Controle aedes na ufrgs

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DENGUE – Orientações para a participação Social
Advertisements

Manutenção da Rede Física
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
2 Dengue Conhecer para prevenir
Aluna: Gabriela Cristina de Carvalho
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Brasília, Agosto de 2010.
GT Ampliado Dengue/SESAB
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
Núcleo Municipal de Mobilização Social:
BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI.
Atribuições dos Agentes de Controle de Endemias (ACE)
A Ecovec: É uma empresa de Biotecnologia, especializada na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços de inteligência e suas aplicações para o monitoramento.
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
A DENGUE FLORIPA CONTRA
PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de.
Cuidados em saúde nos abrigos
RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO
Laércio de Sousa Saraiva Luis Mesquita de Sousa Filho
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Pratinho de vaso de planta ou de xaxim
SIMA – SEMANA INTERNA DE MEIO AMBIENTE NA CESP CESP – COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO USINA HIDRELÉTRICA ENGENHEIRO SOUZA DIAS (JUPIÁ) AUTORES: Alessandro.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Juntos podemos impedir a dengue! Evite água parada.
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL: Fatores Biológicos
Crescimento populacional
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE COMITÊ MUNICIPAL DE MONITORAMENTO DAS AÇÕES DO PLANO DE CONTINGÊNCIA DA DENGUE 2012.
SITUAÇÃO ENTOMOLÓGICA E MONITORAMENTO DO VETOR EM PORTO ALEGRE
Disciplina: Educação Ambiental
Vigilância Epidemiológica
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
Encontro Estadual do PMAQ
Microcefalia em Pernambuco
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Aedes: criadouros e soluções
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
Por que o governo lançou Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia ?
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Quem é o Mosquito Aedes aegypti?
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Fevereiro de 2016 Ação Emergencial de Controle do Aedes aegypti.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
Ministério da Saúde Sala Nacional de Coordenação e Controle e Secretaria de Vigilância em Saúde 19 de maio de 2016 Saneamento e a prevenção de doenças.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
DENGUEZIKA CHIKUNGUNYA Aedes aegypti Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador Belo Horizonte, 29 de fevereiro de.
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
Clique para editar o título mestre Clique para editar o texto mestre – Segundo nível Terceiro nível – Quarto nível » Quinto nível Programa de Controle.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA
VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Gerência em Saúde Ambiental (GESAM) APLICAÇÃO DAS LEGISLAÇÕES ESTADUAIS REFERENTE A DENGUE.
Medida Provisória nº /03/2016 Amanda Borges.
twitter.com/funasa.
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Julia Venâncio.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Sua principal bandeira é o direito à educação, independentemente do gênero, fazendo.
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
AVIAÇÃO AGRÍCOLA NO COMBATE A VETORES. QUEM SOMOS - SINDAG o 25 anos em 2016; o Atuação em todo o território nacional; o 125 empresas associadas; o Total.
Dra. Ângela Cristina Rodrigues Cunha Castro Lopes Conselheira Federal pelo estado do Mato Grosso do Sul MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS FARMACÊUTICOS.
Dengue Chikungunya Zika
Transcrição da apresentação:

Controle aedes na ufrgs Comitê UFRGS de combate ao Aedes aegypti

ESTRATÉGIAS SANEAMENTO GESTÃO DE RESÍDUOS EDUCAÇÃO

SANEAMENTO Inspeções semanais pelas equipes das prefeituras dos campi, as quais têm o objetivo de identificar e sanear, tão breve quanto possível, os potenciais criadouros de larvas. As equipes verificam a efetiva vedação das tampas de esgoto pluvial e cloacal, das caixas d'água e dos reservatórios de água, piscinas, lagos artificiais, etc. No caso das piscinas, a recomendação é não cobrir com lona e sim mantê-las permanentemente cloradas, independente do uso atual. Já os reservatórios de detenção e escoamento de águas pluviais devem ser clorados periodicamente, quando não for possível drenar 100% do volume de água;

RESÍDUOS Equipes das prefeituras universitárias percorrerão semanalmente as áreas externas da universidade, identificado eventuais focos de disposição inadequada de resíduos e providenciando seu breve recolhimento e destinação correta, evitando, deste modo, o acúmulo de potenciais focos do vetor nos pátios da UFRGS. Nos locais onde o controle de resíduos necessite de ações de maior porte ou nos quais não se possa atuar de modo imediato, tais como calhas de alguns prédios mais altos e depósitos de ferros inservíveis à espera de leilão de desfazimento, optou-se por instalar armadilhas de controle populacional do vetor, no mesmo modelo adotado pela Prefeitura de Porto Alegre, a fim de monitorar a presença de mosquitos e proceder à identificação do Aedes.

ARMADILHAS Se for o caso, tal monitoramento se dará uma vez por semana. Esta estratégia já está em andamento e, no momento, temos monitorados os campi Centro, Saúde e Olímpico, ficando a cargo do Departamento do Meio Ambiente UFRGS a compra e instalação das armadilhas de monitoramento para os campi do Vale e do Litoral; http://ondeestaoaedes.com.br/

TELESSAÚDE Coordenador Prof Erno Harz (FAMED) O TelessaúdeRS/UFRGS, em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), promove a campanha #RScontraAedes, um conjunto de ações de informação, prevenção e combate ao mosquito. Pelo site da campanha, pelo telefone 0800 645 3308 ou pelo aplicativo para smartphones (Android e IOS), disponível para download gratuito, é possível consultar dicas de enfrentamento ao Aedes e informações sobre as doenças, além de denunciar focos do mosquito.

TROTE SOLIDARIO Desde o dia 17 (quarta), às 14h33, está na capa do site da UFRGS (banner) a seguinte notícia a respeito do Trote Solidário:   UFRGS proíbe práticas que envolvam violência e desrespeito à vida e à dignidade nos trotes “Este é um momento importante para incentivar o trote solidário direcionado ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika. “A relevância do direcionamento das atividades com essa temática vem reforçar o esforço concentrado que está sendo feito em todo o território nacional, em caráter educativo, na perspectiva de intensificar a conscientização da população para a importância de erradicar os criadouros” (Angelo Pereira).

LIMPEZA AREA EXTERNA Compromisso de toda a comunidade em manter as areas externas limpas, evitando acúmulo de materiais, principalmente a disposição de materiais inservíveis ou a serem encaminhados ao DEPATRI para desfazimento.

CINCO MINUTOS Essa é uma estratégia que vem sendo divulgada pelo Ministério da Saúde em que, após os mutirões de limpeza cada cidadão se compromota a fazer um combate diário ao mosquito por cinco minutos diários, uma vez que o controle do vetor só é efetivo se feito por prazo prolongado.

CONTATOS: aedes@suinfra.ufrgs.br Ramal 6786 – Biólogo Gustavo Barbosa MUITO OBRIGADA CONTATOS: aedes@suinfra.ufrgs.br Ramal 6786 – Biólogo Gustavo Barbosa