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FILOSOFIA PNLD 2015. Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.

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Apresentação em tema: "FILOSOFIA PNLD 2015. Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA PNLD 2015

2 Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD

3  O longo intervalo em que esteve ausente da lista de disciplinas obrigatórias do currículo do EM, trouxe, dentre muitas consequências, dois fatores inesperados:  Desorganização da área : não houve o desaparecimento de propostas didático- pedagógicas para o ensino de Filosofia no EM, mas a multiplicação de propostas alternativas e divergentes quanto a objetivos e meios.  Novos agentes : abriu-se um espaço para que o recente desenvolvimento pesquisa filosófica brasileira pudesse se refletir com menos mediações na qualificação do conteúdo dos livros didáticos, bem como na elaboração de novas propostas didático-pedagógicas

4 A Filosofia no PNLD  2ª participação  Forte papel indutor e estruturador na área:  Princípios orientadores de propostas didático- pedagógicas convergentes quanto a objetivos e alternativas quanto a meios

5 O livro didático de Filosofia O que se espera: 3 condições básicas, além daquelas estipuladas pelos critérios comuns:

6 Princípio orientador “No caso da Filosofia, esta se apresenta por meio de um conjunto de temas e problemas, pela referência a uma longa tradição de debates e textos e por um conjunto de práticas de leitura e argumentação, através dos quais se estimula a constituição da autonomia, da reflexão e da pluralidade de perspectivas sob as quais são consideradas desde a experiência social imediata até o conjunto dos saberes estabelecidos”. (Edital Anexo III, 3.2, p. 50-51)

7 Articulação equilibrada Textos da História da Filosofia Temas e Problemas Filosóficos Experiência social imediata Conjunto de saberes estabelecidos Capacidade argumentativo- reflexiva

8 Perfil das obras aprovadas

9  Dentre as obras submetidas, são as que possuem as propostas didático-pedagógicas que melhor articulam História da Filosofia, abordagem temática e de problemas e reflexão sobre a experiência social do aluno, embora ainda possam ser muito aperfeiçoadas nessa direção;  Dentre as obras submetidas, são as que possuem o melhor equilíbrio, entre rigor conceitual e apresentação acessível ao alunoado do EM.  Oferecem um leque mais amplo de escolha, possuindo qualidades diferentes, bem como limitações específicas, que serão apontadas no Guia.

10 Avanços Melhora geral da qualidade das obras submetidas; Melhoria geral da qualidade dos Manuais do Professor; Aperfeiçoamento de uma das obras aprovadas na edição anterior; Submissão de uma obra com proposta inovadora(excluída por razões formais)

11 Desafios Utrapassar os modelos “manualescos”; Melhorar a qualidade dos conteúdos; Ampliar e melhorar o uso dos textos da tradição filosófica; Melhorar a relevância e a adequação das ilustrações; Ampliar o espaço para as especificidades culturais regionais; Precisar melhor as propostas de interdisciplinariedade possíveis no EM. Aperfeiçoar sempre o equilíbrio entre o rigor conceitual e a apresentação acessível para o alunoado o EM.

12 Ferramentas indispensáveis Resenha crítica Aprovação condicional (falhas pontuais

13 O livro didático digital de Filosofia 9 das 13 (69%) obras submetidas eram de tipo 1, contendo um total de 498 OEDs (55,3 OEDs/obra). 68% dos OEDs pertenciam a apenas duas das obras submetidas; as restantes continham em média 15,6 OEDs.

14 Critérios de avaliação  Os mesmos critérios da obra Impressa (Anexo 3, subitem (1) do item 2.1.8);  Utilidade/relevância pedagógica (Item 4.2.12 do Edital e Anexo 3, subitem (3) do item 2.1.8);  Falhas pontuais → ausência pontual de legenda ou referência; erros pontuais de grafia. Procedimentos de Avaliação  O livro digital e o livro impresso foram avaliadas pelos mesmos avaliadores (uma dupla para cada Obra);  Os OEDs foram avaliados no contexto em que aparecem na obra.

15 Perfil das obras digitais aprovadas

16  Poucos OEDs por obra;  Raros foram os OEDs desenvolvidos especialmente para compor a obra;  Funções dos OEDs (ordem de frequência)  ilustrar (imagens, vídeos, slides-show, animações e hiperlinks)  ampliar o quadro de referências e de atividades(textos e hiperlinks)  entreter (jogos)

17 Desafios Utilidade pedagógica → difícil de aplicar, o Edital não a define, e a área ainda não dispõe de modelos que caracterizem essa utilidade Resolver a questão de como ser “descartável” (a obra impressa pode ser aprovada sem eles) e útil; Alguns livros digitais estavam em uma plataforma de difícil navegação;

18 Os professores devem atentar para...  A adequação das opções e estratégias de cada obra para o seu projeto didático- pedagógico;  O que é oferecido como material de apoio no Manual do Professor em relação às suas demandas de aperfeiçoamento e qualificação de seu didático-pedagógico;  A relação entre as qualidades e as limitações da obra em função do seu projeto didático-pedagógico.

19 Obrigada.


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