A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa Qualitativa: Uwe Flinck a) Aspectos Essenciais da Pesquisa Qualitativa 1 – Escolha Correta do Método e Teoria; 2 – Reconhecimento e análise de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa Qualitativa: Uwe Flinck a) Aspectos Essenciais da Pesquisa Qualitativa 1 – Escolha Correta do Método e Teoria; 2 – Reconhecimento e análise de."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Qualitativa: Uwe Flinck a) Aspectos Essenciais da Pesquisa Qualitativa 1 – Escolha Correta do Método e Teoria; 2 – Reconhecimento e análise de diferentes perspectivas; 3- Reflexividade do pesquisador e da pesquisa; 4 – Variedade de abordagens e métodos.

2 1. Apropriabilidade de métodos e teorias 1.1- Contar com dados informações/dados empíricos; 1.2 – Considerar as condições/situações contextuais; 1.3 - Planejar diferentes métodos para abranger a complexidade do objeto. 1.4 - O objeto de estudo é o fator determinante para a escolha do método. Descobrir o novo e desenvolver teorias empiricamente embasadas.

3 2 - Perspectivas dos participantes e sua diversidade 2. 1. O pesquisador deve considerar as variadas perspectivas sobre o objeto e os significados subjetivos e sociais a ele relacionados. 2. 2. Deve considerar as interações do sujeito com diferentes contextos e entre estes contextos.

4 3. Reflexividade do pesquisador e da pesquisa 3. 1- Necessidade do pesquisador refletir sobre sua própria subjetividade/ações e sobre suas observações no campo. (diário de campo) 4 – Variedade de abordagens e métodos na pesquisa qualitativa 4.1 - Ponto de partida: pontos de vistas subjetivos 4.2 – Elaboração e o curso das interações 4.3 – Reconstruir as estruturas do campo social e significado das práticas

5 Fases da história da Pesquisa qualitativa 1 – Alemanha: Primeiros Estudos: fim do Séc. XIX. Início do Séc. XX Fase da Importação: início da década de 70 Começo das discussões originais: fim da década de 70 Consolidação dos procedimentos :fim anos 80 e inicio 90 Prática da pesquisa. 2 – Estados Unidos Período tradicional : 1900/1940 Fase modernista; 1945/1970 Gêneros obscuros: meados anos 80 Crise de representação: meados da década de 80 Quinto momento: década 90 Sexto momento: Composição pós/experimental e Sétimo momento: O Futuro.

6 Pesquisa Qualitativa no final da modernidade 1- O retorno ao oral: teorias e estudos empírico na filosofia, lingüística,literatura, ciências sociais; 2 - O retorno ao particular: formulação de teorias e estudos empíricos em situações específicas; 3 – O retorno ao local: localiza os estudos sem pretensão de universalizar os resultados; 4 – O retorno ao oportuno: desenvolver e interpretar estudos dentro de contextos temporais ou históricos

7 Posturas teóricas 1 – Interacionismo simbólico( significados subjetivos atribuídos pelos indivíduos – teoria e método pragmático. Escola de Chicago) 2 – Etnometodologia. (Pessoas produzem a realidade social no processo interativo e através deste – a realidade cotidiana Garfinkel) 3 – Posturas estruturalista ou psicanalista. (junção de experiências e de atividade – ações dos indivíduos e estruturas profundas: geradoras de atividades)

8 Posturas teóricas na pesquisa qualitativa P. V. Sujeito Elab. Real. Social Comp. Cult. Real. Soc. Teoria tradic. Interacionismo Etnometodologia Estruturalismo Simbólico Psicanálise Avanços C.Soc. Interacionismo Estudo sobre Pós-Estrut. Interpretativo Trabalho Avanços Psicol. Progra.Pesqui. Psicologia Represent. Social Teorias subje Aspectos Comuns Verstehen como principio epistemológico Reconstrução de casos como ponto de partida Construção da realidade como base Texto como material empírico.

9 Questões de base da pesqusia qualitativa a) Como é possível entender o processo de construção da realidade social não apenas no fenômeno em estudo, mas também no processo de estudá-lo? b) Como a realidade social é representada ou produzida no caso (re) construído para fins investigativos? c) Qual a relação entre texto e realidade?

10 Texto e realidade: Finalidades a) Representam os dados essenciais das bases das descobertas; b) Base da interpretação; c) Meio central para a apresentação e comunicação das descobertas. - O texto como concepção do mundo: 1 – Construções sociais 2 – Concepção do mundo no texto: mimese 3 – A mimese na relação entre a biografia e a narrativa

11 Plano de Pesquisa: processo e teoria 1 – Não pode eleger métodos em relação a outros. 2- Pesquisa qualitativa não se opõe a quantitativa 3 – Abrange uma compreensão específica da relação entre o assunto e o método. 4 – Cada etapa pode ser tomada e considerada uma após a outra e separadamente 5 – Há uma interdependência mútua das partes isoladas do processo que merece atenção 6 – Linearidade e a circularidade do processo 7 – As teorias no processo de pesquisa como versão do mundo

12 Questões de Pesquisa 1 - A formulação da questão ou questões de pesquisa 2 – Clareza conceitual e operacional 3 – Métodos relacionados as questões de pesquisa 4 – Tipos de questões de pesquisa: a) Relativos ao estado: que tipos, quantas vezes ocorreu, causas, estratégias e como se mantém (estrutura) b) Relativos aos processos: como se desenvolve e se modifica( causas, processos, consequencias,estratégias). 5 – Questão de pesquisa: define o método, os dados empíricos, as técnicas etc.

13 Os trabalhos de Campo 1 – O acesso aos indivíduos e aos dados – problemas e dilemas. a) – Aproximação e afastamento b) – Observação e a participação - Escola de Chicago, Sociologia Existencial, Etnometodologia. c) Papeis dos membros: periférico, ativo, completo d) Papeis públicos e secretos e) Estranheza e familiaridade – as formas culturais dos grupos.

14 Estratégia de Amostragem 1 – Coleta, Tratamento, Análise e Interpretação. 1- Amostragem de casos (que pessoas selecionar) - 2 - Amostragem dos grupos ( quais os grupos de amostragem de casos) 3 – Amostragem das entrevistas ( quais selecionar ) 4 – Amostragem do material 5 – Amostragem da apresentação ou descobertas - Amostragem teórica 1- A teoria partindo da observação empírica. 2 – Seleção da amostra no processo. 3 – Saturação teórica da amostra

15 Entrevistas Semi-Estrutuadas 1 – Observação : Estados Unidos 2 - Entrevista aberta:região de língua alemã e áreas anglo-saxônicas. 3 – Entrevistas semi-estruturada: interesses genéricos. Tipos: a) Focal: (ver o impacto de certo “estímulo”). - não direcionamento, a especificidade, o espectro, profundidade e o contexto pessoal revelado pelo entrevistado. b) Surgimento de novos tópicos relativos a pesquisa na entrevista c) Problema na condução da entrevista: competência do entrevistador. (necessidade treinamento/experiência)

16 O Orientação das entrevistas semipadronizadas - Questões abertas e questões confrontativas; Questões controladas pela teoria e direcionadas as hipóteses Questões confrontativas -Entrevista centralizada no problema a) Entrevista qualitativa, método biográfico,análise de caso, discussão em grupo. - Entrevista com especialistas - Entrevista Etnográfica

17 As narrativas como dados Permite melhor captar o mundo subjetivo do entrevistado Questões narrativa – controladas segundo as questões da pesquisa e a hipótese. Historias de vida narradas deve levar a uma teoria geral dos processos biográficos Entrevistas episódicas: Narrativas episódicas e semânticas. Episódicas: organização que se aproxima mais das experiências Conhecimento semânticos: suposições e relações abstraídas destas e generalizadas.

18 Entrevistas e discussões tipo grupo de foco Entrevista de Grupo: Discussão em Grupo Grupos homogêneos e heterogêneos Grupos homogêneos: devem apresentar diferenças nas características de relevância à questão de pesquisa Grupos heterogêneos: diferenças nas características sobre a questão da pesquisa O papel do moderador: direcionamento formal, direção do tópico, direção da dinâmica. Grupos de Focos Narrativas Conjuntas Limitações do Método Finalidade Maior: Construção Coletiva da Realidade

19 Dados Verbais Diferentes estratégias para entender a abertura em relação ao objeto em estudo e as visão do entrevistado, do narrador ou do participante nas discussões e estruturação da coleta de dados Abertura e Estruturação: métodos específicos/diferentes Abertura: Para as visões subjetivas dos entrevistados Estruturação:Garantir nível de profundidade no tratamento do assunto capaz de responder as questões

20 Pontos de referências 1) Comparação das abordagens com base em critérios: Justaposição das muitas formas de entrevistas semi- estruturadas e métodos narrativos e de grupo. 2) Seleção do método e controle de sua aplicação: Acolhe de forma adequada o método de aplicação, pois nem todo método é apropriado a questão de pesquisa e nem todo método serve para determinados entrevistados. Observar a relação entre método, sujeito e assunto. Observar até que ponto o sujeito e o método se combinam. Observar necessidade de mudar o método.

21 Pontos de referências 3) Apropriabilidade do método para o assunto - Método/s ser selecionado/s e avaliado/s segundo sua apropriabilidade ao sujeito do estudo. - Método pode ser selecionado após um estudo exploratório sobre o melhor método a ser utilizado. ( o objeto da pesquisa é a descoberta do melhor método). 4) Ajuste do método no processo de pesquisa: Verificar se o método ajusta-se ao procedimento para interpretá- lo.

22 Observação, etnografia e métodos para dados visuais Papel do observador: crucial na história da pesquisa qualitativa Observação de segunda mão: uso de fotografia, filmes e vídeo Observação: Percepção visual, audição, no tato, no olfato. a) Secreta X pública b) participante X não participante c) Sistemática X não sistemática d) Naturais X artificiais. Auto-observaçãoX observar os outros. - Participante completo, participante observador, observador participante e observador completo.

23 Etnografia e Fotografia como instrumento e objeto de pesquisa A observação e a participação entrelaçam-se a outros procedimento. O etnógrafo participa publica e secretamente da vida diárias das pessoas. Aspecto da pesquisa etnográfica: subordinada a questão da pesquisa. Métodos subordinam-se a prática e a questão de como relatar as descobertas em campo. Fotografias, filmes e vídeos: fontes de dados Fotografias como dados por si mesmos Pano de fundo teórico do uso: modelos estruturalistas, hermenêutica objetiva ou interacionista simbólica. Análise de filmes como instrumentos de pesquisa : leitura realista e as subversirvas

24


Carregar ppt "Pesquisa Qualitativa: Uwe Flinck a) Aspectos Essenciais da Pesquisa Qualitativa 1 – Escolha Correta do Método e Teoria; 2 – Reconhecimento e análise de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google