A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPANHA PELA BUSCA DE DOADORES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPANHA PELA BUSCA DE DOADORES."— Transcrição da apresentação:

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPANHA PELA BUSCA DE DOADORES DE SANGUE: UMA INICIATIVA DO NASF DO MUNICÍPIO DE IÇARA

2 DOAÇÃO DE SANGUE: UM PROGRAMA DE DOAÇÃO DE VIDA MEMBROS DA EQUIPE NASF Aline Dutra dos Santos Mello – Preparadora Física Daiane Cardoso - nutricionista Glícia Pagnan – Coord. Atenção Básica Mara Rúbia S. Mendes Preis - Farmacêutica Maria Izabel Nietto - Assistente Social Milton Ricardo de Medeiros Fernandes - Fisioterapeuta Sergio Leonardo Gobbi - Psicólogo

3 INTRODUÇÃO 1939 = guerra civil espanhola - primeira transfusão de sangue. II Guerra Mundial = surgem os primeiros bancos de sangue e a transfusão torna-se rotina na prática médica. 1940 = foram inaugurados em diversas capitais brasileiras, vários “bancos de sangue”. 1980 = cria-se o Programa Nacional de Sangue e Hemocomponentes (Pró-Sangue) e surgem os Centros de Hematologia e Hemoterapia (hemocentros).

4 INTRODUÇÃO 1980 = surgimento da AIDS – elevado número de contaminação pelo HIV por meio de transfusão. 1987 = Ministério da Saúde - obrigatória a realização do teste sorológico para a detecção do anticorpo anti-HIV. Constituição de 1988 = proibiu toda e qualquer forma de comercialização do sangue ou de seus derivados. 1987 = Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC).

5 INTRODUÇÃO HEMOSC 1 Hemocentro coordenador 6 Hemocentros regionais - unidades auxiliares 3 Unidades de coleta

6 INTRODUÇÃO HEMOSC Criciúma = recebe em média 2.000 pessoas por mês 1.600 realizam doação Içara = média 115 doações – 7% do total Média ideal, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS) = 3% a 5% da população brasileira Percentual anual de doadores = 1,76% a 1,78%

7 JUSTIFICATIVA Dentre os objetivos do NASF, está o desenvolvimento de ações inter-setoriais para promoção de saúde - percebemos, enquanto equipe, o quanto podemos trabalhar na conscientização da população sobre a importancia da sua participação nessas ações Problemas dos serviços de hemoterapia - Bancos de Sangue encontram-se bastante deficitários - necessidade de garantir estoques de sangue através do aumento do número de doadores.

8 OBJETIVOS Conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue; Facilitar a ida dos doadores até o HEMOSC de Criciúma; Obter resultados na área de prevenção e orientação; Ampliar o envolvimento dos potenciais doadores com a campanha de doação de sangue; Conseguir o maior número possível de doadores de sangue, motivando-os para o exercício da cidadania e solidariedade humana; Tornar o NASF cada vez mais parceiro e atuante nas comunidades.

9 DESENVOLVIMENTO Contato com o HEMOSC de Criciúma para saber o interesse da instituição pela campanha. Elaboração do cronograma junto às Estratégias de Saúde da Família do município e divulgado para a população. Divulgação da campanha = agentes comunitárias de saúde, rádios, jornais e redes sociais. As agentes comunitárias de saúde realizavam o cadastramento de pessoas interessadas na doação de sangue.

10 DESENVOLVIMENTO De posse da lista de possíveis doadores, era agendada a data da coleta junto ao HEMOSC. Após, essa data era informada para as pessoas inscritas na lista, através de contato telefônico. Toda condução veicular foi de responsabilidade da equipe NASF que acompanhou os grupos de doares junto ao carro do HEMOSC. Chegando ao HEMOSC, foram realizados: - cadastro de informações sobre o doador - triagem clínica = responde algumas perguntas sobre a sua saúde e seus hábitos de vida

11 DESENVOLVIMENTO - pré-triagem = verificação da pressão arterial, pulso, temperatura corporal, peso e altura do doador, glicemia e realização da tipagem sanguínea - entrevista confidencial = avaliar se a doação poderá trazer riscos para ele ou para o receptor. Após essa entrevista, os candidatos eram aprovados ou não para doação. Todo esse processo dura cerca de uma hora, incluindo a coleta de sangue. Após, os doadores eram levados de volta ao município de Içara pelo carro do HEMOSC

12 RESULTADOS Com o envolvimento das agentes de saúde do município e o ato de facilitar o transporte dos possíveis doadores, percebe-se que inicia uma mudança em relação à doação de sangue. Nas conversas paralelas entre os doadores, percebe-se que não há total ausência de interesse pessoal, mas o interesse pessoal é enriquecido com a questão de sentir-se útil.

13 RESULTADOS Em 4 meses de campanha, totalizamos 70 pessoas, atingindo 07 bairros. A campanha em busca de possíveis doadores de sangue continuará acontecendo no município. Estamos proporcionando uma construção de rede de cidadania, que poderá a ampliação da conscientização da população em relação à doação de sangue. Como proposta resultante desta campanha está a idealização da semana municipal de doação de sangue.

14


Carregar ppt "PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPANHA PELA BUSCA DE DOADORES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google