Logística Empresarial Suprimento Físico Compras; Recebimento; Almoxarifado e Cont. de estoque; e Planejamento e controle da produção; Distribuição Física Embalagem; Movimentação; Programação da Produção; Armazenagem; Transporte; e Entrega do produto acabado.
Previsão de Demanda Toda teoria do estoque esta ligada diretamente na previsão do consumo ou da demanda estabelece estimativas futuras dos produtos acabados comercializados pela empresa. Estabelece, portanto, Quais Produtos, Quanto desse produto, e Quando serão comprados pelos clientes. A previsão possui algumas características básicas que são: É o ponto de partida de todo planejamento industrial; Não é uma meta de vendas; e Sua precisão deve ser compatível com o custo de obtê-la.
Iniciando uma Previsão Dados de variáveis que expliquem as vendas Dados históricos de vendas Tratamento estatístico dos dados de vendas e outras variáveis Informações que expliquem comportamento atípico
Dados que Interagem com a Previsão da Demanda Informações da conjuntura econômica Decisões da área comercial Outras informações do mercado Reunião de Previsão Informações de Clientes Informações de Concorrentes Outras informações do mercado Previsão de Vendas
Método de Previsão da Demanda Quantitativos: Evolução das vendas no passado (histórico); Variáveis cuja explicação e evolução estão diretamente ligadas às vendas; Baseadas em ferramentas estatísticas e da programação da produção; Variáveis de fácil previsão, relativamente ligadas às vendas; e Influencia de propaganda. Qualitativos (feeling): Opinião de gerentes; Opinião de vendedores; Opinião dos compradores; e Pesquisa de mercado.
Técnicas de Previsão De uma maneira geral podem ser classificadas em três grupos: Projeção Explicação Predileção
Projeção São técnicas que admitem que o futuro será a repetição do passado ou as vendas evoluirão no tempo; segundo a a mesma lei observada no passado, este tipo de técnica e natureza essencialmente quantitativa.
Explicação Procura explicar as vendas do passado mediante leis que relacionem as mesmas com outras variáveis cuja evolução é conhecida ou previsível.São basicamente aplicações de técnicas de regressão e correlação.
Predileção Baseia-se em opiniões de funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras.
Tipos de Demandas Demandas independentes: relacionadas com as condições do mercado e, portanto, fora do controle da empresa. Ex: produtos acabados e peças de reposição. Demandas dependentes: cujo consumo depende da demanda conhecida e está sob o controle da empresa, de outro item do qual é intimamente relacionada. Assim a demanda pode ser calculada e programada internamente. É o caso de matérias-primas e componentes para montagem.
As Demandas Podem ser: Constante: a quantidade consumida não varia significativamente ao longo do tempo; Variável: a quantidade consumida altera-se ao longo do tempo, aumentando ou diminuindo de acordo com as necessidade dos clientes; Tendência - mostra a direção básica do consumo: aumento, diminuição e estacionária. Sazonalidade - mostra o comportamento das alterações do consumo, que se repete em um espaço curto de tempo. Ciclicidade - mostra o comportamento das alterações do consumo, que se repetem em um longo espaço de tempo.
Tipos de Demandas
Métodos de Previsão de Demandas Método da Média Móvel Método da Média Móvel Ponderada Método dos Mínimos Quadrados
Método da Média Móvel Definições:
Método da Média Móvel
Método da Média Móvel Ponderada Definições: Esse método é bem próximo do anterior diferindo no fato de que ele estipula valores (peso) de mais ou menos importantes aos períodos de acordo com a ordem dos acontecimentos.
Método dos Mínimos Quadrados Definição: Essa ferramenta visa traçar uma linha que melhor se ajuste aos dados históricos e fornece uma tendência para previsão do consumo futuro; Seu nome deriva do fato de que a diferença da distância entre os dados históricos e a linha traçada, elevada ao quadrado, é a mínima possível;
Fórmulas MMQ a e b = parâmetros da reta Ti = período 1, 2, 3, 4 ...,n Di = consumo real no período i Dpi = consumo calculado pelo método no primeiro período i n = número de períodos dos dados históricos a e b = parâmetros da reta Ti = período 1, 2, 3, 4 ...,n Dpi = a + b.ti
Exemplo:
Assim teremos: Dpi = a + b.ti A equação da reta:
Exemplos: 1) dada demanda real de 15 meses, calcule a demanda futura (próximos 12 meses), utilizando o método da média Móvel. 2) Utilize os mesmos dados para calcular a demanda dos próximos meses, utilizando o método da média móvel ponderada. Pesos: (n-3)= 0.1, (n-2)= 0.2, (n-1)=0.3, (n)=0.5; 3) Utilize os mesmos dados para calcular a demanda dos próximos meses, utilizando o método mínimos quadrados
Média Móvel Ponderada Estoque: 3 Estoque: 1 Estoque: 0 Demanda Peso Calculo Previsão Jan 15 0,1 (15 x 0,1)+(22 x 0,2)+(19x0,3)+(17x0,4) 18 Período Fev 22 0,2 n-3 Mar 19 0,3 n-2 0,25 Abril 17 0,4 n-1 Mai n (22 x 0,1)+(19 x 0,2)+(17x0,3)+(15x0,4) Abr Jun (19 x 0,1)+(17 x 0,2)+(15x0,3)+(19x0,4) Jul (17 x 0,1)+(15 x 0,2)+(19x0,3)+(18x0,4) Ago
Método dos Mínimos Quadrados
138=8 a + 36 b
653 = 36 a + 204 b
138=8 a + 36 b 0 = 8a + 36b – 138 -8a = 36b –138 a= (-36b + 138)/8 a= -36b/8 + 138/8 a= -4,5b +17,25 653 = 36 a + 204 b a= -4,5b +17,25 a= -4,5(0,76) +17,25 a= -3,428 + 17,25 a= 13,82 653 = 36 x (-4,5b+17,5) + 204b 653 = -162b + 621 + 204b 0 = -162b + 621 + 204b – 653 0 = 42b – 32 -42b = -32 b= 32/42 b= 0,76 Dpi = a + b.ti Dpi = 13,82 + 0,76 . ti
Dpi = 13,82 + 0,76 . ti
Exercícios O consumo de um determinado produto nos últimos 7 meses foi, 500, 580, 520, 630, 510, 590 e 570. Calcule pelos três métodos o consumo previsto para os próximos 4 meses: Uma loja teve a seguinte tabulação de vendas: 1997 – 77 1998 – 87 1999 – 90 2000 – 100 2001 – 107 2002 – 113 Estabeleça uma previsão para 2003 e 2004: Pelo método da média móvel; Pelo método da média móvel ponderada com os seguintes pesos em ordem de valores 5%, 10%, 10%, 15%, 20% e 40%; Pelo método dos mínimos quadrados;