A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMENTA DO PROGRAMA ÁREA DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS RELAÇÕES EDUCAÇÃO SOCIEDADE E PRAXIS PEDAGÓGICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMENTA DO PROGRAMA ÁREA DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS RELAÇÕES EDUCAÇÃO SOCIEDADE E PRAXIS PEDAGÓGICA."— Transcrição da apresentação:

1 EMENTA DO PROGRAMA ÁREA DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS RELAÇÕES EDUCAÇÃO SOCIEDADE E PRAXIS PEDAGÓGICA

2 AO PROBLEMATICIDADE DO PROBLEMA ENFRENTAR NECESSIDADES DE CUJA SATISFAÇÃO DEPENDE A CONTINUIDADE DA EXISTÊNCIA A SUPERAÇÃO DA PSEUDOCONCRETICIDADE IMPLICA CONSCIENTIZAÇÃO DE UMA SITUÇÃO DE NECESSIDADE (ASPECTO SUBJETIVO) COMO UMA SITUAÇÃO CONSCIENTIZADORA DA NECESSIDADE (ASPECTO OBJETIVO)

3 A SUPERAÇÃO DA PSEUDO CONCRETICIDADE  O mundo real, oculto pela pseudoconcreticidade, é o mundo da práxis humana.  È a compreensão da realidade humano-social como unidade de produção e produto, de sujeito e objeto, de gênese e estrutura.  É um mundo em que as coisas, as relações e os significados são considerados como produtos do homem social, e o próprio homem se revela como sujeito real do mundo social.

4 A DESTRUIÇÃO DA PSEUDOCONCRETICIDADE  A destruição da pseudoconcreticidade significa que a verdade não é nem inatingível, nem alcançável de uma vez para sempre, mas que ela se faz, logo se desenvolve e se realiza e se efetua a partir:  1) da critica revolucionaria da praxis da humanidade;  2) do pensamento dialético, que dissolve o mundo fetichizado da aparência para atingir a realidade e a “coisa em si”;  3) das realizações da verdade e criação da realidade humana em um processo ontogenético, visto que para cada individuo humano o mundo da verdade e, ao mesmo tempo, uma sua criação própria, espiritual, como individuo social –histórico.

5 PADRÕES DE DOMINAÇÃO EXTERNA NA AMÉRICA LATINA  Organização capitalista da economia – aristocrática, oligárquica, plutocrática, concentradora de riqueza, prestígio e poder  Sistema colonial - escravidão  Movimento de emancipação nacional – neo- colonialismo  Revolução industrial – imperialista  Capitalismo corporativo-monopolista – imperialismo total  Novo imperialismo – hegemonia dos Estados Unidos – o mais mortal e destrutivo

6 A SUPERAÇÃO DA PSEUDOCONCRETICIDADE  A REALIDADE não se apresenta aos homens à primeira vista  Apresenta-se enquanto campo em que se exercita a atividade prático-sensível, sobre cujo fundamento surgirá a imediata intuição prática da realidade. Se constitui como a PRAXIS UTILITÁRIA IMEDIATA que é historicamente determinada, unilateral e práxis fragmentária dos indivíduos, baseada na divisão do trabalho, na divisão da sociedade em classes e na hierarquia de posições sociais.  Isso coloca o homem em condições de orientar- se no mundo, de familiarizar-se com as coisas e manejá-las, mas não proporcionam a compreensão das coisas e da realidade.

7 IMPERIALISMO  Monopólio- Concentração da Produção e do Capital  Fusão de Capitais- Industrial, Bancário, Financeiro e Especulativo  Oligarquias Financeiras  Exportação de Capitais  União Internacional de Capitalistas  Partilha Territorial entre Potências

8 RECOMPOSIÇÃO HEGEMÔNICA DO CAPITAL – MANTER TAXAS DE LUCRO  AJUSTES ESTRUTURAIS  REESTRUTRAÇÃO PRODUTIVA – MUNDO DO TRABALHO  REFORMA DO ESTADO  GUERRAS IMPERIALISTAS  ACORDOS MULTILATERAIS DE INVESTIMENTO – ALCA, OMC  ATAQUE À CULTURA – em geral e em especial à educação

9 TODO O CONHECIMENTO RESULTANTE DA VIDA E DA AÇÃO DO HOMEM É CULTURA  A CULTURA DO POVO SE EXPRESSA NO DESENVOLVIMENTO DO SEU CONHECIMENTO SOBRE MEDICINA, AGRICULTURA, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, COMÉRCIO, ARTES, LITERATURA, MÚSICA, ESPORTE, ENGENHARIA, OUTRAS PRODUÇÕES DE BENS COMO VESTUÁRIO, ALIMENTAÇÃO, ETC, ASSIM COMO TODAS AS INSTITUIÇÕES QUE LHES CORRESPONDEM  A CULTURA EXPÕE A LUTA DE CLASSES SOCIAIS PARA VENCER FORMAS DE EXPLORAÇÃO ECONÔMICA, OPRESSÃO E ORGANIZAÇÃO SOCIAL DETERMINADA PELO MODO DE PRODUÇÃO

10 PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO - MATRIZ PARADIGMATICA (GAMBOA 2004)  A LÓGICA RECONSTITUÍDA  Relação dialética entre Pergunta [P] e Resposta [ R ]  P  R  1. A CONSTRUÇÃO DA PERGUNTA.  Mundo da Necessidade  Problema  Quadro de questões  Pergunta  2. A CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA  Nível Técnico Técnicas de coleta, organização sistematização e tratamento de dados e informações.  !  Nível Metodológico Abordagem e processos da pesquisa: Formas de aproximação ao objeto [delimitação do todo, sua relação com as partes, [des]consideração dos contextos.  !  Nível Teórico. Fenômenos Privilegiados, Núcleo Conceptual Básico, Autores e Clássicos Cultivados, Pretensões Críticas, Tipo de Mudança Proposta  !  Nível Epistemológico Concepção de Causalidade, de Validação da Prova Científica e de Ciência [Critérios de cientificidade].  !  Pressupostos Gnosiológicos. Maneiras de Abstrair, Generalizar, Conceituar, Classificar e Formalizar, ou Maneiras de relacionar o sujeito e o objeto.  Critérios de Construção do Objeto Científico.  !  Pressupostos Ontológicos.: Concepção de História, de Homem, de Educação e Sociedade  CONCEPÇÕES DE REALIDADE   [C O S M O V I S Ã O ]

11 AS CATEGORIAS E O PROCESSO  DO PARTICULAR AO GERAL  AS DÚVIDAS – A REVISÃO CRÍTICA  CONCLUSÕES - DE ONDE EMERGEM HIPÓTESES - FIO CONDUTOR DOS ESTUDOS  AS CONDIÇÕES MATERIAIS DE EXISTÊNCIA

12 FIO CONDUTOR  NA PRODUÇÃO SOCIAL DA SUA EXISTÊNCIA, OS HOMENS ESTABELECEM RELAÇÕES DETERMINADAS, NECESSÁRIAS, INDEPENDENTES DA SUA VONTADE, RELAÇÕES DE PRODUÇÃO QUE CORRESPONDEM A UM DETERMINADO GRAU DE DESENVOLVIMENTO DAS FORÇAS PRODUTIVAS MATERIAIS.

13 FIO CONDUTOR  O CONJUNTO DESTAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO CONSTITUI A ESTRUTURA ECONÔMICA DA SOCIEDADE, A BASE CONCRETA SOBRE A QUAL SE ELEVA UM SUPERESTRUTURA JURÍDICA E POLÍTICA A QUAL CORRESPONDEM DETERMINADAS FORMAS DE CONSCIÊNCIA SOCIAL

14 CONSCIÊNCIA  Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência.  Em certo estágio de desenvolvimento as forças produtivas materiais da sociedade entram em contradição com as relações de produção  Transformação da base econômica - alteração material que se pode comprovar de maneira cientifica rigorosa e as formas ideológicas pelas quais os homens tomam consciência deste conflito.

15 O MODO DE OPERAR DA IDEOLOGIA  OCULTAMENTO  INVERSÃO  SILÊNCIO  ALIENAÇÃO -intelectual, social e econômica

16 PROBLEMA  A HUMANIDADE SÓ LEVANTA OS PROBLEMAS QUE É CAPAZ DE RESOLVER E ASSIM, NUMA OBSERVAÇÃO ATENTA, DESCOBRIR- SE-Á QUE O PRÓPRIO PROBLEMA SÓ SURGIU QUANDO AS CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O RESOLVER JÁ EXISTIAM OU ESTAVAM, PELO MENOS, EM VIAS DE APARECER.

17 O MÉTODO DE ASCENÇÃO DO ABSTRATO PARA O CONCRETO  O MÉTODO DA INVESTIGAÇÃO – GRAUS  MINUNCIOSA APROPRIAÇÃO DA MATÉRIA  ANÁLISE DAS FORMAS DE DESENVOLVIMENTO DA MATÉRIA  UNIDADE DAS VÁRIAS FORMAS DE DESENVOLVIMENTO


Carregar ppt "EMENTA DO PROGRAMA ÁREA DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS RELAÇÕES EDUCAÇÃO SOCIEDADE E PRAXIS PEDAGÓGICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google