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O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO CIDADÃ Autores: - Ildisnei Medeiros da Silva (Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro – UFRN) (Graduando.

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1 O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO CIDADÃ Autores: - Ildisnei Medeiros da Silva (Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro – UFRN) (Graduando do Curso de Licenciatura em História – UNP) - Suame Christine Fonseca de Medeiros (Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro – UFRN) - Felipe Cabral de Araújo Fagundes – co-autor (Graduado do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas- UFRN) Orientador: - José Sávio Oliveira de Araújo (Prof. Adjunto IV do Curso de Licenciatura em Teatro – UFRN) INTRODUÇÃO A ideia da pesquisa que pretende ser apresentada e discutida surgiu da intenção de fazer um estudo da realidade escolar da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro – objeto de estudo e trabalho do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN – financiado pela CAPES –, localizada na Zona Norte da Cidade do Natal, no Rio Grande do Norte. A partir do estudo da realidade feito na escola, visando perceber o cotidiano da escola, seus alunos, professores, e demais agentes, a relação entre eles, a relação escola-comunidade e os projetos que a escola desenvolve, surgiram inquietações quanto ao real papel da Biblioteca Escolar e como está o uso deste ambiente na atualidade, sendo este o foco pesquisado. Percebendo o uso deficiente e a falta de desejo dos alunos em visitar as bibliotecas de suas escolas, neste projeto pretendemos evidenciar algumas razões pelas quais isso pode estar acontecendo, e como isso pode ser solucionado, pensando em uma ação pedagógica conjunta entre professores, bibliotecários e gestão escolar, tendo como base o Manifesto da UNESCO sobre a biblioteca escolar. Além, é claro, de pensar e evidenciar o papel desse ambiente socializante na formação de cidadãos, percebendo a importância da informação e da leitura, e da relação direta com o ensino intencional – partindo da compreensão de que a educação é socialmente determinada –, na sociedade atual. OBJETIVO Perceber a Biblioteca Escolar como um centro ativo de aprendizagem, que atua diretamente na formação do poder reflexivo e crítico dos sujeitos. METODOLOGIA O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e cânone, na relação teoria-prática-teoria, visando entender o papel da biblioteca escolar na formação de sentidos dos agentes escolares. Utilizamos com fonte de dados documentos oficiais, referências bibliográficas, observações e análises da oralidade dos sujeitos. REFERÊNCIAS BRASIL, Ministério da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNDE): leitura e bibliotecas nas escolas públicas brasileiras. Secretaria de Educação Básica, Coordenação Geral de Materiais Didáticos. Brasília: Ministério da Educação, 2008. CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; OLIVEIRA, Karina Costa de; BOURSHEID, Laura da Rosa; SILVA, Lucélia Naside da; OLIVEIRA, Salete de. Bibliotecário escolar: um educador? Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. vol.7, n.1, 2002. HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Glesy Regina Bories. Biblioteca Escolar e a Leitura. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. vol.8/9, 2003/2004. JUSTINO, Luciano Barbosa; JOACHIM, Sébastian. Representações inter/intraculturais: (literatura / arte e outros domínios). Recife, Livro Rápido, 2008. UNESCO. Manifesto da UNESCO para Biblioteca Escolar. 2002. Disponível em: www.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf > Acesso em: 9 de outubro de 2012. Natal-RN - 2012

2 O TEATRO E SUA ESSÊNCIA PEDAGÓGICA: DO MUNDO ANTIGO AO CONTEMPORÂNEO Autores: - Ildisnei Medeiros da Silva (Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro – UFRN) (Graduando do Curso de Licenciatura em História – UNP) - Maycon Dayve de Souza Paulino (Graduando do Curso de Licenciatura em História – UNP) Orientador: - Mariano de Azevedo Júnior (Prof. Mestre e Coordenador do Curso de Licenciatura em História – UNP) INTRODUÇÃO O Teatro na Antiguidade foi amplamente utilizado pelos gregos com um cunho pedagógico, para educar através das representações teatrais, tudo pelo bem da pólis. A partir dessa ideia utilizamos o mesmo princípio em sala de aula, no ensino de História, de modo a perceber como se dava esse processo e como seria aceito pelos alunos, na atualidade, o uso do teatro em sala, numa disciplina conhecida por ser teórica. Transformando o professor em diretor- pedagogo, a utilização da Pedagogia Teatral se deu através da adaptação de alguns Jogos Teatrais Spolianos, relacionados ao sistema de improvisação desenvolvido por Stanislavski. Ao fazer uso dessa metodologia no campo de estágio percebeu-se que essa ferramenta pedagógica, pouco utilizada, faz os alunos refletirem numa perspectiva mais enfática sobre as sociedades, suas espacialidades e temporalidades, podendo ser comparada a catarse sofrida pelos gregos ao assistirem como púbico ativo às peças teatrais na Antiguidade. OBJETIVOS Objetivo Geral - Eficiência do uso das Técnicas de Jogo e Cena na construção do conhecimento histórico. Particularmente identificaremos mecanismos através do Teatro Pedagógico e dos Jogos Teatrais. Objetivos Específicos – Identificar os conceitos que apresentam a essência pedagógica do Teatro Grego na Poética de Aristóteles e em algumas dramaturgias do século V a.C. – Analisar a eficiência da Pedagogia Teatral e o papel do diretor-pedagogo no ensino, particularmente neste caso, no Ensino de História. METODOLOGIA O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e cânone, na relação teoria-prática-teoria, tendo como área de atuação as escolas onde são realizados os estágios supervisionados do curso.. NIKITIUK, Sônia L. (org.) Repensando o Ensino de História. São Paulo – SP: Editora Cortez, 2001. SÓFOCLES. A Trilogia Tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona. 15 ed. Rio de Janeiro – RJ: Editora Zahar, 2009. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo – SP: Editora Perspectiva, 1992. SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. São Paulo – SP: Editora Perspectiva, 2007. Natal-RN - 2012 REFERÊNCIAS ARISTÓTELES. Poética. [tradução Eudoro de Souza). São Paulo – SP: Editora Ars Poetica, 1993. BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Trad.: Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. São Paulo - SP: Perspectiva, 2001. BITTENCOURT, Circe (org.) O saber histórico em sala de aula. São Paulo - SP: Editora Contexto, 2005. ICLE, Gilberto. Da Pedagogia do ator à Pedagogia Teatral: verdade, urgência, movimento. Revista O Percevejo Online, vol. 1, nº 2, 2009.


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