideranças nas três esferas de Governo. Agendamento de visitas / reuniões envolvendo a Diretoria. Acompanhamento das ações dos parlamentares por meio da nossa assessoria e de casos em processo. Participação no Grupo de Estratégia promovido pela Anapar, que conta com as presenças do Secretário Carlos Gabas e do Ministro Ricardo Berzoini. Publicada Carta do 36º. Congresso dos Fundos de Pensão, contemplando os pleitos do sistema. Ações Contínuas Buscar o protagonismo do Ministério da Previdência e do Trabalho para ações de preservação e fomento da previdência complementar fechada 100% concluída!
DIRETORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS OBJETIVO ESTRATÉGICO 3.7 Intensificar o relacionamento com parlamentares nos níveis federal e estadual Metas Acompanhar continuamente a atuação parlamentar fornecendo subsídios para a organização de eventos e contatos Diretoria Corresponsável Comunicação e Marketing Ações Realizadas Novo mapeamento envolvendo os parlamentares da legislatura e das Comissões de Seguridade Social da Câmara e Senado. Acompanhamento das propostas de alterações de leis, por meio de contratação de assessoria jurídica. Encontro com o deputado Rubens Bueno (PPS-PR), líder da bancada de seu partido na Câmara, para tratar da importância de levar aos parlamentares mais e melhores informações sobre o Sistema. Produção de pareceres e informações para parlamentares simpáticos às teses do sistema. Audiência com o Dep. João Henrique Caldas (SD-AL), líder da Frente Parlamentar para o fomento das entidades fechadas e abertas, assim como o RPPS, ocasião em que apresentamos as principais demandas do sistema. Ficou acertada a realização de reunião com os principais deputados que compõem a Frente Parlamentar para compartilhamento de informações e a realização de curso sobre o modelo previdenciário brasileiro para assessores parlamentares. Audiências com a maioria dos membros da CPI do Fundos de Pensão, oportunidade em que foram disponibilizadas informações sobre a solidez e os pleitos do sistema. Entrega de KIT para senadores e deputados, composto por position paper sobre a CPI e performance do sistema, panorama da previdência complementar fechada e paper como fazer o país poupar mais e melhor. Realização de treinamento para grupos de assessores de parlamentares vinculados à CPI dos Fundos de Pensão. Ações Contínuas Continuidade às ações para formação da “bancada da previdência complementar”. Promoção de eventos institucionais de aproximação com formadores de opinião nas três esferas de governo e plano de abordagem institucional envolvendo também audiências. Continuidade à proposição de plano de comunicação para o Legislativo, como a iniciativa de entrega do Kit Parlamentar. 100% concluída!
DIRETORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS OBJETIVO ESTRATÉGICO 4.1 Elaborar proposta ao Legislativo para transformação da Previc em órgão de Estado Metas Elaborar documento-base fundamentando e propondo a transformação da Previc em órgão de Estado Interagir com atores internos e externos para viabilização da proposta Diretoria Corresponsável Comunicação e Marketing Ações Realizadas Realizada audiência em 18/06 dos presidentes da ABRAPP, ICSS e SINDAPP com o Deputado João Henrique Caldas (SD- AL), presidente da recém constituída Frente Parlamentar dos Fundos de Pensão, RPPS e Previdência Aberta, onde defendemos o Sistema e a PREVIC como órgão de Estado. Próximas Ações Elaboração de proposta de projeto de lei complementar, de forma conjunta com a atual direção da Previc, buscando no legislativo um patrono para o projeto de LC. Reunião de lideranças e apoiadores ao projeto no âmbito da sociedade civil e no Legislativo. Estabelecimento de ampla divulgação por meio da imprensa com o apoio da CTN de Comunicação e Marketing. 20% concluída!
DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OBJETIVO ESTRATÉGICO 2.1 Construir uma Escola de Negócios com foco em previdência complementar (UniAbrapp Corporativa) com autonomia de gestão. Metas Desenvolver Projeto da UniAbrapp até novembro 2015 Executar o Projeto UniAbrapp até agosto de 2016 Diretoria Corresponsável Educação, Planejamento e Comunicação e Marketing e Relacionamento com o Participante Ações Realizadas Credenciamento oficial da Universidade (Cumprimento de todas as exigências legais e demais órgãos). Lançamento de novos cursos. Início da nova proposta didática com metodologia exclusiva. Lançamento do site. Está em andamento o registro de marca da UniAbrapp. Lançamento do 1º MBA para executivos de EFPCs em parceria com a FIA. Estabelecimento de Convênio com ICSS para validação de alguns cursos na nova modalidade de Certificação por Capacitação. Realização de In Company na ASCPrev e aproximação com Regimes Próprios. A meta está em continuidade. Próximas Ações Intensificação do Ensino a Distância. Análise sobre oferta de treinamentos aos RPPS em parceria. 90% concluída!
CONSELHO DIRETOR DO ICSS OBJETIVO ESTRATÉGICO 2.2 Propor ao CNPC a normatização do Programa de Qualificação Profissional no âmbito da Certificação Metas Elaborar minuta de normatização e articular sua aprovação. Ações Realizadas Aprovação da proposta de normatização no CNPC (Resolução CNPC nº 19 de 30/03/15 e CNPC 21 de 23/03/2015). 100% concluída!
CONSELHO DIRETOR DO ICSS OBJETIVO ESTRATÉGICO 2.4 Desenvolver novas modalidades de reconhecimento da Qualificação Profissional Metas Estudar e propor novos modelos de certificação com foco em governança e processos Incentivar permanentemente a produção de referenciais de reconhecimento de modelos e desempenho de gestão Ações Realizadas Plano de negócios do ICSS aprovado, que contempla as seguintes ações em andamento: Modernização do banco de questões; Estudo de novas modalidades de certificação; Revisão geral dos processos e do site do Instituto. Processo de revisão do Banco de Questões foi iniciado, tendo sido contratado o Prof. Flávio Rabelo, para coordenação do trabalho. Visita do presidente do ICSS a cerca de 20 entidades, colhendo sugestões e divulgando o trabalho do instituto, com vistas na promoção do reconhecimento de modelos e desempenho de gestão. Efetivação da pesquisa de opinião junto as associadas. Finalização e implementação da certificação por Qualificação. Ações Contínuas Diante do resultado da pesquisa de opinião, realizar divulgação que promova o reconhecimento de modelos e desempenho de gestão. Acompanhamento do desenvolvimento de plano de negócios do ICSS, que ampliará o debate de novas modalidades de certificação, inclusive sobre a redefinição das atividades do Instituto. 100% concluída!
CONSELHO DIRETOR DO ICSS OBJETIVO ESTRATÉGICO 3.6 Intensificar e ampliar os convênios de cooperação à exemplo do que foi realizado com o CFA/CRA Metas Mapear possíveis entidades-alvo para efeito de futuros trabalhos de cooperação institucional Promover permanentemente articulações a fim de intensificar e ampliar convênios de cooperação Ações Realizadas Reuniões com o CFA e a RPPS. Aprovação do “Plano de Negócios do ICSS”. Captação de novo parceiro: O Previdente Vitor realizou apresentação para a Confebras que está estudando o modelo implementado pelo ICSS. O CFA manifestou interesse em novo convênio e foi agendada reunião para verificação de dúvidas visando a elaboração de proposta para o CFA. Entretanto, o ICSS chegou à conclusão de que o convênio com o CFA deveria ser rompido. Assinatura de Convênio com a UniAbrapp. Ações Contínuas Continuidade à identificação de oportunidades de parcerias com os Fundos de Pensão de Servidores Públicos. Continuidade da campanha de captação de novas parcerias. 100% concluída!
CONSELHO DIRETOR DO ICSS OBJETIVO ESTRATÉGICO 6.4 ICSS – Promover a autonomia de custeio Metas Ampliar o número de novos certificados Incentivar a certificação por distinção técnica Difundir e ofertar a metodologia de certificação junto a outros segmentos Ações Realizadas Em andamento estudo de novas modalidades de certificação. Contínuo incentivo à certificação e valorização do profissional certificado. Continuidade na identificação de oportunidades de convênios com terceiros para uso da metodologia desenvolvida pelo ICSS. Recomposição orçamentária para revisão do Banco de Questões. Identificação de oportunidade de convênio com a Confebras - Foi feita apresentação para a Confebras que inicialmente manifestou forte interesse em nosso modelo com possibilidade de efetivação de convênio. Próximas Ações Ampliação das alternativas de certificação por distinção técnica. Adoção de campanha de incentivo à certificação e estimular a valorização do profissional certificado. Continuidade na identificação de oportunidades de convênios com terceiros para uso da metodologia desenvolvida pelo ICSS. 75% concluída!
DIRETORIA SINDAPP OBJETIVO ESTRATÉGICO 3.3 Valorizar o diálogo em todos os fóruns e junto aos poderes constituídos, orientando as ações para a defesa intransigente dos atos regulares de gestão Metas Promover permanentemente o tema da defesa dos atos regulares de gestão em todos os espaços institucionais disponíveis Promover eventos e contatos de intercâmbio c/ agentes dos mercados organizados sobre a adoção de padrões comuns de códigos de conduta Elaborar Plano de Defesa Institucional de (ex) dirigentes e (ex) conselheiros Promover continuamente eventos e contatos com agentes dos poderes constituídos difundindo a defesa dos atos regulares de gestão Ações Realizadas Tema discutido nos Encontros Regionais de abril/2015. Revisão do Código de Condutas, adequando o à realidade atual das entidades, fortalecendo o ato regular de gestão (minuta em audiência pública). Interação com a Diretoria e Conselho Deliberativo da Abrapp visando a unificação da proposta. Pauta perene do Informativo Complemento, inclusive com informações gerais da atuação na CRPC. Realização Seminário "Ética e Boas Práticas de Governança no Fortalecimento da Confiança” nos dias 26 e 27/11, em parceria com o MPS. Ações Contínuas Continuidade na criação de fóruns de discussão e consolidação de temas e propostas que sobre a defesa dos atos regulares de gestão. 100% concluída!
DIRETORIA SINDAPP OBJETIVO ESTRATÉGICO 3.4 Cobrar da Previc a efetiva adoção da Supervisão Baseada em Riscos, padronizando os procedimentos, dando tratamento diferenciado às irregularidades sanáveis e provendo qualificação perene ao corpo fiscalizador Metas Promover entendimentos junto à Previc para a efetiva adoção da SBR Difundir o tema da SBR por meio de ações específicas e subsídios documentais Ações Realizadas Entrega do estudo de Práticas Internacionais ao Ministro Gabas, Carlos de Paula e Jaime Mariz visando a adoção pelas autoridades das boas práticas levantadas. Inserção do tema no 36º. Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. Ações Contínuas Promoção do acompanhamento da ação fiscalizatória da Previc, de modo a buscar os ajustes necessários. Estabelecimento de um plano de comunicação, visando a consolidação de conceitos. 100% concluída!
DIRETORIA SINDAPP OBJETIVO ESTRATÉGICO 3.5 Atuar junto à Previc para que seja instituído o procedimento de prestação de contas anual, dando transparência à destinação de recursos provenientes da arrecadação da TAFIC, bem como adoção de práticas de audiências públicas, inclusive no âmbito do CNPC Metas Preparar e difundir texto de fundamentação sobre a importância da prestação de contas e práticas de consulta pública, no âmbito da governança da previdência complementar Sensibilizar a Previc e demais stakeholders sobre a importância da prestação de contas Ações Realizadas Entrega do estudo sobre práticas internacionais à Previc, apresentando sugestões objetivas sobre o tema. Avaliação das informações prestadas pela Previc, buscando adequação aos objetivos, colaborando para a adoção dos aprimoramentos necessários. Ações Contínuas Acompanhamento de forma perene das informações divulgadas e avaliação do nível de satisfação do mercado. Buscar com a Previc o que de fato foi aproveitado do estudo sobre práticas internacionais. 100% concluída!
DIRETORIA SINDAPP OBJETIVO ESTRATÉGICO 4.3 Objetivo estratégico comum a ABRAPP Desenvolver os elementos de base da Autorregulação Metas Criar e conduzir a Comissão de Autorregulação Promover permanentemente eventos de compartilhamento de experiências sobre a valorização da ética e dos princípios de conduta Ações Realizadas Consolidação do mapa estratégico da autorregulação e proposta de diretrizes que orientarão a autorregulação focada no participante. Entregue a PREVIC proposta de convênio de autorregulação entre a ABRAPP/SINDAPP/ICSS e a Superintendência. Colocada em audiência pública minuta do 1º Código de Autorregulação. Debate da proposta em diversos fóruns da Abrapp/Sindapp/ICSS. Consolidação de proposta e estabelecer ampla discussão junto às associadas Consolidação das sugestões recebidas pelas entidades. Debate sobre o tema com principais lideranças do sistema (Café da manhã no 36º CBFP). Realizada audiência com o novo Diretor Superintendente da Previc em 19/01/16 para apresentação e apoio ao projeto. Ações Contínuas Consolidação de proposta e apresentação aos órgãos de governo e da sociedade civil. 100% concluída!
DIRETORIA SINDAPP OBJETIVO ESTRATÉGICO 5.6 Disseminar o papel do Sindapp entre todas as entidades, com ênfase para a sua missão de defensor dos princípios éticos Metas Estabelecer campanha de divulgação Elaborar e implantar métricas de efetiva interação das associadas Ações Realizadas Criação do boletim mensal: Complemento Site Sindapp: Estruturação da versão completa finalizada: Implantação da área restrita para colegiados acessarem materiais; Disponibilizada área específica no site para divulgação das negociações coletivas. Próximas Ações Realização de Pesquisa de Satisfação junto às associadas para aferir resultados. (Observação Diretoria: Tomar cuidado com tantas pesquisas. As visitas/contatos podem trazer mais resultado) 100% concluída!
DIRETORIA SINDAPP OBJETIVO ESTRATÉGICO 5.7 Estimular o estabelecimento e agregar valor às negociações trabalhistas pela atuação dos Delegados Sindicais Metas Promover o intercâmbio permanente de informações entre os delegados sindicais Criar mecanismos de integração das associadas ao processo de negociação coletiva Divulgar continuamente os resultados das ações dos Delegados Sindicais Ações Realizadas Mapa das negociações coletivas firmadas pelas associadas do SINDAPP destinado a subsidiar Delegados Sindicais e associadas nas negociações. Treinamento dos Delegados Sindicais em junho/2015 (2 dias). Reunião de integração dos Delegados com a Diretoria em outubro/2015. Regimento Interno dos Delegados Sindicais. Divulgação das Negociações Coletivas no Informativo COMPLEMENTO e no site do Sindapp. 100% concluída!
DIRETORIA SINDAPP OBJETIVO ESTRATÉGICO 6.3 Sindapp – Promover o equilíbrio financeiro como fator crítico Obs.: constituição/formação de fundos para projetos específicos e pontuais Metas Identificar periodicamente junto às associadas interesses e demandas comuns de serviços Atuar como facilitador de soluções e projetos de interesse geral Ações Realizadas Substituição da Corretora que comercializa o Seguro D&O. Captação de novas associadas (10 novas entidades ingressaram no quadro associativo em 2015, o que representa cerca de 45 mil reais / ano de contribuição associativa para o Sindicato). Ações Contínuas Continuidade na identificação de oportunidades de serviços e ações de interesse comum. 100% concluída!