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A IMPRENSA E O PROCESSO ELEITORAL. INTRODUÇÃO I Nova realidade: as redes sociais – Cartilhas partidárias.

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1 A IMPRENSA E O PROCESSO ELEITORAL

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3 INTRODUÇÃO I Nova realidade: as redes sociais – Cartilhas partidárias

4 A IMPRENSA E O PROCESSO ELEITORAL Redução do prazo da propaganda no rádio e TV - 26-8 a 29-9 (1 T))-35 D - 5-10 a 29-10 (2 T) Redução do tempo da propaganda no rádio e TV Proibição doações pessoas jurídicas Fiscalização do Caixa 2: os desafios

5 A IMPRENSA E O PROCESSO ELEITORAL Prestação de contas candidatos e partidos: Internet – on line Imprensa: - mais profissional - mais imparcial - maior fiscalização

6 A IMPRENSA E O PROCESSO ELEITORAL - Limite Gastos de Campanha - Divulgação pela Justiça Eleitoral até 20-7 - Redução Propaganda Rádio e TV A REFORMA ELEITORAL – LEI 13.165-29-9-2015 2º Turno: 2 x 20 até domingos Rádio 7h - 12h TV 13h – 20h30 1º Turno: 2 Espaços - Blocos 2 x 10’ – segunda a sábado – Inserções comerciais - semana toda Rádio 7 h – 7h10 12 h –12h10 TV 13h – 13h10 20h30 - 20h40

7 A IMPRENSA E O PROCESSO ELEITORAL Inserções Comerciais 70 minutos diários Rádio e TV 30 a 60” segunda a domingo 60% Prefeitos 40% Vereadores - + 70 minutos partidos e coligações Fato novo: maior valorização das inserções

8 A IMPRENSA E O PROCESSO ELEITORAL O PODER DAS REDES SOCIAIS Fonte: Teleco Abr/15Dez/15Mar/16Abr/16 Celulares283.538.009257.814.274257.810.656256.429.095 Pré-pago75,28%71,58%71,41%71,13% Densidade*138,95125,67125,42124,66 Crescimento Mês 118.212-11.796.991-252.121-1.381.561 0,04%-4,4%-0,10%-0,54% Crescimento Ano 2.809.213-22.914.522-3.618-1.385.179 1,0%-8,2%-0,001%-0,5% Celulares – abril 2016

9 A IMPRENSA E O PROCESSO ELEITORAL O PODER DAS REDES SOCIAIS Fonte: Teleco Abr/15Dez/15Mar/16Abr/16 Telefones Fixos em Serviço 44.955.96643.677.14143.205.77742.443.412 Densidade* 22,021,321,020,6 Crescimento Mês -6.305-160.813-170.609-762.365 0,0%-0,4% -1,8% Crescimento Ano -45.941-1.324.766-471.364-1.233.729 -0,1%-2,9%-1,1%-2,8% Crescimento em 1 ano -120.509-1.324.766-1.756.494-2.512.554 -0,3%-2,9%-3,9%-5,6% Telefonia fixa – abril 2016

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14 REDES: POTENCIAL Cabo eleitoral: ativismo digital Via de mão dupla: candidatos - partidos – eleitores Riscos: Vídeos consomem créditos (perdas) Exposição Exposição Baixarias, ataques e crimes contra honra-resposta Baixarias, ataques e crimes contra honra-resposta Influência: Redes sociais (20%) Televisão (21%) Televisão (21%) Família e amigos (25%) Família e amigos (25%)

15 A IMPRENSA E O PROCESSO ELEITORAL A REFORMA Redução tempo e prazo: consolida “status”, “recall” Impede novas lideranças e renovação política Reduz custos milionários campanhas: corrupção e caixa 2

16 A IMPRENSA E O PROCESSO ELEITORAL - Cláusula barreira - Proibição coligações - Veto a parlamentar no Executivo - Adoção Voto Distrital - Fidelidade partidária Reforma Urgente:

17 A IMPRENSA E O PROCESSO ELEITORAL Obrigado! e-mail: moacir.pereira@gruporbs.com.br moacirp@intercorp.com.br facebook:facebook.com/blogdomoacir facebook.com/moacir.pereira blog: www.diario.com.br/moacir twitter: @moapereira


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